Publicidade

Ola gostaria de saber onde tem cursos de retifica de motores. Se voces souberem ficarei muito grato.
Obrigado.

Marcus Vinícius

Motor Suzuki retificado

Motor Suzuki retificado, pronto para montar na moto

Olá Marcus,
O serviço de retífica de motores segue a norma fornecida por cada fabricante. Um exemplo é a operação de se colocar um pistão maior para se cobrir um desgaste excessivo do pistão original que tenha também desgastado o cilindro. Essa operação devolve as medidas originais de folga entre os anéis, pistão e camisa para que o funcionamento volte a ser normal.
Essas folgas são especificadas pelos fabricantes que produzem os pistões sobremedida, em valores que superam o diâmetro da peça standard.
Na parte de baixo do motor o virabrequim varia bastante de construção. Há os roletados em que simplesmente se substitui os componentes e os com mancais e bronzinas que devem ser ajustados e eventualmentes retificados os mancais para nova montagem, com bronzinas mais espessas.
Em todos os casos se seguem especificações dos fabricantes, então para cada marca há um tipo de treinamento especial para sua equipe de serviço no pós venda. Não há um curso genérico – que possa cobrir o universo inteiro de motores. Cada caso é um caso e os fabricantes determinam os métodos e fornecem as peças de reposição para cada caso.

Publicidade

Cada fabricante fornece uma série cursos específicos de treinamento para seus mecânicos em cada tipo de moto. São apenas às concessionárias que mandam rotineiramente seus colaboradores para reciclarem nos novos métodos e novos modelos.

Abraços,
Bitenca