Custom Popular - Miza Drago 150

Custom Popular – Miza Drago 150

Custom Popular - Miza Drago 150

Com muitos cromados, a Miza Drago segue … risca o estilo custom. Por‚m o baixo desempenho do motor de 150 cc decepciona

Os modelos custom trazem um estilo caracter¡stico, al‚m de conforto, o que agrada a muitos motociclistas. No quesito estilo a Miza Drago pode conquistar quem busca uma moto estradeira mais “popular”. Afinal, traz um largo banco, diversos cromados e uma posi‡Æo de pilotagem confort vel por um pre‡o razo vel.
O que pode nÆo cair no gosto de quem procura uma moto para viajar ‚ o baixo desempenho do motor de um cilindro e 149,4 cmü, refrigerado a ar. Com comando de v lvulas por vareta, produz apenas 10,8 cv de potˆncia m xima a 9.000 rpm – at‚ mesmo a Yamaha YBR com motor menor, de 125cc, ‚ mais potente, oferece 12,5 cv.

Importada da µsia e montada em SÆo Paulo (SP) pela Miza, a Drago est  cotada a R$ 9.490,00. Pre‡o superior a outras motos de mesma capacidade c£bica – como a Honda CG 150 ESD (R$ 6.800,00), que nÆo traz tantos cromados e equipamentos de s‚rie. Entretanto os modelos custom costumam ter um pre‡o um pouco mais salgado mesmo em outras faixas de cilindrada.

Muitos cromados – O design da Drago segue … risca a filosofia custom, at‚ com certo exagero. H  cromados por todos os lados. A lateral ‚ dominada pelas quatro ponteiras de escape – duas de cada lado – e tamb‚m pelo suporte da pedaleira da garupa, que sustenta um £til bagageiro e o sissy-bar (encosto).

Custom Popular - Miza Drago 150Na dianteira, esta Miza traz um farol principal e dois pequenos auxiliares, poupando os propriet rios de investirem neste equipamento comumente instalado nas custom. Chama aten‡Æo ainda o painel completo. SÆo trˆs rel¢gios no guidÆo, sendo um veloc¡metro maior, um medidor da carga da bateria e conta-giros. H  ainda um painel sobre o tanque com luzes de advertˆncia e marcador de combust¡vel.

Com boa capacidade (15 litros), o tanque traz uma pintura com o desenho de uma  guia, ¡cone para os motoclubes e fÆs de custom. J  a rabeta ‚ bicolor em preto e creme.
O fato de ser uma custom bem equipada faz com que a Drago seja pesada para a categoria: 132 kg a seco, 24 kg a mais que a street Yamaha YBR de 125cc. Isso evidencia ainda mais o baixo desempenho do propulsor.

Bem equipada – A parte cicl¡stica ‚ fiel …s motos custom: quadro ber‡o duplo em a‡o, suspensÆo telesc¢pica na dianteira e sistema bichoque na traseira, com amortecedores ajust veis na pr‚-carga da mola. SÆo bastante macias e proporcionam conforto ao piloto.
O sistema de freios traz disco com pin‡a de um pistÆo, na frente, e um tambor, atr s. Como o desempenho da Drago nÆo surpreende e a velocidade nÆo passa dos 100 km/h (segundo o Manual do Propriet rio a m xima ‚ de 85 km/h), eles dÆo conta do recado.
Outros equipamentos de luxo da Drago sÆo a trava de guidÆo no miolo da chave, partida el‚rica e a pedal e as pedaleiras no melhor estilo plataforma, tanto para o piloto quanto para a garupa, sem falar no encosto e bagageiro. O conforto ‚ um dos pontos altos do modelo. Com uma cicl¡stica bem resolvida, destaque para a boa inclina‡Æo da Drago 150 nas curvas e a estabilidade nas retas.

Ultrapassado – Outro ponto negativo da custom Miza ‚ o cƒmbio de cinco marchas rotativo ultrapassado – similar ao da motoneta Honda Pop. Com todas as marchas para baixo, pode ir de quinta marcha para o neutro em caso de descuido do piloto.

O motor com comando por varetas (OHV), alimentado por carburador, j  est  defasado e ‚ o principal “culpado” pela falta de f“lego. Como o teste foi feito em uma pista fechada e plana, nÆo foi poss¡vel verificar o comportamento da moto em retomadas e subidas. Por‚m, j  se pode prever que nÆo ser  muito animador.
Com limite de carga em 150 kg, incluindo piloto, garupa e bagagem, e com pouca potˆncia e torque (1,02 kgf.m a 7.000 rpm) a Miza Drago 150 ‚ uma custom muito mais no visual do que na sua essˆncia.

FICHA TCNICA – Miza Drago 150
Motor Um cilindro, OHV, refrigera‡Æo l¡quida
Capacidade c£bica 149,4 cmü
Potˆncia m xima (declarada) 10,8 cv a 9.000 rpm
Torque m ximo (declarado) 1,02 kgf.m a 7.000 rpm
Cƒmbio 5 velocidades rotativo
TransmissÆo final corrente
Alimenta‡Æo carburador
Partida El‚trica/Pedal
Quadro Ber‡o duplo
SuspensÆo dianteira Telesc¢pica convencional
SuspensÆo traseira Balan‡a com dois amortecedores (bichoque)
Freio dianteiro Disco ventilado com pin‡a de um pistÆo
Freio traseiro A tambor
Pneus 110/90-16 (diant.)/ 130/90-15 (tras.)
Comprimento 2145 mm
Largura 800 mm
Altura 1135 mm
Distƒncia entre-eixos 1485 mm
Distƒncia do solo nÆo dispon¡vel
Altura do assento 740 mm
Peso seco 132 kg
Tanque de combust¡vel 15 litros )1,5 de reserva)
Cor Preta
Pre‡o de tabela R$ 9.490,00