Publicidade

Especial cancelada para as motos – O rali deixa hoje a Mauritƒnia para entrar no Mali; a mudan‡a de pa¡s ser  acompanhada de uma transforma‡Æo brutal nos terrenos; acabaram-se os cordäes de dunas, as passagens e as grandes dificuldades de navega‡Æo.

Mas a entrada na µfrica negra nÆo se far  com o entusiasmo habitual uma vez que a caravana foi seriamente atingida pela morte de Andy Caldecott. O percurso entre Kiffa e Kayes ser , de uma ponta a outra para os pilotos de moto, um percurso apenas de deslocamento.

A organiza‡Æo do Dakar, as equipes, os pilotos e a dire‡Æo da corrida decidiram, de comum acordo, neutralizar a etapa em homenagem a Andy Caldecott. Os concorrentes participarÆo num briefing no acampamento de Kiffa …s 7h30. As partidas vÆo ser dadas a partir das 8h30, pela ordem da classifica‡Æo da especial de ontem. O tempo m ximo permitido para correr os 333 km ‚ de 10 horas. A corrida de carros, em contrapartida, continuar  a ser cronometrada.

Jean Azevedo #7 ontem terminou o dia na 8a posi‡Æo da especial, e 9a posi‡Æo na classifica‡Æo geral. O outro brasileiro competindo com moto, Bernardo Bonjean #220, terminou a especial de ontem na 98a posi‡Æo, e ocupa a 104a posi‡Æo na classifica‡Æo geral.

Publicidade

Marc Coma manteve a lideran‡a da classifica‡Æo geral com vantagem de 22’47” de Cyril Despres. O terceiro ‚ Giovanni Sala com diferen‡a de 53’04”.

10¦ etapa: Kiffa > Kayes
Deslocamento 1 km – Especial 283 km – Deslocamento 49 km – Total 333 km

Ontem … noite 20h20 – Os companheiros de equipe de Caldecott
Em frente do stand da KTM-Repsol, Marc Coma falou em nome da equipe que guarda na mem¢ria o sorriso de Andy e muitas outras coisas. Que o australiano amava o que fazia e sabia como partilhar essa paixÆo. Carlo De Gavardo ficou em silˆncio. Giovanni Sala disse apenas “‚ a vida” antes de deixar o local.

11:07 – moto – De madrugada, 0h00 – Balan‡o m‚dico.
O ambiente est  sombrio na tenda da assistˆncia m‚dica: “nÆo foi um dia duro mas sim um dia feio”, explica um dos membros do servi‡o, que pensa num concorrente que ficou parado no deserto com um traumatismo craniano. Por outro lado, Isidre Esteve Pujol, que sofreu uma tremenda queda na v‚spera, foi levado para o hospital de Nouakchott, onde foi operado devido a uma ruptura do ba‡o e um traumatismo craniano. Isidre Esteve entrou na sala de opera‡äes …s 21h00 e saiu …s 23h00. A interven‡Æo cir£rgica correu bem.

Publicidade

11:30 – moto – Em mem¢ria de Andy
Depois da terr¡vel not¡cia de ontem sobre a morte de Andy Caldecott, os pilotos de moto estÆo a caminho de Kayes, no Mali. A especial foi cancelada e o primeiro piloto a deixar Kiffa nessa manhÆ foi Cyril Despres, vencedor da especial de ontem. Os pilotos terÆo 10 horas para se deslocarem pelos 333km da etapa.