Publicidade

Esta décima etapa parece que o Rally voltou ao normal. Sem interrupções ou mudanças nas especiais por causa do mau tempo, bem ao contrário, com muito calor, Joan Barreda Bort (Honda #11) venceu pela terceira vez neste Dakar, após a penalização sofrida por Michael Metge (Honda #24), que chegou em primeiro na etapa, mas não saboreou a vitória porque pulou um waypoint, local imaginário indicado no roadbook e que todos devem passar.

Stefan Svitko foi o segundo na etapa (Foto Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

Stefan Svitko foi o segundo na etapa (Foto Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

A liderança na competição segue com a Sam Sunderland (KTM #14) que, aliás, puxa a fila para a marca austríaca, que tem ainda Matthias Walkner (KTM #16) e Gerard Farres Guell (KTM #8)  nas segunda e terceira posições respectivamente. Depois aparece a Yamaha de Adrien Van Bereven (Yamaha #6) e a Honda de Joan Barreda Bort (Honda #11).

A etapa de hoje saiu de Chilecito e percorreu 721 km até San Juan, com uma especial cronometrada longa, de 449 km. Na prática, se algo havia para ser modificado poderia ter sido hoje ou ainda poderá ser na etapa de amanhã, já que a última etapa é praticamente um deslocamento até Buenos Aires, no sábado, dia 14/1. Assim a tensão aumentou hoje e segue alta amanhã com a 11ª etapa, que percorrerá as dunas de San Juan logo no início da especial e que vai encantar os pilotos que curtem velocidade mais altas em pistas do tipo WRC que rasgam a região de Córdoba, na Argentina.

Publicidade
Barreda venceu pela terceira vez neste Dakar (Foto DPPI)

Barreda venceu pela terceira vez neste Dakar (Foto DPPI)

Hoje, o fato importante foi o abandono do chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna #3), que contava com esta etapa para colocar alguma pressão sobre o líder Sunderland, já que o chileno era o segundo na classificação geral. No entanto, com um início de etapa catastrófico, quando ele ficou perdido por mais de uma hora procurando o caminho, e também com uma queda preocupante na segunda parte da especial, o chileno Quintanilla engole seu terceiro abandono do Rally.

Sam Sunderland ainda lidera (Foto DPPI)

Sam Sunderland ainda lidera (Foto DPPI)

Uma boa surpresa é a presença do argentino Franco Caimi (Honda #67) na terceira posição na etapa e que agora ocupa a 9ª colocação na classificação geral. Já é, de longe a grande revelação do Dakar 2017 nas Motos. Dos brasileiros, Richard Fliter (Honda #159) terminou esta etapa na 79ª posição e ocupa a 59ª posição na classificação geral. O outro brasileiro que largou hoje, Ricardo Martins (Yamaha #164) não completou a etapa até o fechamento desta reportagem.

Publicidade

Para saber como foram as etapas anteriores, clique:

Etapa 1 / Etapa 2 / Etapa 3 / Etapa 4 / Etapa 5 / Etapa 6 / Etapa 7 / Etapa 8 / Etapa 9

Classificação Dakar 2017 – 10ª etapa / MOTOS

P

#

Nome

País

Marca

1 11 Joan Barreda Bort Espanha Honda
2 2 Stefan Svitko Eslováquia KTM
3 67 Franco Caimi Argentina Honda
4 31 Pierre Alexandre Renet França Husqvarna
5 5 Helder Rodrigues Portugal Yamaha
6 25 Ivan Cervantes Montero Espanha KTM
7 26 Adrien Metge França Sherco
8 17 Paulo Gonçalves Portugal Honda
9 45 Ondrej Klymciw Rep. Checa Husqvarna
10 16 Matthias Walkner Austria KTM
79 159 Richard Fliter Brasil Honda
? 164 Ricardo Martins Yamaha

Classificação Dakar 2017 – Geral / MOTOS

P

#

Nome

País

Marca

1 14 Sam Sunderland Inglaterra KTM
2 16 Matthias Walkner Austria KTM
3 8 Gerard Farres Guell Espanha KTM
4 6 Adrien Van Bereven França Yamaha
5 11 Joan Barreda Bort Espanha Honda
6 31 Pierre Alexandre Renet França Husqvarna
7 17 Paulo Gonçalves Portugal Honda
8 23 Xavier De Soutrait França Yamaha
9 67 Franco Caimi Argentina Honda
10 2 Stefan Svitko Eslováquia KTM
59 159 Richard Fliter Brasil Honda
? 164 Ricardo Martins Yamaha

dakar-pronto

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.