Publicidade

Dakar2016_cabecalho

O Rally Dakar 2016 chegou à segunda semana e após o dia de descanso em Salta, na Argentina, a disputa foi retomada de forma equilibrada. Nesta oitava etapa a vitória ficou com Toby Price (KTM), beneficiado por queda sofrida pelo português Paulo Gonçalves (Honda – 5min17s). O tombo obrigou Gonçalves a diminuir o ritmo de tocada devido a quebra do suporte dos equipamentos de navegação. A terceira colocação ficou com Pablo Quintanilla (Husqvarna – 6min32s). A etapa desta segunda-feira (11) teve 766 quilômetros até Belén (ARG), sendo 393 de trechos cronometrados e proporcionou os primeiros trechos de dunas da 38ª edição. Com esse resultado Price voltou a liderar, com vantagem na geral de 2min05s sobre Gonçalves.

Gonçalves (Honda) cai e Toby Price (KTM) ganha a liderança do Dakar 2016 - divulgação Red Bull

Gonçalves (Honda) cai e Toby Price (KTM) recupera a liderança do Dakar 2016 – divulgação RedBull

Gonçalves perdeu a liderança, mas segue em segundo com mais de 14 minutos de vantagem em relação ao terceiro colocado, Pablo Quintanilla. “Tem sido uma jornada difícil. Em um momento em que eu estava bem rápido, inclinei um pouco para o lado e caí. Estou bem fisicamente e danifiquei a torre de navegação da moto. Precisei terminar a prova pilotando com uma mão enquanto com a outra garantia que nenhum dos cabos se soltasse. Foi a primeira etapa com um grau de exigência tão alto esse ano, mas estou feliz pela etapa maratona ser amanhã. Sou um cara de sorte”, comentou o piloto português.

Publicidade

Resultados das motos – Oitava Etapa:
1º – Toby Price (KTM) | 4h33min14s
2º – Paulo Gonçalves (Honda) | +5min17s
3º – Pablo Quintanilla (Husqvarna) | +6min32s
4º – Stefan Svitko (KTM) | +8min02s
5º – Kevin Benavides (Honda) | +8min06s

Detalhes da Oitava Etapa:

Dakar2016_MapaEtapa8

Resultado acumulado após oito etapas:
1º – Toby Price (KTM) | 27h28min56s
2º – Paulo Gonçalves (Honda) | +2min05s
3º – Pablo Quintanilla (Husqvarna) | +14min14s
4º – Stefan Svitko (KTM) | +21min26s
5º – Kevin Benavides (Honda) | +25min55s

Publicidade

Nesta terça-feira (12), os pilotos disputam a nona etapa do Rally Dakar 2016, que terá largada e chegada em Belén, na Argentina. Eles correrão 436 quilômetros, sendo 385 de trechos cronometrados. Boa parte da disputa será fora da estrada, entre dunas com vegetação dispersa, terrenos mais duros e, por vezes, leitos de rios. Fisicamente, o dia deve ser desafiador conforme as temperaturas da região forem aumentando. O dia será marcado por uma etapa maratona, quando os competidores não podem ter o auxílio da equipe de apoio.

Confira a programação e roteiro geral do DAKAR 2016 –  clique aqui

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.