Foto: Czysc: est vel demais

Czysz! velocidade, museu, faixas, média, filmão etc

Foto: Czysc: est vel demais

Foto: Czysc: est vel demais

Tite, vi um document rio no discovery sobre essa moto aqui, ‚ prov vel que vocˆ j  saiba, mas por via das d£vidas to mandando o site.: www.motoczysz.com o motor ‚ em linha, mas nÆo igual os convencionas da esquerda para direita, ‚ de tras pra frente. Segundo os caras, ‚ pra correr no motogo em 2008.
Jonathan – novo hamburgo-rs

R: Apesar do nome impronunci vel, esse engenheiro e piloto Michel Czysz (sa£de!) conseguiu algo realmente impressionante: fez uma moto de quatro cilindros em linha LONGITUDINAL! Isso mesmo, os cilindros ficam alinhados no mesmo sentido das rodas e nÆo transversalmente como nas motos quatro cilindros que conhecemos. NÆo ‚ uma id‚ia nova, porque a tamb‚m americana ACE produziu nos anos 20 uma moto de 1.000cc com quatro cilindros em linha longitudinal, por‚m tinha um problema s‚rio: os cilindros de tr s fundiam por falta de arrefecimento. Nessa esportiva atual, projetada com aux¡lio da Cosworth (empresa inglesa de F1), esse problema foi eliminado com ajuda de um sistema muito interessante de arrefecimento. Segundo os pilotos de teste, com o motor alinhado com o quadro a moto ficou tÆo est vel que pode-se at‚ raspar os cotovelos nas curvas! Bom pra saber mais entrem no link l  embaixo!

Foto: Motor 4 cilindros em linha longitudinal

Foto: Motor 4 cilindros em linha longitudinal

Velocidade
Eu tenho uma moto CBX200 STRADA, e vi em um teste de vocˆs que a velocidade m xima dela ‚ 131,00KM. Depois eu vi um teste da FAZER dizendo que a velocidade m xima foi de 130,00. Isto ‚ poss¡vel?Realmente a diferen‡a entre STRADA,para FAZER ou TWISTER ‚ pequena. Pelo menos a STRADA ‚ muito mais econ“mica.
anderson – belo horizonte,MG

R: Como ‚ v‚spera de natal serei paciente. Pela ENSIMA vez vou explicar: nÆo se compara motos com uma d‚cada de diferen‡a porque nos tempos da CBX 200 as exigˆncias de emissäes de poluentes e ru¡dos eram muito brandas. Hoje por conta da redu‡Æo de emissäes as motos at‚ ganharam potˆncia, mas perderam rendimento! Se mais algu‚m perguntar eu vou panicar!

Museu
Caros amigos do motonline, meu nome ‚ Edson Azevedo, tenho um site sobre motos antigas que ‚ o www.museudemotos.com infelizmente se eu nÆo conseguir patroc¡nio vou ter que tirar o site do ar, tenho trˆs telas de propaganda na minha p gina inicial, se eu conseguisse vende-las opr cinquenta reias ao mˆs cada uma eu conseguiria manter o site, se for poss¡vel, gostaria da ajuda de vcs para que n¢s do museu de motos posamos manter nosso site no ar.
edson – paracambi/rj

R: Ae, Motonliners, ajudem o Edson a manter o site!

Faixas
Tite, tenho que lhe dar os parab‚ns pelo editorial trˆs minutos para viver. Sobre o anenc‚falo que teve a ideia de criar essas faixas reflexivas mais lisas que sabÆo, tenho algo a acrescentar, isso ai ‚ uma verdadeira armadilha inclusive para o pedestres. J  at‚ perdi as contas de quantas vezes plantei bananeira na faixa de pedestre em dias de chuva e de outras pessoas que j  fizeram o mesmo. Eu sempre digo quando vou sair de moto, que devagar se vai ao longe, portando nÆo ‚ preciso correria. Se precisar correr pra chegar mais cedo, adoto outra solu‡Æo: Saio mais cedo.
Luciano – SÆo JoÆo da Boa Vista – SP

M‚dia
Doctor Tite, cara sou seu fÆ de carteirinha e por isso queria lhe fazer uma pergunta. M‚dia cilindrada come‡a em quantos cc e termina em quanto cc?
Cristiano – Conc¢rdia – SC

R: Come‡a em 251cc e vai at‚ 599 cc.

