Publicidade

Sistema já equipa o Roadster Sport 2010 da Tesla Motors

A Dana desenvolveu um trocador de calor Long® projetado para prolongar a vida útil da bateria de veículos híbridos e elétricos. A tecnologia pioneira está sendo fornecida para o Roadster Sport 2010, modelo recentemente lançado totalmente elétrico produzido pela Tesla Motors.

A vida útil das baterias de íons de lítio depende da manutenção de um temperatura de operação otimizada. A tecnologia especial de troca de calor desenvolvida pela Dana refrigera a bateria do Roadster, transferindo o calor gerado para o sistema de controle climático do veículo. Com isso, permite manter a bateria em temperatura ideal durante o funcionamento, ajudando dessa forma a prolongar a sua vida útil da bateria. A montagem de um sensor de temperatura proporciona controle contínuo do sistema climatizador.

“A Dana está dedicada a fornecer as melhores práticas de engenharia e capacidade de fabricação aos fabricantes de veículos elétricos, como a Tesla Motors,” disse o presidente e CEO da Dana, James Sweetnam. “Nossas avançadas soluções tecnológicas para baterias irão ajudar a impulsionar nosso crescimento neste estimulante segmento de mercado.”

Publicidade

Os engenheiros da Dana construíram o trocador de calor utilizando um processo patenteado de brasagem de alumínio, que assegura a limpeza dos fluidos refrigerantes do controle climático e da bateria. O uso de ligas de alumínio de alta resistência proporciona maior rigidez ao material e contribui para a redução de peso. Além disso, o desenho compacto do resfriador também possibilita uma significativa economia de espaço – importante para auxiliar os engenheiros a acomodarem a bateria de 6.800 células do Roadster.

“As capacidades avançadas de fabricação da Dana, tais como o nosso processo de brasagem singular, combinadas com o compromisso contínuo de pesquisa para o segmento de híbridos e elétricos, posicionam a empresa como um valioso contribuinte neste novo e emergente segmento de baterias de veículos híbridos,” disse Ted Zielinski, diretor de engenharia do Grupo de Produtos Térmicos.

A Dana desenvolveu e fabrica o trocador de calor o Long® em seu avançado centro de engenharia em Oakville, Ontario, Canadá.