Publicidade
Foto: Jordi Pauscet observa Valter Fernandes durante uma das s‚ries

Foto: Jordi Pauscet observa Valter Fernandes durante uma das s‚ries

Cl¡nica ministrada pelo piloto espanhol, campeÆo europeu de trial, neste £ltimo fim de semana em Itapecerica da Serra/SP foi muito elogiada pelo pilotos da modalidade.

Nem a fina garoa que caiu em alguns per¡odos no fim de semana passado (29 e 30/10) em Itapecerica da Serra/SP, durante a Cl¡nica de Trial ministrada por Jordi Pascuet, fez o ƒnimo dos participantes diminuir. O local escolhido foi extremamente adequado, segundo o pr¢prio campeÆo europeu afirmou. Al‚m de contar com terreno e pedras de v rios tipos, apresentou a dificuldade extra criada pelo piso escorregadio, obrigando a todos a utilizar o acelerador com muita precisÆo para nÆo perder tra‡Æo na roda traseira.

A oportunidade ¡mpar de contar com a orienta‡Æo de um dos melhores pilotos do mundo na modalidade trial fez com que os brasileiros estivessem, segundo a segundo, ligados a cada palavra e movimento do piloto oficial da Equipe Gas Gas. Segundo a opiniÆo unƒnime dos participantes, o resultado foi uma melhora, a olhos vistos, na t‚cnica de pilotagem. O piloto japonˆs Ken Yonezawa, 44 anos, declara: “ incr¡vel a t‚cnica do Jordi. Tudo parece f cil”. Paulo Eduardo L. Martini, 16 anos, tamb‚m ficou muito satisfeito com a cl¡nica: “Com as dicas que ouvi, fico at‚ mais animado para a pr¢xima etapa do Campeonato Brasileiro de Trial”, afirma.

Publicidade

Outro piloto que aproveitou muito a cl¡nica foi o paulista Valter Fernandes, 23 anos, uma das revela‡äes do trial nacional. Com apenas um ano e meio de pr tica do esporte com moto, recebeu importantes orienta‡äes do piloto espanhol. “Minha evolu‡Æo no esporte est  dividida entre antes e p¢s-cl¡nica. Agora sei com exatidÆo onde estÆo meus pontos fracos e o que devo fazer para super -los”, destacou empolgado.

Jordi Pascuet, que pertence ao seleto grupo dos dez melhores pilotos de trial do mundo (Top Ten 2005) aprovou o local escolhido e tamb‚m se disse satisfeito com o ambiente do trial brasileiro. “Estoy muy contento de haver visto el ambiente del trial brasile¤o. Vi que los pilotos tienen muchas ganas de hacer el trial. Espero que mi presencia en Brasil haya sido positiva para motivar a£n m s a los pilotos. Hay mucho que “trabajar” y les recomiendo entrenar, entrenar y entrenar. Hago estas cl¡nicas en Europa y se nota que el nivel mejora, lo que est  muy bien para el trial de Brasil. Seguro volver‚ siempre que pueda”, declara o piloto que embarca hoje para Espanha.

Fredy Tejada, diretor da GAS GAS do Brasil, idealizador da cl¡nica e respons vel pela vinda do piloto espanhol, declarou: “Tudo saiu perfeito. As exibi‡äes do SalÆo Internacional Duas Rodas, a cl¡nica de trial e at‚ mesmo a cobertura desses eventos pela m¡dia superou nossas expectativas. Quem ganha com tudo isso ‚ o esporte. O melhor n¡vel t‚cnico dos pilotos mostra at‚ que ponto pode chegar o dom¡nio da motocicleta. Isso ‚ importante para a modalidade que est  expandindo suas fronteiras”.

Segundo ele, a inten‡Æo ‚ sair do eixo SÆo Paulo/Minas Gerais para aumentar o n£mero de praticantes. Outros pa¡ses menores da Am‚rica Latina, como Col“mbia e Venezuela, com um motociclismo menos expressivo do que o brasileiro, tem o trial mais desenvolvido e sendo praticado em v rias cidades, com mais adeptos e competi‡äes. Tejada cita ainda, que embora nÆo seja praticado na Argentina, ocorreu naquele pa¡s uma etapa do Campeonato Mundial de Trial Indoor no in¡cio desta temporada que mostrou que o trial vem expandido suas fronteiras. “A experiˆncia nestes anos de luta pela difusÆo do trial nos faz pressentir que ‚ chegado o momento de expansÆo da modalidade. Estamos e continuaremos na batalha, prova disto, ‚ a etapa do mundial indoor de trial que prevˆ a inclusÆo do Brasil e Argentina na temporada 2006”, revela com entusiasmo de quem est  h  20 anos nesta trajet¢ria.

Publicidade

O pr¢ximo evento em SÆo Paulo ser  a 2¦ Etapa do Campeonato Paulista de Trial com previsÆo de realiza‡Æo para novembro. O campeonato est  aberto a trˆs categorias: A (pilotos experientes), B (pilotos iniciantes) e Infantil. Mais informa‡äes podem ser adquiridas atrav‚s do e-mail [email protected]