Publicidade

Um dos destaques do BMX nacional, o paulista Daniel Brito ser  uma das atra‡äes do Bicicross Americaïs 2008, competi‡Æo internacional que serve de prepara‡Æo para os pilotos que buscam uma vaga nos Jogos Ol¡mpicos de Pequim.

Natural de Campo Limpo Paulista, o jovem piloto de 19 anos ‚ o atual vice-campeÆo da disputa e est  pronto para lutar por seu primeiro t¡tulo no evento, programado para o per¡odo de 15 a 17 de fevereiro, na pista do Conjunto Monte Verde, em Paul¡nia (SP). Daniel, ao lado de Deivlin Baltazar, vencedor do ano passado, e de alguns dos melhores pilotos do pa¡s tentar  manter a hegemonia nacional contra representantes de outros quatro pa¡ses: Argentina, Col“mbia, Estados Unidos e Venezuela. A Rede Globo de TelevisÆo mostrar  a final de domingo ao vivo, dentro do Esporte Espetacular, a partir das 9h30.

Depois ficar nas oitavas-de-final em 2006 e com o vice-campeonato em 2007, Daniel Brito est  preparado para tentar o t¡tulo do Bicicross America’s. “Treinei muito para os eventos no Chile e Argentina, bem como para a prova em Paul¡nia. Afinal, ela acontece na pista que eu mais gosto e quero melhorar meu desempenho”, explica o piloto, que compete na modalidade desde os nove anos e soma um vice no Mundial de 2002, em Paul¡nia, trˆs t¡tulos nacionais e quatro paulistas. Ele corre com o apoio da Oakley e Prefeitura de Jarinu.

Na opiniÆo de Daniel, o evento tem tudo para ser muito forte. “Teremos os melhores do Brasil e destaques de outros pa¡ses em um momento importante, pois todos estÆo pensando nos Jogos Ol¡mpicos. Por isso, minha prepara‡Æo foi pensando em correr bem e seguir animado para as seletivas. Espero que meus planos dˆem certo”, explica o paulista, que integra a sele‡Æo brasileira e est  em primeiro lugar na briga por uma vaga em Pequim.

Publicidade

Mais de 90 pilotos j  confirmaram presen‡a na prova deste ano, comprovando o crescimento do evento. Os destaques sÆo Deivlin Baltazar, atual campeÆo; Hudson Peixoto, vice-campeÆo brasileiro e que representou o pa¡s no Pan-Americano Rio 2007; Mauro Aquino, campeÆo brasileiro em 2007 e outro integrante da equipe do Pan do Rio; Rodrigo Alarcon, campeÆo brasileiro j£nior do ano passado; e Edson Marco Jr., vice-campeÆo brasileiro j£nior na temporada passada. Entre os estrangeiros, estÆo os argentinos Ramiro Marino e Martin Costigliolo, o norte-americano Ronald Vega, o colombiano Jos‚ Luiz Dias e o venezuelano Javier Reyes.

A programa‡Æo oficial come‡ar  nesta sexta-feira, com os treinos livres e entrega de placas de identifica‡Æo no Conjunto Monte Verde. No s bado, a partir das 13 horas, serÆo realizadas as tomadas de tempo, para determinar os 56 pilotos que participarÆo da final de domingo, ao lado dos convidados e dos melhores de 2007. A programa‡Æo de domingo ser  aberta com os treinos das 8 …s 9 horas, vindo em seguida o in¡cio da prova principal.

O Bicicross Americaïs 2008 tem realiza‡Æo e organiza‡Æo da Yescom. A supervisÆo ‚ da UniÆo Internacional de Ciclismo (UCI), Confedera‡Æo Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federa‡Æo Paulista de Ciclismo (FPC). O patroc¡nio ‚ de Goodyear, Wizard, Oi e Caixa, com apoio especial da Prefeitura de Paul¡nia e Secretaria de Esportes e Recrea‡Æo.