Publicidade

Faça um passeio virtual pelas ruas do Principado de Mônaco, oito dias após a realização do GP de Mônaco de Fórmula 1, através desse vídeo gravado pelo motonliner Edgard Cotait no ano de 2011. A viagem pela Europa foi realizada por Edgard com uma XT 660R brasileira, acompanhado pelos também brasileiros Germano de Almeida (BMW GS 1200 ADV) e Ramon Ribeiro (BMW GS 1150)

Aproveite a oportunidade e conheça um pouco da história do Principado.

O Principado de Mônaco

O Principado de Mônaco  é uma cidade-estado situada no sul da França. junto à costa do Mar Mediterrâneo. Fundado em 1297 pela Família Grimaldi, que até hoje a governa. Mônaco fica a menos de 20 quilômetros ao Leste da Cidade de Nice, possuindo uma área total de 2,02 km², o que a torna a segunda menor Cidade-Estado do mundo, atrás apenas da cidade do Vaticano.  Tem como forma de governo uma monarquia constitucional cujo governante atual é Sua Alteza Albert II, príncipe do Mônaco.

Publicidade

A economia da cidade é baseada no turismo e por ser um paraíso fiscal, cujas baixíssimas taxas de impostos atraem grandes fortunas do mundo inteiro. É conhecida também por sediar uma das provas mais apaixonantes da Fórmula 1, o tradicional Grande Prêmio de Mônaco, cujo recordista de vitórias ainda é o nosso saudoso Ayrton Senna e também por manter o importante Museu Oceanográfico de Mônaco, que já foi dirigido por Jacques Cousteau..

Mônaco existe desde o Século II a.C., tendo sido, desde então, alvo de muitas guerras sangrentas por povos da idade-média que sempre cobiçaram aquele pedaço de terra por causa da sua saída estratégica para o mar. Durante a Revolução Francesa (1789-1799) o principado foi anexado pela França. Em 1815, no Congresso de Viena, Mônaco recuperou parcialmente sua independência após ser declarado território protetorado do Reino da Sardenha, e, em 1860, o tratado de Viena devolveu totalmente a soberania monegasca, que foi ratificada em 1861 pelo tratado Franco-Monegasco.

O príncipe-soberano Carlos III contribuiu com o progresso econômico do principado. Em 1863, foi aberto o primeiro cassino, e em 1866, o centro Monte-Carlo. Carlos III governou de 1856 a 1889 e seu filho Alberto I promulgou a primeira constituição política de Mônaco em 1911.

Em 1918, um tratado serviu para delimitar a proteção da França sobre o Mônaco. O tratado estabeleceu que a política monegasca estaria alinhada à da França, da mesma forma que os interesses militares e econômicos, bem como que, caso a família Grimaldi não continuasse a sua linhagem, o principado seria absorvido pela França. Em maio de 1993 o principado tornou-se membro oficial da Organização das Nações Unidas.

Publicidade

Em 2002, um novo tratado entre França e Mônaco especificou que, na ausência de herdeiros por parte da dinastia Grimaldi, o principado continuará como nação independente, em vez de ser convertido em território francês. A defesa militar do Mônaco, entretanto, continua como responsabilidade das Forças Armadas da França.

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.