Publicidade

Gostaria de saber onde eu consigo fazer um curso de reparo de motos e se fica caro montar uma oficina e que tipo de equipamento preciso para abrir uma.
Jos‚ Luiz Ricardo
SÆo Bernardo do Campo, SP
O Senai realiza cursos regulares de mecƒnica de moto, consulte o site www.sp.senai.br. Quanto aos custos ‚ dif¡cil calcular porque existem muitas vari veis.

Pesos
O que significa “pesos em ordems de marcha”?  diferente do peso com a moto parada?  que que nas revistas, em dados t‚cnicos, as vezes se vˆ pesos em ordem de marcha, peso as seco (sem ¢leo, sem o quˆ mais?), peso.
Oslnildo Ramos Reis
Brusque-SC
Existem duas medi‡äes padräes. Peso seco ‚ medido sem combust¡vel, ¢leo e outros fluidos. Peso em ordem de marcha, apesar do nome, ‚ medido com a moto parada, mas abastecida de gasolina e ¢leo.

Concession rio
Lendo a mat‚ria sobre a Honda CBR 600RR notei que vocˆ falou em um n£mero de 600 concession rias para atendimento da marca Honda. Bem, eu acho que “tudo isso” ‚ mera quantidade e nÆo qualidade. Possuo uma Kawasaki ZX-11 e uma Honda BIZ para andar na cidade e quando fui … concession ria (numas das 600 que a Honda possui) notei uma p‚ssima qualidade de seus mecƒnicos. Imagine seu eu tivesse uma 600RR e tivesse que deix -la l .
Vinicius Oenning
Curitiba – PR
Vin¡cius, seu depoimento nÆo tem muita serventia se nÆo informar qual a concession ria e que tipo de atendimento recebeu.

Cilindrada?
Gostaria que me informasse o que sÆo cilindradas e a que se refere.
Ubiramar de Sousa Passos Junior
Teresina, PI
Bira, sua pergunta ‚ muito boa porque permite corrigir um erro bastante comum. A rigor, “cilindrada” ‚ o ato de bater com o cilindro em alguma coisa. Na verdade esta palavra expressa um conceito errado, mas muito difundido. O que chamam de “cilindrada” na realidade ‚ a capacidade volum‚trica de um motor, expressa normalmente em cent¡metros c£bicos. Significa a soma da  rea de deslocamento do pistÆo dentro de cada cilindro. Ou seja, se um motor desloca 598 cm3, isso significa que sua capacidade volum‚trica ‚ de 598 cm3, mas muita gente diz “o motor tem 600 cilindradas”. No caso de motor com mais de um cilindro, a capacidade volum‚trica total ser  a soma de do deslocamento de cada cilindro. A “cilindrada” nada tem a ver com a potˆncia e ‚ apenas um dos fatores que vai determinar o desempenho do motor. Como vocˆ vˆ, ‚ um assunto complexo que merece uma mat‚ria especial no futuro.

Publicidade