Publicidade

Decidido, escape, nicho, teste, fronteira, barulho, etc

Como tenho s¢ 1,70 m, tava at‚ pensando em trocar minha XT660 2007 por uma MT-03 mas, como eu j  desconfiava, o teste do Professor Tite comprovou que a XT ‚ melhor em v rios aspectos, especialmente conforto do garupa e suspensÆo. Assim, vou economizar meu $$ e continuar contando com minha “cavala”, afinal, pra que servem os meio-fios?
Marcelo – Montes Claros/MG

Escape
Caro Doc. A instala‡Æo de escapamento esportivo requer necessariamente um ajuste de carbura‡Æo? Tenho uma Comet 250, comprei o escape, mas depois de ler no termo de garantia que diz que tal ajuste se faz necess rio, abortei a missÆo. Tal instala‡Æo prejudica o desempenho?
Jos‚ – SÆo Paulo, SP

R: S¢ a instala‡Æo de um escape menos restritivo s¢ vai aumentar o barulho! Vc precisa realmente mexer na carbura‡Æo para se adequar aos novos n¡veis de sa¡da dos gases.

Publicidade

Nicho
Ola Dr. Tite, me diga a¡, o que aconteceu com os “nichos” de mercado das 300 cc e 350 cc? Existe atualmente alguma moto sendo vendida no Brasil entre 300 e 350 cilindradas? Existe alguma previsÆo ou conhecimento seu a respeito de lan‡amentos nessas cilindradas ou a ind£stria das motos t  comendo barriga neste mercado? sinto maior saudade de motos como a Sahara 350, vi£va negra e as boas CBs 360…
Eddie – Campo Grande/MS

R: Vc est  certo, as 350 viraram 400! Mas esquece a CB 360 foi um dos maiores fracassos da Honda no mundo, ao contr rio da CB 350, que vendeu que nem pÆo quente. Ali s, ‚ uma das poucas cl ssicas que eu teria.

Teste
Grande Tite, que tal um comparativo entra a MT-03 e a GS 500 mesmo tenho uma diferen‡a entre 30% no pre‡o acho valido.
fabio – vitoria ES

R: Pow, ningu‚m quer me ver parado?

Publicidade

Fronteira
Tite, vc deveria vir … fronteira fazer uma mat‚ria sobre as motos daqui. Sabe o tal do fat cat que vc mostrou novamente recentemente? Aqui tem! Aqui tem de tudo! Se aquela reportagem da globo sobre as motos tivesse sido feita aqui, mostrando a ponte da amizade, a visÆo de todos acerca dos motociclistas com certeza seria bem pior. Esta cidade ‚ um caos sobre 2 rodas. Vocˆ tem que ver na ponte da amizade: algumas centenas de motos juntas, emboladas, uma polenta s¢, em um espa‡o min£sculo, todas buzinando, batendo umas nas outras e nos carros.  horrorizante. A quem falou mal da globo naquela reportagem feita no Rio e em SP, agrade‡am por ela nÆo ter sido gravada aqui em Foz.
Tiago – Foz do Igua‡u – PR

R: Outro que quer me ver trabalhando. O que vcs tˆm contra mim?

Barulho
Comprei uma Fazer 250, com previsÆo de entraga dia 19/02/2008. Tenho lido bastante sobre a referida moto, e um topico que me chamou a aten‡Æo foi sobre um ruido no motor, que alguns classificam como uma pe‡a solta, outros como a vibra‡Æo das valvulas, e tamb‚m que o mesmo pode parecer maior em razÆo do silencioso muito eficiente, alguns alegam que alem do silencioso eficiente o sistema de libera‡Æo do calor tambem permite maior transposi‡Æo de som. Mas todos falam que nÆo e defeito mas uma caracteristica do motor. Gostaria de solicitar uma informa‡Æo tecnica sobre este ruido, que nÆo conhe‡o, por ainda nÆo tera posse da minha moto.
Claudio – Nepomuceno – MG

R: ClaudiÆo, se vc leu tudo a respeito deve ter lido um tal Motonline. Nele eu expliquei o motivo desse barulho.

Publicidade

Sorteio
Glorioso Tite, olha a mirabolante id‚ia que eu tive: vc poderia sortear um dos seus milhares de capacetes ou macacäes entre os motonliners nÆo acha?! Ou para quem comprou seu livro e/ou dvd, mandando o n§ do c¢digo de barras, por exemplo. E eu, por ter essa ¢tima id‚ia, j  deveria ganhar um.
Tiago – Foz do Igua‡u

R: Foi a id‚ia mais tosca que j  enviaram pra c !

