Publicidade

Todo motociclista off-road conhece essa marca.

Marc Coma, piloto de Raly KTM

Marc Coma, piloto de Raly KTM

KTM, vencedora de competições pelo mundo todo em várias categorias. A KTM-Sportmotorcycle AG foi fundada em 1953 em Mattighofen, na Áustria. Foi a marca europeia que mais produziu motocicletas em 2013 (123,859 unidades) e a marca premium que cresceu mais rápido no mundo, com 17 % no mesmo ano. Está presente em 64 países e desde sua fundação conquistou 240 campeonatos mundiais e 13 vitórias consecutivas no Rally Dakar. No Brasil já teve representações com vários modelos importados e também pela própria empresa, KTM no Brasil.

Presidente da Dafra-Creso Franco anuncia a assinatura do novo contrato com a KTM

Presidente da Dafra-Creso Franco anuncia a assinatura do novo contrato com a KTM-Sportmotorcycle AG

Publicidade

Dafra é fabricante de motos, criada em 2007 pelo Grupo Itavema e produz e vende motocicletas de sua própria marca e também produz e distribui motocicletas de outras marcas no Brasil. Nosso mercado comercializa 1,6 milhão de motocicletas novas por ano, e somos o 5º maior mercado de motos no mundo.

Mais de 90% das motos vendidas no País são produzidas na Zona Franca de Manaus. A produção de motocicletas em Manaus se implantou há mais de 40 anos, com a indústria japonesa. Em 1999, Harley Davidson iniciou suas atividades lá e outras empresas europeias começaram a chegar à região. Triumph iniciou sua produção em fábrica própria em 2012, BMW, MV AGUSTA e Ducati, são fabricadas em regime de CKD na fábrica da DAFRA. E agora em 2014, a KTM passa ter seus modelos montados na mesma fábrica, em Manaus.

A cooperação mutua já está marcada por grande atividade comum e a expectativa é que as vendas se iniciem já em dezembro deste ano, mas os preços dos produtos serão anunciados apenas na época de seus respectivos lançamentos.

Publicidade

A produção na fábrica da DAFRA, em Manaus (AM), terá início em novembro, com a linha Enduro, formada inicialmente pelos modelos 350 EXC-F, 250 EXC-F e 300 EXC. A partir do mês de Julho de 2015 está programado o início da 390 Duke, seguida pela 200 Duke. No 2º semestre serão iniciadas as montagens pelo sistema CKD, os produtos da linha Motocross.

Linha das motos de cross

Linha das motos de cross

Além das motos nacionalizadas, a rede de concessionárias comercializará importadas também já a partir de dezembro, caso dos modelos motocross 65 SX e 50 SX, das street Duke 1290R, 1190 Adventure ABS e 1190 Adventure R ABS e da esportiva 1190 RC8 R. “Temos um plano de produção CKD gradativo devido principalmente ao processo de nacionalização e homologação das motocicletas no País”, explica o gerente de marcas da DAFRA, José Ricardo Siqueira. “Porém, para atender plenamente os consumidores KTM desde o início da operação colocaremos à disposição os principais modelos da linha KTM por meio de importação”.

Linha motos enduro

Linha motos enduro

Publicidade

Na nova fase da KTM no Brasil, a distribuição terá dois formatos de concessão: Primeiro, as Flagships/Full Range, que são lojas exclusivas localizadas nas principais capitais do País que comercializarão a linha completa de motocicletas, vestuário, peças de reposição e acessórios, juntamente com a prestação de serviços de pós-venda especializado on e off-road; Segundo formato será como as dual brand DAFRA/KTM, que terão uma capilaridade maior, tendo em vista que aproveitarão a rede da marca brasileira já instalada, porém com trabalho focado nos modelos 390 Duke, 200 Duke e RC 390. Nesas lojas também serão comercializados os vestuários, acessórios, peças e serviços pós-venda exclusivos para os três produtos.

Linhas Adventure e Supersport

Linhas Adventure e Supersport

O cronograma de implantação da rede segue a programação dos lançamentos, começando em dezembro com as unidades Flagships/Full Range e, a partir do final do 2º trimestre de 2015, entram em ação as lojas dual brand DAFRA/KTM.
“Trabalharemos em duas frentes, criando lojas-conceito em mercados que se destacam no segmento premium e investindo numa maior sinergia entre os produtos de baixa/média cilindrada street de KTM e de DAFRA. Dessa forma acreditamos que conseguiremos nos posicionar rapidamente de maneira eficaz e sustentável no mercado nacional”, explica José Ricardo.

Linha naked

Linha naked

Simultaneamente ao lançamento das motocicletas, a operação brasileira colocará à disposição na rede de concessionárias uma linha completa de acessórios, vestuário e peças.
A linha PowerWear é composta pelas categorias Casual, Functional e Accessories que contempla desde itens mais usuais, como camisetas, bonés, bolsas, equipamentos de segurança, até os mais inusitados, como torradeira e roupas para bebês. Já a linha PowerParts tem foco em peças e acessórios específicos para as motocicletas.

Linha Powerwear

Linha Powerwear