Publicidade

Após grande expectativa, a promessa de Dani Pedrosa de anunciar seu futuro durante a etapa da MotoGP no circuito de Sachsenring, onde acontece o Grande Prêmio da Alemanha neste final de semana, foi cumprida logo no primeiro dia de treinos. O piloto espanhol de 32 anos anunciou sua aposentadoria como piloto ao final desta temporada, encerrando uma carreia de 18 anos nas pistas.

O início da carreira de Dani Pedrosa

O início da carreira de Dani Pedrosa

Nos bastidores ainda se especulava a ida de Pedrosa para a nova equipe satélite da Yamaha, a SIC Racing Team para a temporada 2019, mas o piloto nada falou sobre isso e deixou todo o mercado em alerta para sua decisão de hoje que, finalmente, encerra um longa relação com a HRC – Honda Racing Corporation.

Dani Pedrosa sempre esteve com a Honda

Dani Pedrosa sempre esteve com a Honda

Publicidade

“Eu já pensava no assunto há muito tempo e para mim é uma decisão muito difícil, pois faço realmente o que amo fazer. Porém pesam na balança vários outros fatores e que, nesta fase da minha vida surgem como prioridades. Gostaria no entanto de expressar o meu agradecimento por esta longa jornada e a todos aqueles que me apoiaram como a Honda, a Dorna e aos amigos e fãs que sempre estiveram presentes nos momentos mais difíceis. Ofereci sempre o máximo de mim dentro e fora da pista e é assim que quero ser lembrado”, disse o emocionado piloto para um multidão de jornalistas na sala de conferência de Sachsenring hoje cedo.

Dani Pedrosa venceu 3 títulos mundiais: 2 na antiga 250 cc e 1 na 125 cc

Dani Pedrosa venceu 3 títulos mundiais: 2 na antiga 250 cc e 1 na 125 cc

Junto com ele estava o chefão da Dorna, Carmelo Ezpeleta, que anunciou que o ainda piloto da Honda será consagrado como Lenda do MotoGP na última corrida da temporada – e também de sua carreira – o Grande Prêmio da Comunidade Valenciana, em novembro deste ano. Durante a conferência com a imprensa, o piloto espanhol de Sabadell não escondeu a emoção ao ser indagado sobre o momento mais intensamente vivido por ele nesses 18 anos nas pistas. “Aquele momento que guardo com maior carinho foi quando comecei a correr em Jarama. Eu era muito pequeno e não imaginava que poderia chegar até aqui”, disse Pedrosa.

Na MotoGP, Dani Pedrosa mostrou valor e competitividade, mas não conseguiu seu tão sonhado título

Na MotoGP, Dani Pedrosa mostrou valor e competitividade, mas não conseguiu seu tão sonhado título

Publicidade

Dani Pedrosa: só faltou um título na MotoGP

A história de Dani Pedrosa na principal categoria do motociclismo mundial começou em 2001. Foram três títulos mundiais, dois na antiga categoria 250 cc e um na 125 cc, além de 54 vitórias. Destas, desde que está na categoria máxima – MotoGP – desde 2006, Pedrosa venceu pelo menos uma corrida por temporada, o que ainda não aconteceu em 2018. Vale lembrar ainda que dos pilotos em atividade na MotoGP, Pedrosa e Valentino Rossi são os únicos que já ultrapassaram os 4000 pontos conquistados. Para Dani Pedrosa, falto mesmo apenas um título da MotoGP.

Fotos: MotoGP.com

Separador_MotoGP

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.