Publicidade

Bem-vindos … Mauritƒnia – Entrar na Mauritƒnia reveste-se de um grande significado para os concorrentes do Dakar; as primeiras dificuldades e, em especial, as pistas acidentadas do Marrocos, ficaram para tr s.

O percurso para Zouerat ‚ longo com um longo deslocamento de 336 km que obriga os concorrentes a levantarem-se excepcionalmente cedo. Por conseguinte, foi desenhada uma especial de transi‡Æo de dificuldade m‚dia. Depois de um in¡cio um pouco t‚cnico, os pilotos correrÆo completamente fora da pista mas sobre um piso que ‚ globalmente mais r pido. Mas vai ser preciso ter cuidado com a navega‡Æo porque haver  cada vez menos pontos de referˆncia.

Neste tipo de configura‡Æo, os pilotos terÆo todas as oportunidades para seguir o rastro daqueles que largarÆo na frente. Os trˆs primeiros da etapa de ontem, Despres, Coma e Esteve, poderÆo mesmo ser alcan‡ados por dois ou trˆs companheiros menos amea‡adores, em termos de classifica‡Æo geral, mas que podem logicamente tentar ganhar a etapa. Gavardo, Caldecott, Casteu ou Ullevalster estÆo bem colocados para isso.

Jean Azevedo #7 ontem terminou o dia na 13a posi‡Æo da especial, e 13a posi‡Æo na classifica‡Æo geral. O outro brasileiro competindo com moto, Bernardo Bonjean #220, terminou a especial de ontem na 154a posi‡Æo, e ocupa a 144a posi‡Æo na classifica‡Æo geral.

Publicidade

5¦ etapa: Tan Tan > Zou‚rat
Deslocamento 336 km – Especial 444 km – Deslocamento 12 km – Total 792 km

11:37 – moto – Esteve mais r pido no CP1
Depois de 221 km de corrida (CP1), Isidre Esteve Pujol estabeleceu o melhor tempo com 54” de vantagem sobre Marc Coma e 2’24 sobre Despres. Os trˆs primeiros da etapa de ontem, que tamb‚m sa¡ram … frente esta manhÆ, seguem praticamente juntos. Em contrapartida, Ruben Faria e Gavardo que sa¡ram a seguir, devem ter cometido um erro de navega‡Æo porque passaram no CP1 com 23′ de atraso em rela‡Æo a Isidre Esteve.

11:40 – moto – Despres parado no km 273
Cyril Despres sofreu uma queda no km 273. Marc Coma e Isidre Esteve que pilotavam juntos ao francˆs, pararam para acionar o alarme Iritrack. Mas tudo indica que Despres esteja bem e consertando sua moto para continuar, enquanto os dois pilotos espanh¢is partem.

11:42 – moto – Despres volta para a moto
Depois de cair no km 273, Cyril Despres volta a pilotar. Enquanto consertava sua moto perdeu algum tempo em rela‡Æo a seus advers rios, Marc Coma e Isidre Esteve que estÆo pilotando pr¢ximos um ao outro.

Publicidade

12:38 – moto – Quatro pilotos juntos antes do CP2
Quatro pilotos estavam rodando juntos, faltando 9 km para chegar ao CP2 (km 360): Coma, Esteve, Despres e De Gavardo… Com aproximadamente 10 minutos de diferen‡a, Andy Caldecott est  vindo s¢.

12:54 – moto – De Gavardo ‚ o mais r pido no CP2
Quatro pilotos chegaram juntos no CP2 (km 360): Coma, De Gavardo, Despres e Esteve. Baseado em suas posi‡äes de largada, o mais r pido foi Carlo De Gavardo, que largou na quarta posi‡Æo, logo atr s de seus companheiros.

12:55 – moto – Os quatro ainda juntos
Faltando 40km para o final da especial, os quatro pilotos da ponta ainda seguem juntos: De Gavardo, Despres, Coma e Esteve.

13:21 – moto – Vit¢ria de Carlo de Gavardo
O chileno da equipe KTM – Repsol conquistou o melhor tempo da especial, a 3’52 de Esteve, a 5’55 de Coma e a 8’13 de Despres. Marc Coma conserva o comando da classifica‡Æo geral e aumenta a sua vantagem sobre Despres para 3’43”, e 4’25” sobre Esteve.

Publicidade

13:23 – moto – Despres com a clav¡cula quebrada
Cyril Despres, que caiu ao km 273 da especial, tem dores na clav¡cula esquerda. Quando chegou ao final da especial revelou que a clav¡cula pode estar quebrada.

13:40 – moto – Despres no centro m‚dico
O francˆs Cyril Despres est  no momento fazendo raio-x de sua clav¡cula no centro m‚dico do bivouac de Zouerat.

Na especial de hoje, Jean Azevedo largou na 14a posi‡Æo; passou no CP1 na 7a; passou no CP2 na 11a; terminou a especial na 12a posi‡Æo; e ocupa a 12a posi‡Æo na geral (provis¢rio e sujeito a altera‡Æo).