Publicidade

Fala Tite! blz? ae senti que pintou um clima entre vc e nosso amigo Paulo de Marab . rs oque ‚ isso companheiro? em rel‡Æo ao que vc falou pra nossa amiga Jujubinha sobre o curso curso SpeedMaster de pilotagem que poder  ser em Itu ae ‚ bem pertinho de pira, depende as condi‡äes pra fazer o curso eu sou um candidato viu. ja fiz um curso pela honda em Indaiatuba, mais nem se compara com esse curso seu, e vc conhece o centro de treinamento de l ?
William – Piracicaba SP
Willy, nÆo s¢ conhe‡o o Centro de Pilotagem da Honda, como sou formado l ! A proposta ‚ bem diferente. O curso da Honda seria uma p¢s-gradua‡Æo da moto-escola. O SpeedMaster ‚ o PHD com MBA. Pra vc s¢ falta esse £ltimo est gio!

TW
Dae Tite, leio todas suas notÇcias praticamente todos os dias, li a matǸria do contra esterÇõo e estou tentando praticar devagar (olha esse video e analisa se o piloto usa a tǸcnica do contra esterÇõ), e qeria saber se tem alguma matǸria sobre a TW, cuja moto eu tenho e naum acredito no q muitos dizem que colocam facilmente 150 numa twister (150 eu coloco descendo a serra gaǧcha).
Israel – Novo Hamburgo – RS
Cara, que teclado estranho ‚ esse que vc usa? O link do v¡deo veio quebrado. O teste da Twister est  junto com o da Tornado. Veja na se‡Æo “lan‡amentos”.

TDM
para o Itamar – sÆo gon‡alo-rj que tem uma TDM e XT 225 tamb‚m, eu tenho uma TDM 225 e as vezes a moto apresentava engasgos e s£bitas faltas de potˆncia, achei que era carburador e outros, enfim alimenta‡Æo, mas o real problema era o escapamento! Essas motos quando come‡am a apodrecer o escape soltam a l  de vidro de dentro e em alguns regimes de rota‡Æo a l  entope a sa¡da e quando se tira a mÆo do acelerador ocorre o refluxo e entÆo a l  volta pra dentro, entÆo procure ver o seu escape.
klebiano – po‡os de caldas, MG
Valeu, Klebiano, essa do escape ‚ novidade pra mim. Lembran‡as …s noivas!

Meia
Tite, minha mulher est  p# da vida comigo; furtei a meia cal‡a dela e fiz um filtro pra minha tenere, porque esses do paralelo deixam a moto sufocada e o original ‚ caro. Alguma contra indica‡Æo?
sergio – sÆo paulo
Cada maluco! Bom, depende, se a meia-cal‡a for Trifil, nÆo pega nada, mas se for dessas marcas fajutas de camel“, ‚ melhor deixar de ser pÆo duro e comprar o filtro original porque sai mais barato do que um div¢rcio!

Publicidade

SM
Tite, obrigado pela dica do ¢leo, agora uma outra d£vida, transformar minha Tornado em Super Motard traria algum benef¡cio ou malef¡cio com rela‡Æo a conforto ou seguran‡a? Ou a mudan‡a seria s¢ no visual? S¢ ando na cidade. Quem aqui em Sampa poderia fazer esta transforma‡Æo?
Jefferson – SÆo Paulo, SP
Jeff, vc j  imaginou o quanto de engenharia tem envolvida na constru‡Æo de uma moto? Pense em conceitos como c ster, trail, momento de frenagem, per¡metros, centro de gravidade, deslocamentos de massa, distribui‡Æo de peso, acelera‡Æo positiva e negativa, etc etc. A¡ algu‚m decide trocar as rodas, rebaixar, mudar o pneu, per¡metros, etc. Qual a chance que vc acha de essa mudan‡a resultar em algo tÆo bom quanto o projeto original? J  pilotei duas Supermotard originais: uma Gas-Gas e uma KTM. Ambas eram deliciosas. Mas quando pilotei uma DR 650 e uma Falcon transformadas me senti como se tivesse usando patins inline em um piso de ard¢sia ensaboado. NÆo senti a menor seguran‡a. Nunca pilotei uma Tornado transformada em SM, mas se vc quiser saber mais, fale com meus amigos Leandro, Nenˆ e Miguel, no www.panades.com.br, que fizeram umas Tornados bacanas e os caras sÆo bÆo no assunto.

