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Custom Modernosa

Com novas cores, grafismo e logotipo cromado, a Yamaha Drag Star 650 2008 est  mais atual, por‚m nÆo perdeu seu esp¡rito estradeiro

Vocˆ saberia dizer o que o Sheby Cobra, o Ford GT-40 e a Ferrari 430 Scuderia tˆm em comum al‚m, ‚ claro, de serem esportivos “puro-sangue”. NÆo? A resposta ‚ simples: os quatro modelos trazem em sua carro‡aria faixas decorativas que vÆo do cap“ at‚ a tampa do porta-malas. Mas o que isso tem a ver com a versÆo 2008 da Yamaha Drag Star 650? Simplesmente tudo. Para dar um ar mais “modernoso”, de certo modo mais esportivo ao seu tradicional modelo custom, a Yamaha se inspirou nessas lendas sobre quatro rodas e aplicou na moto duas faixas cont¡nuas em prata na parte superior do tanque de gasolina e da rabeta. A Drag Star tamb‚m ganhou a cor vermelha, al‚m de logotipo em relevo e cromado no reservat¢rio de combust¡vel. Outra novidade da linha 2008 ‚ o assento em tecido antiderrapante perfurado, al‚m do novo grafismo do interior do painel de instrumentos.

Na parte visual, a ado‡Æo do vermelho deu mais vida ao modelo, fabricado anteriormente apenas nas cores preta e prata. Para quem ‚ fÆ das estradeiras, esta custom nÆo deixa nada a desejar frente …s outras op‡äes de mercado. Traz muitas pe‡as cromadas, p ra-lama curto, pedaleiras avan‡adas, duas sa¡das de escape paralelas e o largo pneu 170/80-15 na traseira. Al‚m, ‚ claro, do tradicional motor V2 . Em fun‡Æo de seu porte, a Drag Star 650 parece uma moto de maior cilindrada.

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Custom ModernosaFabricado no P¢lo Industrial de Manaus (AM) desde 2003, a Yamaha Drag Star vendeu em 2007 aproximadamente 900 unidades. Suas principais concorrentes sÆo Honda Shadow 750, Suzuki Boulevard M 800 e Harley-Davidson XL 883. Apesar de sua menor capacidade c£bica, a custom da Yamaha oferece uma boa rela‡Æo custo-benef¡cio, j  que seu pre‡o sugerido gira em torno de R$ 25 mil, contra R$ 29.980,00 da Honda, R$ 29.900,00 da HD e R$ 32.900,00 da Suzuki. Ou seja, a Drag Star 650 ‚ a custom de m‚dia cilindrada mais acess¡vel … venda no Pa¡s.

Motor
Equipada com um motor bicil¡ndrico de quatro tempos em “V” refrigerado a ar de 649 cmü, a Drag Star 650 gera 40 cv de potˆncia m xima a 6.500 rpm. Ou seja, a moto tem desempenho compat¡vel com sua categoria e suficiente para uma viagem tranqila. Destaque para o torque de 5,2 kgf.m, que chega logo aos 3000 rpm. Em fun‡Æo de sua “for‡a”, muitas vezes nÆo ‚ nem preciso reduzir a marcha para fazer uma ultrapassagem. Basta girar o acelerador. Outro diferencial do modelo fica por conta da ado‡Æo da transmissÆo secund ria por meio de eixo-cardÆ. Silencioso, limpo e praticamente sem manuten‡Æo, o conjunto oferece total seguran‡a nas viagens de longa dura‡Æo. J  o cƒmbio de cinco marchas oferece engates precisos e suaves.
Em prol do meio ambiente, a Drag Star 650 est  equipada com o Air Induction System, um dispositivo formado por diafragmas e v lvulas interligados com o carburador (duplo), com o filtro de ar e cabe‡ote. Durante as etapas de admissÆo, explosÆo e escape, que em conjunto com os dois catalisadores, contribui para o baixo n¡vel de emissäes.

Cicl¡stica
Para refor‡ar a imagem cl ssica das “rabo duro” (motos que nÆo tinham amortecedor traseiro), a Drag Star escondeu o monoamortecedor (com regulagem de pr‚-carga) sob o p ra-lama. Fixado … balan‡a traseira por links, copia bem as ondula‡äes de estradas. Na dianteira, a Drag Star usa o tradicional garfo telesc¢pico. Nas ruas e avenidas dos grandes centros, o conjunto sofre um pouco com o excesso de buracos. Para ajudar na absor‡Æo dos impactos, a moto est  cal‡ada com pneus Pirelli Route 100/90-19, na dianteira, e 170/80-15, na traseira. J  o sistema de freios ‚ formado por disco simples de 298 mm na frente e a tambor (130 mm) na roda de tr s. NÆo ‚ um primor de eficiˆncia, mas est  perfeitamente de acordo com sua proposta.

Acess¢rios
Com visual retr“, a Drag Star traz uma grande distƒncia entre-eixos (1.610 mm) e na reduzida altura do assento (695 mm). Esta configura‡Æo de constru‡Æo faz das motos custom f ceis de se pilotar. O piloto, independente da altura, tem mais facilidade para p rar a moto e colocar os p‚s no chÆo. Para completar, o moto da Yamaha traz guidÆo aberto, banco estilo “sela” para piloto e outro individual para o garupa. Para uma viagem mais confort vel a espuma poderia de maior densidade. Quem quiser investir no conforto, alguns acess¢rios podem ser instalados: far¢is auxiliares, p ra-brisa, pedaleiras plataforma e alforjes laterais, al‚m de um banco mais lago para o garupa. NÆo esque‡a tamb‚m de um sissy-bar (encosto), com suporte para bagagem. Tudo privilegiando a ergonomia, conforto e seguran‡a. EntÆo, fa‡a as malas e boa viagem!

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FICHA TCNICA
Yamaha Drag Star 650 2008
MOTOR Dois cilindros em “V”, 649 cmü, SOHC, refrigera‡Æo a ar, 2 v lvulas por cilindro.
POTÒNCIA MµXIMA 40 cv a 6.500 rpm
TORQUE MµXIMO 5,19 kgf.m a 3.000 rpm
DI¶METRO X CURSO 91,0 X 63,0 mm
SISTEMA DE ALIMENTAۂO dois carburadores
RELA€ÇO DE COMPRESSÇO 9:1
SISTEMA DE PARTIDA El‚trica
C¶MBIO 5 marchas
TRANSMISSÇO FINAL Eixo-cardÆ
CAPACIDADE DO TANQUE 16 litros (3 l de reserva)
CHASSI Ber‡o duplo em a‡o tubular
SUSPENSÇO DIANTEIRA Garfo telesc¢pico, tradicional, com 140 mm de curso
SUSPENSÇO TRASEIRA Balan‡a monoamortecida com curso de 86 mm.
FREIO DIANTEIRO Disco simples de 298 mm
FREIO TRASEIRO Tambor com 130 mm
PNEU DIANTEIRO 100/90-19
PNEU TRASEIRO 170/80-15
DIMENSåES (C X L X A) 2.340 x 880 x 1.065 mm
DIST¶NCIA ENTRE-EIXOS 1.610 mm
ALTURA MÖNIMA DO SOLO 140 mm
ALTURA DO ASSENTO 695 mm
PESO SECO 215 Kg
CORES Preta e prata
PRE€O PéBLICO SUGERIDO R$ 25.000,00