Foto: Curso SpeedMaster: por enquanto s¢ esportivas

Curso, capacetes, vítima, alforjes, preconceito etc

Foto: Curso SpeedMaster: por enquanto s¢ esportivas

Foto: Curso SpeedMaster: por enquanto s¢ esportivas

O curso SpeedMaster de pilotagem ‚ exclusivo para motocicletas esportivas?. Se eu me aventurar a adquirir uma on-off (digamos uma tornado, ou Sahara, ou at‚ mesmo uma falcon), ter  algum proveito fazer o curso? As t‚cnicas de pilotagem se estendem para on-off, ou apenas para ruas e estradas pavimentadas? Os m‚todos de “raspa-pedaleiras” tamb‚m podem ser aplicados para modelos on-off, a fim de conseguir maior seguran‡a em curvas?
Franco – Vit¢ria, ES

R: Por enquanto o curso SpeedMaster ‚ voltado s¢ para motos esportivas, mas em breve abriremos a op‡Æo para todas as motos. Nem tente raspar as pedaleiras no asfalto com esse tipo de moto para nÆo acabar raspando tamb‚m o cotovelo, joelho, bunda etc. Ali s, o pr¢ximo curso SpeedMaster est  marcado para os dias 19 e 20 de janeiro. Acesse o link l  embaixo pra saber mais.

Capacetes
Revejam os v¡deos da £ltima corrida de SÆo Silvestre e respondam se os motociclistas policiais que acompanham os l¡deres estÆo de acordo com a nova lei? NÆo. Eles pilotam suas motos com a viseira levantada! Estariam fora da lei mas, nÆo errados. Quem nÆo anda de moto desconhece o desconforto (e o risco conseqente) de andar com a viseira abaixada a menos de 20km/h com o calor do nosso verÆo. Pela l¢gica os corredores da S. Silvestre terÆo de correr com viseira, ou serÆo multados.
Alexandre – Rio de Janeiro, RJ
Gostaria de saber se vocˆs j  perceberam que os adesivos refletivos de uso obrigat¢rio nos capacetes nÆo serve para nada. Se estivermos trafegando … noite com os far¢is baixos ligados, o facho de luz nÆo atinge o capacete e durante o dia os adesivos nÆo brilham com o sol. Se esses imbecis estÆo preocupados com a seguran‡a do motociclista porque nÆo tornaram obrigat¢rio o uso de refletivos nas motos, como se faz nos Estados Unidos. E o selo do INMETRO, que piada.
fernando – curitiba
Tite, Agrade‡a aos nossos burocratas de Bras¡lia pela cria‡Æo de mais uma modalidade de roubo: agora os lar pios estÆo tirando os selos do Inmetro dos capacetes presos nas motocicletas estacionadas! Um amigo meu teve que comprar um capacete novo pois ele foi v¡tima da ast£cia de um mÆo-leve. Pequeno detalhe: a loja de capacetes estava lotada! Parece que a nova Resolu‡Æo est  surtindo efeito! àtimo 2008 a todos!
M rcio – Rio de Janeiro,RJ

R: Essa questÆo do capacete est  maior zona, como tudo em Lisarb. At‚ o Inmetro ‚ contra a resolu‡Æo 203 e nas lojas especializadas os vendedores estÆo ganhando grana vendendo capacetes de R$ 40 s¢ para retirar o selo e colar num produto mais caro! Cada dia tenho mais nojo dessa esc¢ria pol¡tica e burocrata que legisla sobre o trƒnsito.

V¡tima
Tite, ‚ com profundo pesar que informo que na noite do dia 02/01 tive uma arma apontada para minha noiva e para mim, num assalto que resultou em andar a p‚ a partir de agora. Apesar do alarme e do grande esfor‡o das pol¡cias civil e militar, minha querida XR 200R ainda nÆo foi encontrada. Desejo que nenhum de vcs motonliners passe por isso, a pior experiˆncia que tive em minha vida. Abra‡o a todos e um 2008 melhor que o meu.
Tiago – Foz do Igua‡u – PR

Alforjes
Oi! Em rela‡Æo a nova lei sobre os motociclistas, existe algo delimitando o uso de alforjes (malas de couro) usadas nas laterais da moto? A minha ‚ custom e al‚m da mala traseira tenho os alforges do lado. Ouvi algo rapidamente na tv a respeito mas nÆo consegui seguir a resportagem por interiro. Vcs sabem de algo?
antonio – sÆo paulo – SP

R: Por enquanto nÆo h  nada a esse respeito.

