Publicidade

Custom, Twister, legislação, pneus e lâmpada

Depois de exatos 12 meses com a minha suzukinha YES, quero partir para o mundo das CUSTOMS. Seria para realizar meus sonhos de viagens longas, de 1000 ou 2000 km 1 ou 2 vezes por ano, e o resto do tempo, dividido entre cidade e pequeninas viagens de 100km. Vc me recomendaria uma SHADOW 2002 ou uma VIRAGO 535 2002? Vc teria o teste das 2 pra me mandar por email?
Guilherme – Santa Maria RS
Entre estas duas eu recomendo a Yamaha Virago 535 por ser mais estilosa e por causa do eficiente e silencioso sistema de carda. Eu nÆo mando os testes por e-mail, mas pelo correio, pois sÆo revistas antigas. Para saber como fazer, escreva para [email protected]

Twister
Caro Tite, ap¢s 4 anos de YBR125E, macia, e muito est vel, testei Biz, CG125, Strada e CB500, todas eu tive a impressÆo, motos duras, e vibram muito, nÆo senti isso na Twister, comprei uma, cai com ela a 30km/h depois de passar por ondula‡äes no piso, a dire‡Æo come‡ou a balan‡ar e fui ao chÆo, nunca tinha visto isso antes, depois pesquisando vi que isso era “normal” na Twister (rev. motociclismo maio/02 pg 40), a £nica moto (nacional) macia da HONDA tem um erro de projeto na supensÆo dianteira!
Mayke – Concei‡Æo da Barra, ES
Huuumm, a melhor moqueca capixaba que comi na minha vida foi em Concei‡Æo da Barra, bem … beira-mar, mas isso foi em 1983. Um dia eu mostro as fotos de Ita£nas pra vcs curtirem. Falando em moto, sim a Twister tem esse “probleminha”, mas nÆo ‚ na suspensÆo e sim na posi‡Æo do motor. Se vc achou o cƒmbio da YBR 125 macio precisa experimentar a Suzuki Yes 125, aquilo sim ‚ maciez.

Legisla‡Æo
Ola, tite. Acabei de ler uma resposta sua a um leitor. E gostaria de saber o que voce acha de nossa “legisla‡ao burra e antiquada”? Mais pra saber ao que se refere e o que proporia
Dede – Sao Bernardo do Campo – SP
Legisla‡Æo burra e antiquada porque impede que um jovem de 17 anos e 364 dias nÆo possa pilotar nem um scooter sequer, mas um dia depois pode pilotar motos de 160 cv e se arrebentar na primeira esquina. Uma legisla‡Æo moderna e inteligente prepara o motociclista do futuro, dando-lhe chances de come‡ar por uma moto pequena aos 16 anos e ap¢s 18 liberar para motos maiores. Assim que funciona nos pa¡ses administrados por pessoas inteligentes e nÆo por um bando de jeguerinos e bolcheviques lul ticos que s¢ se importam em agarrar o poder a qualquer custo, aumentar impostos e criar novos tributos.

Publicidade

Pneus
Tava olhando melhor essa foto da Fazer 250 ae os pneus sÆo idˆnticos aos que tenho na Twister, ambos Pirelli Sport Demon, e esse traseiro ae ta com cara de ser um 150/70 ou estou vendo coisa demais tamb‚m! Me diga ae nÆo fica bom aumentar o pneu traseiro da moto ? Implica em quais problemas graves ? Tipo eu acho q pesa mais, cola no asfalto mas tb perde potˆncia me da uma luz ae sobre esse assunto
Paulo – Dois Vizinhos – PR
Vc pode me desfazer duas curiosidades? Quem nasce em Dois Vizinhos ‚ chamado como? E porque raios vc tem mania de encher seu texto com malditos pontinhos? Basta um ponto final, nÆo precisa de 3, 4, 5, etc. Na verdade a pergunta correta seria: qual a vantagem de instalar um pneu mais largo? Nenhuma! A menos que vc altere toda a geometria da moto. A simples troca do pneu traseiro por um mais largo interfere no grau de inclina‡Æo da moto e na resistˆncia … esta inclina‡Æo. Como moto nÆo ‚ carro, o pneu mais largo s¢ serve pra vc gastar mais dinheiro.

Lƒmpada
Ja peguei minha yes e estou adorando a motoca, gostaria de saber se poderia colocar nela uma lƒmpada de farol mais forte, tipo de carro, pois, a bateria dela e direta 12v. Com a motoca ligada acima de 14v medida no multimetro, s¢ esqueci de medir a amperagem. Pois todo dia saiu do servi‡o na faixa de 01:00am, o farol dela e bom, mais gostaria de melhora-lo. Qual lƒmpada me indicaria.
Gustavo – Belo Horizonte/MG
Existem lƒmpadas melhores espec¡ficas para motos fabricadas pela Philips, da mesma potˆncia da original. Mas nÆo sei onde vc encontra. NÆo caia na tenta‡Æo de usar lƒmpadas chinesas porque nÆo duram nada.