Publicidade

grande mestre! tava eu navegando no IORGUT, na melhor comunidade (motonline) , quando me deparo com uma duvida sobre curvas, e a pergunta! pq eh mais facil fazer curvas pra esquerda do q pra direita? meu colega ( um professor maluko de f¡sica) disse q eh por causa do centro de gravidade da terra, q eh diferente no oriente e no ocidente, isso procede? eh verdade? ele eh maluko? existe vida em outro planeta?rsrs! dae tio jah consegue explicar? ah adquiri uma bros 150ES 0km q c acha?
Ismael – tijucas
Caro Tite, parab‚ns pelo site com mat‚rias e respostas imparciais. Ah se todos os ve¡culos de comunica‡Æo fossem no mundo iguais a vc, rs. E com minha experiˆncia, posso oferecer o t¡tulo de “melhor MARKETEIRO q muitos por a¡”. BÆo, seguinte: Ser  que esse papo de fazer curva nÆo tem a ver se a pessoa ‚ canhota ou destra? no skate ou surf que pessoa tem a base no p‚ esquerdo ou direito (tenta ir ao contrario pra ver) Qdo passar em mogi, vamos comer uns rangos dos bÆo na mogi-guararema.
Aur‚lio – mogi das cruzes – sp
E a¡, Mestre? Assim como o Aldo, tb fa‡o curvas com mais seguran‡a pra esquerda do que pra direita. A minha teoria ‚ que o acelerador e os freios sÆo fundamentais na curva, para dar estabilidade, fazer a moto “fechar” mais a curva ou manter a reta. Como todos ficam do lado direito, quando “tomamos” a curva, a mÆo e o p‚ esquerdos podem mudar de posi‡Æo, mas os direitos nÆo. Da¡ a facilidade da esquerda.
Gerson – SÆo Lu¡s – MA
Ismael, seu professor ‚ maluco mesmo! A teoria seria at‚ v lida, porque no oriente a  gua escoa pela pia da direita pra esquerda e no ocidente ‚ da esquerda pra direita. Tem a ver com o p¢lo magn‚tico sim. Mas s¢ que os pilotos de carro, que nÆo sofrem a‡Æo da gravidade como nas motos, tb gostam mais de curvas pa esquerda. Claro que existe vida em outro planeta, senÆo eu nÆo existiria! Eu acho a Bros 150ES um lixo! Hahaha, assustou?  brincadeira, s¢ pra descontrair.  uma motoca maneira e bem divertida! Aur‚lio, eu sou destro, mas no surfe e no skate era goofy (p‚ esquerdo na frente, ou pateta!) vai entender esse mundo! Mas depois eu consegui inverter e usar o p‚ direito na frente. Cada um pira na maionese como quiser, mas o fato ‚ que nÆo h  explica‡Æo sensata. Vc “guarda” seu bilao pra esquerda, pra direita, pra baixo ou pra cima? Existe explica‡Æo pra isso? G‚rson, vc tirou 0,5 ponto nesta questÆo, porque acertou metade. Realmente o p‚ direito nÆo pode controlar o freio traseiro em curvas para a direita, mas a mÆo nÆo tem nada a ver com isso. Ali s, essa ‚ a teoria mais aceita, s¢ que a explica‡Æo cai por terra quando pensamos nos carros!

Gibi
HUAHUAHUAHUA!! Criei um monstro nada! Vai ser massa D+ os quadrinhos do tio tite!!kkkkkkkkk!! OOOWWW j  que a id‚ia foi minha, quero uma participa‡Æo.Tanto no trabalho qt nas vendas!!Quero 5%, viu? huahuahuahuahuahua!! Acho que vai ser mt bom ter esse quadrinho!! T“ cheio de id‚ias!!
Rodrigo – DF
Se o Ricardo me desenhar gordo e careca morre na hora!

