Publicidade

Faltam apenas quatro dias para a largada do Dakar 2014

Faltam apenas quatro dias para a largada do Dakar 2014

Desde que chegou à América do Sul, há cinco anos, o Dakar tem alcançado inéditos países e conquistado novos participantes, em razão do fácil acesso, segurança e evolução de toda a estrutura e parte técnica da prova. Somado a isso, houve o retorno das equipes de fábrica, que hoje dão uma competitividade ainda maior à prova. A 36ª edição do Dakar, que ocorrerá de 5 a 18 de janeiro de 2014, com largada em Rosário (ARG), passagem inédita pela Bolívia e chegada em Valparaíso (CHI), contará com pilotos oficiais das principais montadoras do mundo.

Publicidade
Roteiro do Rally Dakar 2014

Roteiro do Rally Dakar 2014

A categoria motos é sem dúvida a mais desafiadora e a mais acirrada. A briga pelo lugar mais alto do pódio tem pelo menos 20 competidores em condições iguais de serem campeões, devido a troca de pilotos nos times, novo trajeto e um percurso total de 8.734 km, sendo 5.228 km de especiais. O pentacampeão (2005, 2007, 2010, 2012 e 2013) Cyril Despres (FRA) está de casa nova e lidera a Yamaha Factory Racing, que também terá os conterrâneos Mickael Metge e Olivier Pain. Além disso, o holandês Frans Verhoeven, da Yamaha Netherlands Verhoeven, representa os azuis.

Cyril Despres agora é piloto oficial da equipe Yamaha Factory Racing

Cyril Despres agora é piloto oficial da equipe Yamaha Factory Racing

Publicidade

Apesar da baixa de Kurt Caselli, que faleceu recentemente em um treino para competição, a Red Bull KTM Factory Team reunirá todas as forças para fazer uma prova de superação. A equipe austríaca deposita suas fichas no espanhol Marc Coma, tricampeão do Dakar. Ruben Faria, de Portugal; Francisco “Chaleco” Lopez, do Chile; e Jordi Viladoms, da Espanha; completam o time. Outro destaque é o francês David Casteu, que deixou a Yamaha e correrá com a modelo 450 KTM Rally.

Na Team HRC, equipe oficial Honda que corre pelo segundo ano consecutivo na prova após ausência de 24 anos, a disputa interna promete ser um capítulo a parte. Com a versão 2014 da CRF 450 Rally, moto desenvolvida especialmente para o Dakar, a montadora japonesa tem fortes candidatos ao título, como os portugueses Helder Rodrigues e Paulo Gonçalves, além do espanhol Joan Barreda. Javier Pizzolito, da Argentina, e Sam Sunderland, do Reino Unido, também fazem parte da Team HRC.

Jean Azevedo e Dário Júlio da Honda Racing Rally Team reprentarão o Brasil nas motos, no maior espetáculo off-road do planeta

Jean Azevedo e Dário Júlio da Honda Racing Rally Team reprentarão o Brasil nas motos, no maior espetáculo off-road do planeta

Publicidade

Ainda nas motos, dois brasileiros terão a missão de representar o Brasil. Pela primeira vez com uma equipe oficial no Dakar, a Honda do Brasil terá o experiente Jean Azevedo, único brasileiro a vencer etapas da prova na classificação geral (2007 e 2005), e o estreante Dário Júlio, tricampeão brasileiro de Rally Cross Country. Com a CRF 450 Rally, mesmo modelo dos competidores da Team HRC, Jean fará sua 16ª participação. Já o mineiro Dário estará a bordo da CRF 450X.

Quadricíclos – Nos quadris, 60% dos 40 competidores da categoria são da América do Sul, o que aumenta a rivalidade entre os representantes do continente. Bicampeão (2010 e 2013), o fenômeno Marcos Patronelli é o favorito e põe à prova a dinastia da família, que desde 2010 é campeã da categoria (o irmão Alejandro Patronelli venceu em 2011 e 2012). Mas o argentino da Yamaha Racing Argentina não está sozinho nesta disputa. O chileno da Tamarugal XC Rally Team, Ignacio Casale, vencedor do Desafio Inca, e o argentino Lucas Bonetto (Honda), vitorioso neste ano do Dakar Series e do Desafio Ruta 40, prometem dar um ponto final ao primeiro lugar dos irmãos Patronelli.

A briga pelo pódio não é apenas sul-americana. O polonês Rafal Sonik (Yamaha), terceiro colocado no ano passado, continua com o mesmo apetite. Com um modelo Honda, o holandês Sebastian Husseini também tenta surpreender os favoritos.

Saiba mais sobre o Dakar 2014,  clique aqui