Toby Price devorou a segunda etapa do Rally Dakar 2017

Dakar 2017, 2º dia: vitória do campeão Toby Price

Esta é a nona ocasião consecutiva que a Argentina sedia o Rally Dakar e, mais uma vez, ela presenciou um Toby Price (Red Bull Factory Team KTM, #1) intocável. O piloto australiano brilhou em São Miguel de Tucumã e venceu a etapa, com mais de três minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Matthias Walkner (Red Bull Factory Team KTM, #16). Desta vez quem chegou, mas não levou foi Walkner, punido com 5 minutos por excesso de velocidade. Com o resultado, Toby, campeão do Dakar 2016, assume a ponta na classificação, mesmo com o tímido sétimo lugar conquistado na primeira etapa.

Toby Price devorou a segunda etapa do Rally Dakar 2017 (Foto: DPPI)

Toby Price devorou a segunda etapa do Rally Dakar 2017 (Foto: DPPI)

A segunda etapa do Rally Dakar iniciou em Resistencia e fora até San Miguel, totalizando 803 km em solo argentino, dos quais 275 cronometrados. Price concluiu a prova em 02:37:32, mostrando que está preparado para mais uma grande temporada, como fez desde sua estreia na competição, em 2015, quando obteve o terceiro lugar na classificação final. Mais do que isto, o resultado do segundo assalto aponta que, de fato, a KTM é o alvo a ser abatido pelos rivais: dos 5 primeiros colocados, três pilotam motos da marca austríaca.

Após Price, finalizaram o desafio no menor tempo Paulo Gonçalves (Monster Energy Honda Team, #17)Xavier De Soultrait (Viltais Racing Team HFP, Yamaha, #23), Sam Sunderland (Red Bull Factory Team KTM, #14) e pelo chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna Factory Rally Racing Team, #3). Esta etapa também começa a deixar competidores pelo caminho. Largaram 142 pilotos com motos e apenas 132 a concluíram.

rally dakar 2017

Juan Pedrero venceu a primeira etapa, mas teve desempenho tímido na segunda. Foto: Florent Gooden / DPPI

Segundo a organização do evento, esta região da Argentina ainda não havia sido explorada em edições anteriores do rali, onde os pilotos sofreram com o forte calor e  correram por pistas estreitas, que lembram o cerrado africano, onde também era necessário “prestar atenção especial aos numerosos animais selvagens” ao longo da etapa. “As condições eram difíceis por causa do forte calor e a poeira. Você tinha que ter muito cuidado com as vacas que cruzavam a pista em alguns lugares. Estou mais acostumados a ver cangurus … mas no final eu consegui vencer a etapa. Já começou o rali e estou pronto para o dia seguinte”, declarou o vencedor, Toby Price.

O estreante Caselani sofreu com o calor, mas concluiu bem a etapa (Foto: Marcelo Machado Melo/ Fotop / Vipcomm)

O estreante Caselani sofreu com o calor, mas concluiu bem a etapa (Foto: Marcelo Machado Melo/ Fotop / Vipcomm)

A terceira etapa sairá de San Miguel de Tucumán até San Salvador de Jujuy, também na Argentina. Desta forma, pilotos e navegadores percorrerão um total de 780 km, dos quais 364 km cronometrados.

Brasileiros em destaque no Dakar

Marcelo Medeiros (Taguatur Racing Team, #271) obteve mais um grande resultado no rali, concluindo a etapa na quinta colocação com seu quadriciclo Yamaha YFM 700R. Com o resultado ele está no terceiro lugar da classificação geral, 4 minutos atrás do primeiro colocado, Pablo Copetti. Nas motos, Ricardo Martins (Yamaha #164) fez boa prova e terminou a segunda etapa no 42º lugar. Gregório Caselani (Honda #158) foi o 62º, e Richard Fliter (Honda #159) subiu da 64ª para a 75ª colocação, comparando as duas primeiras etapas já realizadas.

Classificação Dakar 2017 – 2ª etapa / MOTOS

P

#

Nome

País

Marca

1 1 Toby Price Australia KTM
2 17 Paulo Gonçalves Portugal Honda
3 23 Xavier De Soultrait França Yamaha
4 14 Sam Sunderland Inglaterra KTM
5 3 Pablo Quintanilla Chile Husqvarna
6 2 Stefan Svitko Eslováquia KTM
7 9 Ricky Brabec EUA Honda
8 11 Joan Barreda Bort Espanha Honda
9 8 Gerard Farres Guell Espanha KTM
10 43 Rodney Faggotter Australia Yamaha
41 164 Ricardo Martins Brasil Yamaha
62 158 Gregório Caselani Honda
64 159 Richard Fliter Honda

 

Classificação Dakar 2017 – Geral / MOTOS

P

#

Nome

País

Marca

1 1 Toby Price Australia KTM
2 17 Paulo Gonçalves Portugal Honda
3 14 Sam Sunderland Inglaterra KTM
4 23 Xavier De Soultrait França Yamaha
5 3 Pablo Quintanilla Chile Husqvarna
6 9 Ricky Brabec EUA Honda
7 2 Stefan Svitko Eslováquia KTM
8 11 Joan Barreda Bort Espanha Honda
9 12 Juan Pedrero Garcia Espanha Sherco
10 8 Gerard Farres Guell Espanha KTM
46 164 Ricardo Martins Brasil Yamaha
62 158 Gregório Caselani Honda
64 159 Richard Fliter Honda

dakar-pronto



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.