Corrente
Gostaria de saber se ‚ necess rio algum tipo de lubrificante espec¡fico para correntes do tipo oring, ou pode ser utilizado qualquer um?
Ed – Aracaju/SE
Qualquer um, nÆo! Vc tem de levar em conta o tipo de terreno, clima e quanto roda com a moto. Existem lubrificantes espec¡ficos para corrente com Oring em spray, … base de grafite. Graxa tamb‚m ‚ indicada. Na minha moto, dependendo da situa‡Æo, uso ¢leo em spray ou o velho, barato e recicl vel ¢leo queimado! Eu mesmo troco o ¢leo da minha moto e guardo um pouco do ¢leo v‚io para esse fim. S¢ que faz uma sujeira da grossa.

PaizÆo
Tite, parab‚ns pelo site, est  show! Vou comprar uma moto (custom) pro meu filho, pesquisei no site e vi as mat‚rias sobre a DragStar 600 x Shadow 750 e da M800 tb, mas, considerando que ele utilizar  muito na cidade (que demanda curvas e paradas) al‚m das viagens e que nÆo tem l  tanta experiˆncia e grana, qual vc aconselha? Sei que nÆo gosta dessa pressÆo, mas ‚ por uma boa causa.
Paulo – Rio de Janeiro/RJ
Paulo, vc nÆo quer me adotar como filho? Os pesos sÆo equivalentes, assim como a dificuldade (ou facilidade) de pilotar. A melhor rela‡Æo custo-benef¡cio ‚ da Dragstar, mas tenho ouvido freqentes reclama‡äes sobre a vibra‡Æo e pouco rendimento. Das que sobraram, a Boulevard ‚ o bixo e ele vai arrasar com a mulherada! Se eu tivesse 22 anos com uma Boulevard no Rio, ai, ai! (Depois fala pro J£nior me pagar um frango mango chuttney e uma sangria no pub Lord Jim!).

Espuma
Estou procurando a espuma do banco para minha moto KDX-200, vocˆs podem me ajudar?
Fabio – Formiga, MG
Ih, FabiÆo, nÆo sei, mas algum motonliner vai ler e dar a receita!

Publicidade

Folgados
Tite,me tira uma duvida aqui.Sempre soube que nas vias p£blicas,as motos devem ocupar o mesmo espa‡o que seria ocupado por um carro na faixa de rolamento.O uso dos corredores ‚ exce‡Æo em fun‡Æo da agilidade e dimensäes de uma motocicleta.Por que diabos entÆo tem uns caras que insistem em andar sobre a linha tracejada quando nÆo tem transito,conseguindo assim atrapalhar 2 faixas de rolamento ao mesmo tempo? NÆo vale responder simplesmente “coisas de Lisarb”. Abs.
Jos‚ – Barueri – SP
Z‚, ‚ porque tem uns folgados que devem ter pago dois IPVA por ano e tˆm direito a ocupar o espa‡o de duas motos, dois carros, dois “nibus, dois caminhäes etc.

Strada
Tite, minha Strada esta com um barulhinho no motor, coisa pouca, mais precisamente v vula desregulada. Isso ‚ prejudicial ao motor? Devo mandar regular logo?Ou nÆo preciso me preocupar tanto?Abra‡o!
Jaime – Fortaleza – Cear 
P“ brodi, tenho uma strada 97 (comprei usada). Ela sempre rodou razoalvelmente bem mas, meio que de repente, eu notei uma instabilidade na dianteira (a roda fica “tremendo”)em trechos retos e planos (sem buracos) e at‚ mesmo em baixas velocidades. Os pneus estÆo bons, na especifica‡Æo correta e nÆo tive nenhum problema recente com a moto (batida em buracos, etc). Apenas notei um pequeno ruido no freio dianteiro. Qual pode ser o problema? (ps.: Ultima calibra‡Æo 30-30)
Bruno – Florian¢polis/SC
Jaime, sim, leve logo sua Strada … oficina pra acertar as v lvulas antes que seja tarde. Bruno, essa pressÆo (30-30) acho que est  errada, veja o Manual da moto. Em todo caso, a estrada tem roda de liga leve, que exige um balanceamento criterioso. D  uma olhada nisso. E se vcs quiserem comprar uma revista com o teste da Strada (comparativo com a Intruder 250) escrevam pra [[email protected]].