Publicidade

Para a alegria dos fãs do Enduro de Regularidade, daqui a poucos dias vai começar mais uma edição da maior e mais tradicional prova do gênero no Brasil, o Enduro da Independência 2016, que acontece entre os dias 3 e 7 de setembro. Pilotos das mais variadas categorias passarão por locais carregados de história como Diamantina e Cordisburgo. E o percurso inédito promete esquentar as disputas e aumentar as chances das feras de outros estados que sempre marcam presença na prova.

Falta menos de dois meses para o Enduro da Independência 2016 - foto: Janjão Santiago

Faltam menos de dois meses para o Enduro da Independência 2016 – foto: Janjão Santiago

O Enduro da Independência, uma das provas off road mais atrativas dentre os campeonatos nacionais, consistindo em uma prova de longa duração em que a velocidade não é o fator preponderante. O piloto, dividido em categorias, deve cumprir um roteiro pré-estabelecido e fornecido pela organização momentos antes do início da disputa, sob a forma de uma planilha, com indicação do caminho, composto por trilhas, estradas abandonadas, travessias de riachos e outros obstáculos, através de símbolos e códigos, bem como a velocidade que deve imprimir em cada trecho.

Jomar Grecco é o atual campeão do Enduro da Independência - divulgação

Jomar Grecco é o atual campeão do Enduro da Independência – divulgação

Publicidade

Vence o piloto que cumprir as determinações da planilha, de forma mais rigorosa e o mais próximo da velocidade indicada, sem se atrasar, ou adiantar, mesmo que o percurso ofereça os mais variados graus de dificuldade. Por isso, recebe o nome de Enduro de Regularidade. Entretanto, a resistência física do piloto, a técnica e a perseverança, assim como a qualidade de seu equipamento, fazem diferença. Para aferir o desempenho de cada piloto por todo o percurso, são instalados rastreadores por satélite, que acompanham em tempo real seu trajeto e performance, verificando eventuais desvios de rota e de velocidade.

Neste ano o Independência vai concentrar uma série de novidades, a começar pela base centralizada da prova no Circuito dos Cristais, em Curvelo, cidade que fica a 170 km da capital Belo Horizonte – em todos os dias as especiais serão iniciadas e terminarão do Circuito dos Cristais. Outra novidade é que simultaneamente acontecerá a primeira etapa do GP Gerais (motovelocidade) e uma etapa do Campeonato Brasileiro de Trial.

Mate a saudade da edição de 2015

Publicidade

A edição de 2015 teve como vencedor o capixaba Jomar Grecco, que conquistou o bicampeonato. Com esse resultado o troféu itinerante (fica um ano em posse do vencedor da última etapa) deixou as mãos do paranaense Emerson Bombadinho Loth, vencedor da edição de 2014 e se transferiu para o estado do Espírito Santo, onde está guardado desde então na estante de troféus de Jomar Grecco, onde ficará até que se conheça o campeão da edição de 2016.

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.