FilmÆo
Tite nÆo pude deixar de comentar esse seu dvd, simplesmente “SHOW DE BOLA” completo, voce abordou tudo sobre a motocicleta, sendo democr tico satisfazendo todos os gostos e todas as tribos. Devo dizer tamb‚m que ele ‚ muito did tico pois quem sofre preconceito por andar vestido a carater para os eventos encontros como eu, pode mostrar atrav‚s do dvd que o motociclismo e os motoclubes nÆo sÆo oque muita gente pensa. Espero que este seja o primeiro de muitos. Parab‚ns e abra‡os!
Beto – BH – MG
Doc. Tite, parab‚ns pelo DVD, realmente me surpreendi pois pensava tratar de um filme convencional com personagens “fict¡cios” e coisas do gˆnero. Na realidade trata-se de um document rio muito bem elaborado e claro, objetivo. O livro ‚ simplesmente um SHOW de cr“nicas e ensinamentos. Por fim, aproveito o ensejo para fazer-te uma perguntinha: A Kawasaki Ninja 250R, ‚ produzida ou pode ser encontrada em algum lugar de Lisarb? Qual a sua opiniÆo a respeito desta moto? Quando a v¡ no Site da Kawasaki, comecei a sonhar com uma poss¡vel mudan‡a da TWISTER para esta esportiva de baixa cilindrada, que acredito enquadrar-se no meu bolso e outras coisas mais.
Hermes – Mossor¢ – RN

R: Agrade‡o os coment rios. Hermes, essa Kawasaki 250 foi importada uns 15 anos atr s, mas hoje ela seria invi vel pela rela‡Æo custo-benef¡cio.

Garini
Estava querendo saber sobre a GR125Z da Garini. Sobre pre‡os de pe‡as se o motor e bom!
rafael Loss – vila velha – es

R: Eu tamb‚m gostaria de saber, mas a Garinni esqueceu que a gente existe!

Lander
Tite! Tenho d£vidas sobre a XTZ Lander 250: 1  normal a pastilha de freio acabar com apenas 2000Km rodados? Tenho uma Lander 2007, e com 2051Km as pastilhas chegaram no osso e rasparam at‚ o disco. Fui at‚ a Yamaha e ap¢s muita insistˆncia e inconformismo de minha parte acabaram por trocar as pe‡as sem custo. mais e daqui mais 2000Km? Outra d£vida ‚ quanto a pneus para esta moto. Ela vem com um modelo para fora de estrada, que gasta muito para rodar na cidade. H  algum modelo de pneu para asfalto que possa ser colocado na Lander?
Elder – Alfenas/MG

R: NÆo ‚ normal, certamente tem algum problema a menos que vc des‡a uma serra todos os dias! Sim, existe pneus de uso mais “on” para a Lander, mas vc ter  de pesquisar nos sites das empresas que vendem no Brasil.

MT-03
Tite. Com o lan‡amento da nova MT-03 da Yamaha, me vem uma questÆo: a moto favorece os pilotos de altura m‚dia? Tenho 1,73 e fico bem numa Hornet, mas j  fico meio sem apoio numa Falcon. Como a MT-03 parece ter uma boa altura do solo ao banco, acho que a mesma altura da XT660R, entÆo imagino se ela nÆo ter  as propor‡äes de uma trail, ao inv‚s de uma naked para a cidade.  um novo segmento, eu sei, mas se vocˆ j  andou na moto, qual a sua impressÆo?
Eduardo – Sorocaba, SP

R: NÆo conferi a ficha t‚cnica, mas a MT-03 me pareceu da mesma altura da XT 660, por‚m ‚ uma informa‡Æo a ser conferida. P“, mas eu tenho 1,70m e nÆo tive qualquer problema em pilotar as duas.

Consum“metro
No site de nosso motoclube existe uma ferramenta gratuita que pode ser £til nÆo s¢ para os irmÆos motociclistas como para motoristas tb. Trata-se de um controle de consumo e manuten‡Æo de ve¡culos. L  ao se fornecer os dados de abastecimento, ‚ gerado um relat¢rio bem completo. Nesse link ‚ poss¡vel ver o controle que fa‡o da minha moto: http://www.aguiasdolitoral.com.br/exibir_consumo.php?cod=2
Wendell – Salvador, BA

R: Valeu, Wendell, muito legal! Mas haja tempo e paciˆncia pra preencher isso tudo. Por acaso vc ‚ guarda-noturno?