Publicidade
Foto: Jean Azevedo no acampamento de Bamako, no Mali.

Foto: Jean Azevedo no acampamento de Bamako, no Mali.

Pela primeira vez na hist¢ria do Rally Dakar, a maior prova off road do mundo, as inscri‡äes em todas as categorias j  foram encerradas com um espa‡o de seis meses antes da largada. Motos, carros, caminhäes e ve¡culos de assistˆncia que nÆo realizaram ainda a inscri‡Æo, j  estÆo fora do rali.

A primeira categoria que encerrou as suas inscri‡äes foi a Motos, ainda em junho. 350 competidores estÆo brigando para conquistar os 230 lugares dispon¡veis para participar da pr¢xima edi‡Æo do rali, que ter  in¡cio no dia 31 de dezembro de 2005 na cidade portuguesa de Lisboa e t‚rmino em 15 de janeiro em Dakar, no Senegal.

“Sem d£vida, a procura foi impressionante. Virou a “corrida do ouro”. Quanto mais carros, mais dif¡cil ser  a competi‡Æo”, contou o piloto do Mitsubishi da Equipe Petrobras Lubrax Klever Kolberg. Esta ser  a 19¦ participa‡Æo do piloto no rali. Segundo a organiza‡Æo do Dakar, 725 ve¡culos estÆo inscritos – 230 motos, 180 carros, 75 caminhäes e 240 ve¡culos de assistˆncia. Estima-se um total de 1700 pessoas na caravana do rali.

Publicidade

A organiza‡Æo da prova foi obrigada a fechar as inscri‡äes. “O rali nunca teve essa experiˆncia de tanta demanda, nÆo apenas de franceses mas tamb‚m de outros pa¡ses, que representam 70% dos inscritos”, afirmou Etienne Lavigne, diretor da competi‡Æo.

“J  estamos garantidos”, explicou o brasileiro Andr‚ Azevedo, que pilota um caminhÆo no Rally Dakar. A Equipe Petrobras Lubrax j  realizou a sua inscri‡Æo em junho. Jean Azevedo far  a sua oitava participa‡Æo no rali na categoria Motos, j  Klever Kolberg na Carros e Andr‚ Azevedo na categoria Caminhäes, farÆo a 19¦ edi‡Æo.

Grandes nomes do Dakar estÆo na “briga” para figurar entre os inscritos. Tomas Tomecek, que j  venceu o rali sendo navegador do caminhÆo de Karel Loprais em 1995, ‚ um dos competidores que fez o seu registro tardiamente. “O Dakar tem um n£mero limitado de 75 caminhäes para a prova. E as inscri‡äes j  passaram desse n£mero”, contou Andr‚.