curva-de-moto-pilotagem

Curva de moto à vista? Hora de explorar entrada e saída!

Você está rodando de moto com amigos e, de repente, uma sequência de pequenas curvas surge à sua frente. Como se comportar prestes a encarar esta ‘chicane’? Fique frio, a gente ajuda. Recentemente falamos aqui sobre como fazer curvas de moto, e passamos algumas dicas em vídeo, especialmente aos motociclistas iniciantes. Agora vamos um pouco além, com material mais técnico de como se comportar em uma curva e, para isso, mostramos como compreender seus três momentos: entrada, cabeça (meio) e saída.

Todo motociclista sabe como é bom encarar curvas em estradas. Mas é preciso contornar cada uma com responsabilidade. Neste vídeo de pilotagem de moto, compreendemos os três momentos de uma curva: entrada, cabeça e saída

Todo motociclista sabe como é bom encarar curvas em estradas. Mas é preciso contornar cada uma com responsabilidade. Neste vídeo de pilotagem de moto, compreendemos os três momentos de uma curva: entrada, cabeça e saída

Neste segundo vídeo, onde aprofundamos as dicas para fazer curvas de moto, vale a mesma regra do vídeo anterior: não tenha vergonha de dizer ‘eu não sei’ ou ‘eu tenho medo’. Ninguém nasce sabendo e é muito melhor você assumir sua condição momentânea de conhecimento superficial sobre o assunto do que sair por aí tentando raspar a pedaleira em curvas como se fosse um piloto de Superbike, colocando a sua vida – e a de outras pessoas – em condição de insegurança.

O vídeo é mais longo que o primeiro justamente por ser mais denso e bastante explicativo. Ao falar dos principais momentos de se fazer uma curva de moto (entrada, cabeça (meio) e saída), falamos sobre técnicas para aproveitar da melhor forma possível os espaços da pista de rolagem, bem como regras de contra-esterço e da linearidade da moto durante a manobra. Tudo isto, claro, com vistas à pilotagem defensiva, para uso em trechos urbanos e em rodovias. Lembre-se que, ao menos em vias abertas ao tráfego de outros veículos e pedestres, você é um motociclista e não um piloto de corrida.

Separador_motos



Carlos Amaral

Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral Motorcycle Training