M  sorte
Tite. Estou s¢ desabafando, apenas mais um que atesta que os brasileiros nÆo sabem dirigir ou sÆo sempre irrespons veis. Me recuperei de uma fratura no tornozelo a dois meses, e nesta quinta £ltima(07/02), voltando da academia um garoto de 17 anos, como carro do pai, estacionado na contra-mÆo atrave‡ou a pista para estaciona-lo na garagem sem ao menos olhar, sem estar com a lanterna e o pisca ligado; resultado: mais de 20 pontos no p‚ esquerdo(o mesmo da fratura), fora a moto. N¢s motociclistas tentamos, m s est  cada vez mais dif¡cil.
Saulo – SÆo Paulo – AP

R: Karaka, nÆo ‚ o trƒnsito que ‚ violento, mas tu que ‚s azarado pacas!

Inje‡Æo
Tite, li o teste comparativo da tornado com a lander e me surgiu uma d£vida. Vc afirma veementemente que a inje‡Æo eletr“nica ‚ muito melhor que o carburador e a tornado continua tendo um sucesso muito maior que sua concorrente. Inclusive a tornado ‚ sua preferida pq o seu neg¢cio ‚ trilha e nisso ela ‚ melhor. Agora a d£vida(finalmente!): como a tornado, carburada, ainda ‚ preferida por milhares, incluindo vc, frente … lander, inje‡Æo eletr“nica? A £nica resposta plaus¡vel que consegui pensar ‚ que essa ‚ a £nica vantagem da lander. Li este teste umas trinta vezes antes de decidir qual delas seria minha pr¢xima moto, sem ter andado em nenhuma. Acabei optando pela tornado, sem arrependimento nenhum! Mas uma pulga ficou atras da orelha, vc ter concluido que a lander ‚ melhor na cidade, onde eu ando!
Igor – Bras¡lia DF

R: â candango, e de onde vc tirou essa id‚ia maluca que eu prefiro a Tornado? Os n£meros de vendas nÆo refletem apenas a qualidade de um produto, mas a sua disponibilidade e acessibilidade. Ferrari nÆo vende quase nada, mas…

Again
caro tite parabens pelo site, muita informa‡ao em pouco espa‡o. mas vamos a pergunta q naum quer calar. por que as motos trail tem o disco de freio dianteiro no lado esquerdo e as motos esportivas e custom tem o disco de freio dianteiro no lado direito? tem alguma vantagem ou desvantagem?
Giovani – blumenau, sc

R: Gigio, figliolo mio, essa pergunta j  foi respondida 1.895.238 vezes. Procura no Motonline, por favor!

Exemplo
Ei Tite, vc conhece um piloto que se chama Baloo, da Hungria? Estava vendo um videos dele na web, ‚ um execelente piloto, anda d+. Porem ele perdeu o bra‡o esquerdo num acidente de moto a 2 anos com sua GSX-R 1000. Depois de um longo per¡odo de reabilita‡Æo ele esta de volta as pistas, o cara ‚ um exemplo de supera‡Æo. Que espirito em! Nesse site tem algumas fotos dele ja pilotando a moto com um dispositivo no bra‡o. Que sirva de exemplo.
Juarez – Divinopolis, MG

R: Jujuba, eu mal conhe‡o os pilotos brasileiros com dois bra‡os e vc acha que vou conhecer um h£ngaro monobra‡o? Pra mim esse cara ‚ um exemplo de doido varrido: j  perdeu o bra‡o (e possivelmente o c‚rebro) e agora vai acabar perdendo coisa mais valiosa!

Cartas
Amigo Tite, o que aconteceu com a se‡Æo de cartas? Uma das melhores partes do motonline quase nÆo ‚ mais atualizada como h  alguns meses.  falta de cartas ou tempo para respondˆ-las? Acredito que grande parte que acessa o site adora ler esta se‡Æo, se poss¡vel, diariamente! Seus editoriais sÆo excelentes, parab‚ns. Abra‡o.
Lauri – Bielefeld – NW – Alemanha

R: Mein Gott, eine freund aus Deustchland! Lauri, eu estava com sansonite aguda, sabe o que ‚ isso? Alergia a malas! Mas j  passou!