Preconceito
Tite, escrevo para compactuar com o leitor Vinicio de MG. Esta cada vez mais dificil a vido dos motociclista! No meu caso agora sou barrado na entrado do condominio de uma amiga e somente posso entrar se estiver sem o capacete. Ai perguntei: “se acontecer um acidente dentro do condominio e eu morrer por nÆo estar como o capacete a responsabilidade ‚ de voces?” Ninguem sabia responder, mas tive de entrar sem capacete senÆo o seguran‡a armado nao me deixaria entrar. O preconceito esta nos cercando e nÆo sei como faremos para nos defender. Ser  que um mandato de seguran‡a ajudaria? Se for desse jeito vou ter de entrar com um todo dia…
Alexandre – Campinas, SP

R: Pois ‚, Penna, pior ‚ em SP virou moda fazer arrastÆo com motos. Pode esperar mais preconceito ainda.

Carenagem
gostaria que vocˆs me tirassem uma duvida que vi numa reportagem na tv, e verdade que a moto com carenagem tende a ter mais defeitos no motor devido ao superaquecimento,e se eu incluir numa moto carenagem isso pode acarretar algum problema mais tarde exemplo a fazer 250 se eu colocar carenagem, a moto sem carenagem tem vida util maior?
charliston – governador valadares – mg

R: Se a carenagem foi projetada corretamente nÆo h  problema.

Teste
Tite, Gostaria de pedir a o Sr, que fizesse um teste com as novas yamahas TT-R 125 comparando com a atual XTZ 125 E. T mbem gostaria muito que o Sr fizesse um teste na XTZ 125 X ‘Motard’. Pe‡o isso ao Sr como presente de Natal.
Diego – Santo Antonio de Jesus – BA

R: O comparativo entre XTZ 125 e TT 125 nÆo faz sentido porque a TT ‚ uma cross destinada …s crian‡as. A Motard eu j  pedi pra Yamaha e estou esperando.

Troca
Tite, possuo uma XR Tornado e pretendo trocar por uma Falcon. O motivo ‚ ter uma moto com motor mais forte. J  perguntei para v rias pessoas e as respostas foram muito variadas. Uns disseram que nÆo tem muita difern‡a em termos de motor, outros disseram que a Falcon tem bom torque, portanto o motor tem mais for‡a. Na minha opiniÆo a Tornado sofre (quando tem garupa) para enfrentar uma subida bem ¡ngreme. Antes de trocar a moto gostaria de saber a sua opuiniÆo. O que vocˆ achou da NX Falcom em termos de motor? No que diz respeito a conforto, todos elogiaram.
Christian – S.J. Campos

R: Em termos de desempenho nÆo ser  um avan‡o tÆo grande, mas em termos de conforto ser  um grande passo para preservar sua coluna!

Pesquisa
Sou o Caˆ, administrador do Portal www.falcononline.com.br, venho atrav‚s deste pedir-lhes ajuda na divulga‡Æo de nossa pesquisa com intuito de tornar um projeto de lei que aborda como tema Guard Rails – Seguran‡a para Carros, Morte para Motociclistas. Est  disponivel com apoia de nossos amigos no site Moto Seguran‡a. http://www.motoseguranca.com.br/guard.html
Caˆ – SÆo Paulo – SP

Farol
Tite. Sou leitor de seu site j  faz v rios meses e s¢ agora resolvi escrever uma mensagem. S¢ queria dizer que ‚ SHOW tudo no motonline. E para nÆo perder a viagem, uma pequena d£vida. Sempre ouvi dizer que ao se dar partida na moto sempre desligar o botÆo do farol antes, isto porque existe a possibilidade de uma eleva‡Æo da tensÆo e o mesmo queimar. Isto realmente pode acontecer ou ‚ papo de mecanico de quintal? No caso possuo ambas os tipos de motos, de pedal e partida el‚trica.
Felipe – Belo Horizonte – MG

R: Se for moto velha, com partida el‚trica, ‚ melhor desligar o farol. Nas motos modernas nÆo ‚ necess rio porque um sensor corta a corrente do farol automaticamente.