Publicidade
Foto: Dário Julio e Sandro, 1º colocado

Foto: Dário Julio e Sandro, 1º colocado

O piloto mineiro, Dario Julio Lopes de Souza, confirmou o favoritismo e foi o grande campeão da quarta edição do Enduro dos Guimarães conquistando seu tri campeonato da prova, que aconteceu dias 1, 2 e 3 de maio em Cuiabá.

O mato-grossense Fabiano de Souza Pereira, vulgo Cavalo Queimado, natural de Nova Mutum, foi o melhor mato-grossense colocado, e o sétimo na categoria master. Organizadores, patrocinadores, pilotos e acompanhantes reuniram-se na noite de ontem (03.04) para assistir a premiação que aconteceu tradicionalmente no Café Cancun.

Durante a solenidade, foram premiados com troféus os quatro primeiros colocados da categoria Estreantes, os dez primeiros colocados da Novatos e os cinco primeiros da Over 40, da Sênior e da Máster.

Publicidade

Durante a cerimônia, o organizador da prova, Luiz Fernando Gondim destacou o caráter pioneiro da prova ao utilizar pela primeira vez, em uma prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, PCs totalmente eletrônicos, via GPS. “Essa prova será um divisor de águas nos enduros de regularidade. Quebramos paradigmas e abrimos as portas para uma nova era no Campeonato Brasileiro ao utilizar essa nova tecnologia com 100% de acerto, sem nenhum erro sequer, nenhum backup utilizado, nenhum recurso, nenhuma reclamação de piloto referente a resultado, enfim, sucesso total”, comenta.

Alex Neves, membro da Comissão Nacional do Enduro e representante da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), elogiou a iniciativa e organização da prova. “Luiz Fernando e toda a equipe estão de parabéns. Sempre ouvimos falar muito bem da prova, e vindo aqui e presenciando tudo, eu tive a oportunidade de comprovar isso. Sem dúvidas esta é uma das melhores provas de regularidade do país e tem tudo para permanecer no campeonato brasileiro”, afirma Neves.

O presidente da Federação Mato-grossense de Motociclismo, Nelson Roberto Campos, também elogiou a organização da prova. “Luiz Fernando, Haroldo, Edmilson e toda turma merecem os cumprimentos por mais uma prova realizada com maestria. A utilização do GPS trazia risco por ser algo nunca utilizado antes, mas só comprova a eficiência e dedicação da equipe na estruturação da prova”.

O campeão da prova na principal categoria foi o piloto mineiro, Dario Julio. De acordo com ele, a briga pelo Campeonato Brasileiro ainda está longe de ser definida. “Ainda é cedo pra falar sobre a decisão do campeonato, mas a expectativa é boa, se eu manter esse ritmo nas provas, dá pra chegar lá”, afirmou o piloto que detém a liderança atual do campeonato, com 30 pontos de diferença entre o segundo colocado.

Publicidade

O piloto capixaba de Guaraparí, Sandro Hoffman, ficou em segundo lugar no Guimarães. Experiente, o piloto exaltou o nível da competição. “As trilhas aqui são difíceis e com médias altas, mas é um tipo de trilha boa para andar, com nível de exigência técnica alto. A prova em si foi excelente! Organização perfeita. Mais uma vez foi show de prova”, afirmou Sandro.

Na categoria Over 40, mereceram destaque os pilotos Péricles Dutra, Eder Silveira Marcondes e Amilar José Rodrigues, todos competidores de outros estados, sendo representantes do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais respectivamente. Péricles ficou em primeiro lugar, Eder em segundo e Amilar em terceiro, sendo Eder o líder atual do Campeonato Brasileiro na categoria. “A prova teve um nível técnico muito bom que exigiu um certo grau de experiência dos competidores. O condicionamento físico foi fundamental para manter uma boa média na prova, principalmente no segundo dia que teve uma seqüência de trilhas difíceis, com médias altas, que não deixavam tolerância para erros. A organização está de parabéns por uma prova tão bem organizada”, afirma Eder, mais conhecido como Rato.

A categoria Sênior teve podium inteiramente mato-grossense. Com um empate de pontos na primeira colocação, o desempate foi definido pela regras do regulamento da CBM. Ganharam troféus os pilotos Rodrigo Silveira, vulgo Polenta, de Sapezal, Milvo Marcelo Prevedello, de Primavera do Leste, e Cladinilson Rogério Lemanski de Sinop, respectivamente primeiro, segundo e terceiro colocado.

Atletas mato-grossenses surpreenderam – Na prova do Enduro dos Guimarães, válida para a 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, 3ª Etapa do Campeonato Mato-grossense de Enduro nas categorias Novatos, Júnior e Sênior, os mato-grossenses pontuaram tanto no campeonato Estadual quanto no Brasileiro.

Publicidade

Na categoria Novato quem se deu bem foi o piloto Ulisses Bernardon, de Nova Mutum, que ficou em primeiro lugar. Silvio Cesar, de Lucas do Rio Verde, ficou em segundo e em terceiro, Digo Bitunhoni, de Cuiabá.

Já na categoria Júnior, o primeiro, segundo e terceiro lugares foram respectivamente dos pilotos Leandro Fischer, de Sapezal, Fábio Beal, de Sorriso e Rodrigo Gasques Pedroso, de Cuiabá.

Fischer, que arrebatou a primeira posição do podium na categoria comentou o nível técnico da prova. “Estava bem difícil, com médias altas e trilhas com muitas pedras, mas teve um ritmo bom, gostosa de fazer”. Fischer participou de três das quatro edições do Enduro dos Guimarães, e agora com a vitória, pretende participar sempre. “A vitória serve como estímulo pra estar sempre participando das competições. Eu não esperava ser o primeiro colocado, mas foi uma ótima surpresa”, assume.

A nova categoria Estreantes também foi premiada, e os três primeiros colocados foram Humberto Mafissoni, Felipe Luis Cenedese e Herder Cardoso Oliveira, todos de Cuiabá.