Troca
estou como uma xr s¢ que ela ta fumando muito e vo te que fazer o motor dela, estao me pedindo $600,00 pela parte de cima do motor mas gostaria de saber se vale mais a pena e trocar a xr em uma xt 225! uso apenas para trilha! ou sera q talvez seja melhor investir um pouco mais e pegar um tornado? com certeza ‚ uma excelente moto mas sempre fico pensando no peso dela!
Luiz – urubici – SC
Rapaz, vc mora perto da Serra do Rio do Rastro? Uau, que show! Sim, vale a pena trocar porque a XT tem um pouco mais de torque em baixa.

Balan‡o
Acabei de pegar uma Falcon novinha, preta e que est  com 2000Km. To gostando mas tem uma coisa que t  me deixando com o c* na mÆo: Quando ela passa dos 120, 130, come‡a a “dizer nÆo” com a frente, literalmente. Chacoalha que d  medo! O que fa‡o, oh! Mestre dos mestres.
Felipe – Bras¡lia – DF
Primeiro calibre os pneus, depois mande a roda pra alinhar e balancear, se continuar troque o pneu dianteiro. Mas lembre que problemas na dianteira pode ser reflexo de problemas na traseira. Verifique todos os apertos de porcas dos eixos. Se continuar, tente devolver a moto!

Publicidade

V¡deos
Fala professor Tite! Por acaso vcs do motonline pensam em lan‡ar um DVD sobre as corridas de MotoGP ou do mundial de Super Bikes como nos moldes do que vcs fizeram sobre o Enduro da Independencia 2005? Aproveitando a pergunta, que tal tb um DVD sobre tecnicas de pilotagem tb??
Juarez – Apucarana, PR
Juju, a vida nÆo ‚ assim tÆo simples. Precisa pagar royalties para uso de imagem de GP e SBK. Faz uns 4 anos que eu e o Renzo estamos procurando patroc¡nio para um v¡deo de pilotagem. Mas descobrimos que as empresas e entidades que adoram veicular sua imagem … seguran‡a no trƒnsito nÆo gostam de botar a mÆo no bolso na hora de fazer alguma coisa de concreto. Se eu tivesse 100 paus na conta j  tinha feito esse filme! O Renzo ‚ um super diretor de cinema, al‚m de motoquento das antigas, ele nÆo quer fazer uma gambiarra de 20 paus de produ‡Æo. Se for fazer tem de ser coisa de profissional que somos.

De novo
Quais sÆo as complica‡äes e conseqˆncias de trocar o pinhÆo da minha Comet 250 por um maior com um dente a mais? Isso faz com o que o motor com o tempo v  pro espa‡o? Ou seja, quais sÆo as vantagens e desvantagens desse tipo de altera‡Æo?
Eder – SÆo Paulo
Cara, j  respondi isso um zilhÆo de vezes! PinhÆo maior vai deixar a moto mais “longa” e piorar ainda mais as retomadas de velocidade. Vc tem de usar um pinhÆo MENOR. E nÆo estraga o motor pq a Comet ‚ muito longa.

Tanque
Sou propriet rio de uma Marauder 2005, e gostaria de saber se existe a possibilidade de aumentar a sua autonomia trocando seu tanque de combust¡vel. Se positivo qual e id‚ia do custo
Eduardo – Rio Claro – SP
Ed, toda adpata‡Æo ‚ poss¡vel, mas a questÆo ‚: vale a pena? NÆo tenho id‚ia de custos.

Freio
Falai, Tite. Gostaria de informar que com a sua colabora‡Æo a revista 2 rodas ficou muito mais gostosa de ler. Deixei de comprar uma concorrente (que lia de longa data) e mudei pra 2 rodas por culpa sua. Duas perguntas: existe um conjunto de lonas e pastilhas para motos 125 mais macias? as originais sÆo um horror! E agora que vc t  no meio de tudo, com o grande crescimento de vendas da JToledo com as 125 os mesmos vÆo acordar? Sai ou nÆo sai a Yes 250?
Sergio – Santo Andr‚-SP
Primeiro manda essa mensagem l  pro diretor da 2 Rodas pra eu pedir aumento! Existem v rios tipos de pastilhas e lonas, vc tem de pesquisar no mercado. Quem est  no meio de tudo ‚ outro careca, o Marcos Val‚rio! Eu nÆo sei dos planos da Suzuki. Ali s, nem eles!

Publicidade