Publicidade

A primeira etapa marroquina, que prevˆ tradicionalmente uma adapta‡Æo progressiva ao terreno africano, dar  lugar, este ano, a uma mudan‡a muito mais brutal.

O tra‡ado oferece as armadilhas cl ssicas que os fi‚is do Dakar j  estÆo habituados a enfrentar, tais como as pistas t‚cnicas e pedregosas, mas ‚ no dom¡nio da navega‡Æo que os pilotos e os co-pilotos terÆo uma surpresa. A aplica‡Æo das novas regras que condenam o GPS ao mutismo dever  semear a confusÆo junto de todos os aficionados da tecnologia. Sendo, doravante, o road-book a £nica fonte de informa‡Æo dispon¡vel, a caravana poder  come‡ar a dispersar-se ainda hoje.

Nas motos, nestas condi‡äes, seria muito fantasista apostar no vencedor de ontem, Ruben Faria, o qual disputa o seu primeiro rally raid e que jamais assentou as suas rodas em µfrica. Nos carros, em contrapartida, este primeiro teste poder  dar-nos o panorama sobre as possibilidades de sucesso de Carlos Sainz, que beneficia da sabedoria de um co-piloto experimentado, Andreas Schulz, anterior vencedor do Dakar na companhia de Hiroshi Masuoka.

3¦ etapa: Nador > Er Rachidia
Deslocamento 237 km – Especial 314 km – Deslocamento 121 km – Total 672 km

Publicidade

11:21 – moto – Esteve avan‡a
O l¡der da classifica‡Æo geral, que partiu esta manhÆ na segunda posi‡Æo, passou o km 80 da especial com um avan‡o de cerca de dois minutos sobre um grupo no qual se encontrava, entre outros, Ruben Faria, o vencedor da especial de ontem.

11:43 – moto – Caldecott lidera
Depois da passagem de duas dezenas de motos pelo CP1, ap¢s 122 km de especial, o australiano Andy Caldecott registra o melhor tempo. Tem uma vantagem de 51” sobre Carlo de Gavardo na classifica‡Æo provis¢ria e 1’11” sobre Cyril Despres. O atual l¡der da classifica‡Æo geral, Isidre Esteve Pujol, passou o primeiro posto de controlo 7’09” depois de Caldecott.

12:13 – autom¢vel – Os primeiros carros j  sa¡ram
Duas dezenas de carros j  partiram para a especial. Se os motociclistas, na sua maioria, partiram com a frescura matinal, neste momento o clima est  completamente seco e a temperatura ‚ muito agrad vel para o percurso. Carlos Sainz, vencedor das duas primeiras especiais do rally, comanda, de momento, a corrida.

13:18 – autom¢vel – Schlesser tem o melhor tempo no CP1
Depois da passagem de cerca de 20 carros, Jean-Louis Schlesser, o Raposa do Deserto, consegue o melhor tempo provis¢rio no CP1. Giniel D Villiers, com 56”, vem logo a seguir a Schlesser, nesta classifica‡Æo provis¢ria. O duplo vencedor japonˆs Hiroshi Masuoka marcou com 1’11”, Kleinschmidt com 1’57” e Gordon com 2’23”. O l¡der da classifica‡Æo geral, Carlos Sainz, que partiu s¢ e com a desvantagem de “fazer” a pista, fechou esta primeira parte do percurso com 5’50” de atraso em rela‡Æo a Schlesser.

Publicidade

13:33 – autom¢vel – Hiroshi Masuoka comanda a prova
Carlos Sainz, que assumiu, esta manhÆ, a responsabilidade de abrir a pista no in¡cio desta especial, foi apanhado por Hiroshi Masuoka. Depois de algumas hesita‡äes por parte do l¡der da classifica‡Æo geral, o japonˆs ultrapassou, finalmente, Carlos Sainz.

13:39 – moto – Caldecott ainda mais r pido no CP2
Andy Caldecott fez o melhor tempo no segundo CP. O piloto da equipe KTM Repsol tem 2’35” de vantagem sobre Andy Grider e 3’28” sobre De Gavardo. Overall leader Isidre Esteve vem logo atr s com 12’19”.

14:02 – bike – Despres: novo l¡der na geral
Depois de conquistar a terceira posi‡Æo na especial de hoje, Cyril Despres passa a liderar a classifica‡Æo geral da competi‡Æo. O francˆs tem uma vantagem de 1’16” sobre Marc Coma, e 1’39” sobre o piloto privado Pellicer.

O brasileiro Jean Azevedo foi o 21§ colocado na especial de hoje, e ocupa a 22a posi‡Æo na geral.

Publicidade