Publicidade

Dakar2016_cabecalho

Chegou ao fim neste sábado (16) a tumultuada 38ª edição 2016 do Rally Dakar. A 13ª e última etapa foi realizada entre as cidades de Villa Carlos Paz e Rosário, na Argentina, percurso com total de 699 Km, sendo 180 km de trechos cronometrados.

O vencedor do dia foi o chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna), que completou a prova do dia em 01h51min08s, seguido de Kevin Benavides (Honda), em segundo, e Helder Rodrigues (Yamaha) em terceiro. O líder na tabela de tempos, Toby Price (KTM) chegou em quarto, colocação que lhe garantiu pela primeira vez na carreira o título de campeão do Rally Dakar.

Toby Price (KTM), campeão da 38º edição do Rally Dakar - divulgação Redbull

Toby Price (KTM), campeão da 38º edição do Rally Dakar – divulgação Redbull

Publicidade

Resultados das motos – Décima Terceira Etapa:
1º – Pablo Quintanilla (Husqvarna) 01h57m27s
2º – Kevin Benavides (Honda) +01m41s
3º – Helder Rodrigues (Yamaha) +02m37s
4º – Toby Price (KTM) +04m22s
5º – Stefan Svitko (KTM) +06m24s

Foi a segunda participação de Toby Price na competição (foi 3º em 2015), substituindo brilhantemente Marc Coma que agora é cartola do Dakar, levando a marca austríaca ao seu inacreditável 15º título consecutivo na competição off road mais difícil do mundo.

Detalhes da Décima Terceira Etapa:

Dakar2016_Etapa13

Publicidade

Esta edição teve de tudo: muitas quedas, chuvas torrenciais, abandonos, etapas encurtadas e duríssimas para pilotos e equipamento, penalizações que alteravam a tabela de tempos em várias ocasiões e, principalmente, falta de de informação para o público do mundo todo que ama o off road e o Dakar. Veículos de imprensa tiveram que se desdobrar para obter dados confiáveis para levar aos seus leitores ávidos por notícias do desempenho de seus ídolos.

Jean Azevedo

Jean Azevedo

Talvez a maior perda deste Dakar em termos de competitividade tenha sido o tombo sofrido por Paulo Gonçalves (Honda) que o tirou da competição na 11ª etapa, quando o português era terceiro na classificação geral e um dos favoritos a quebrar a hegemonia da KTM. Com isso a coisa ficou fácil para a marca austríaca, que tirou proveito do azar dos adversários e chegou ao título.

Outra perda sentida, principalmente pelos brasileiros, foi a desistência de Jean Azevedo (Honda) na 5ª etapa. Jean havia sofrido queda na etapa anterior, sofrendo danos físicos que lhe impediam de uma tocada 100%. Devido às poucas chances de um bom resultado, decidiu ceder o radiador da sua moto para o companheiro de marca Javier Pizzolito que teve a peça da moto perfurada por um galho e teria que abandonar caso não recebesse a peça da moto de Jean – estavam em uma etapa-maratona, situação em que os pilotos não podem receber ajuda da equipe de apoio.

Publicidade

Resultado final acumulado:

Resultado final do Dakar 2016

Resultado final do Dakar 2016

A edição de 2016 do Rally Dakar acabou, mas estaremos aqui no ano que vem para trazer todas as notícias da edição de 2017. Até lá amigos!

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.