Foto: CG 150 na curva: vc ‚ o limite!

Deitar, movimento, alto, empinada, afogador etc

Foto: CG 150 na curva: vc ‚ o limite!

Foto: CG 150 na curva: vc ‚ o limite!

Tite, pergunta simples: com uma moto como a CG150, com tudo original, pode-se deitar bem nas curvas? Eu j  ouvi coment rios de que moto assim nÆo ‚ feita pra isso.  uma d£vida besta, mas eu queria saber!
Leandro – Guarulhos, SP
Sim, pode at‚ com um scooter, s¢ depende do coeficiente de atrito do asfalto e da habilidade do piloto. Cada moto recebe um pneu de acordo com seus limites e o limite da CG 150 sÆo as pedaleiras.

Movimento
Tite, gostaria saber se vocˆ acredita que os motociclistas do Brasil poderiam formar um movimento reinvindicat¢rio, a fim de cobrar do Estado nossos direitos? N¢s somos hoje uma massa bastante significativa, e se fizessemos um barulho nas capitais, com certeza o CONTRAN estudaria melhor as imposi‡äes da qual somos vitimas, enquanto nos bastidores de Bras¡lia, os caras recebem dinheiro em todo “buraco”. As associa‡äes e clubes nÆo possuem uma rela‡Æo que poderia formar a base para um movimento deste? Os motociclistas de baixa cilindrada que nÆo se afiliam a clubes, como eu, provavelmente adereria a um movimento deste. O que acha?
Rodrigo – Rio de janeiro/ RJ
Esse movimento j  existe, inclusive com a cria‡Æo de Associa‡äes, sindicatos, Federa‡äes e Clubes com influˆncia nos meios pol¡ticos, mas nossos lobistas sÆo mais fracos que os lobistas dos outros.

Alto
tite, eu tenho 1,88 de altura e 100kg, gostei muito da fazer 250 mas ouvi dizer que os pedais sao um pouco recuados gostaria de saber se existe algum meio de adapta-los para minha altura. poderia ate ficar com a lander mas nao gosto do estilo off-road.
henrique – pirai/RJ
Tudo ‚ poss¡vel, s¢ depende de quanto vocˆ estiver disposto a investir. Realmente a melhor op‡Æo seria a Lander, ‚ preciso entender que …s vezes vc precisa optar por um ve¡culo de acordo com suas dimensäes. J  eu vc nÆo pode encolher, ‚ melhor uma moto maior.

Empinada
Tenho 20 anos e uma DT 180 preparada pra trilha, (ela empina em primeira andando) olhei em alguns site de wheeling para ver algumas dicas de como manter a moto enpinada e a maioria aconselha a trocar de marcha sem o uso da embreagem. Gostaria da indica‡Æo de alguns site ou dicas. (Fala s‚rio vai dizer que com 20 anos vc tb nau queria aprender a empinar direito!)
Lucas – Piracicaba
Lucas, primeiro fique esperto porque teremos um encontro Motonline em Pira, avise os seus amigos pirados. Bom, nÆo existe forma de ensinar a empinar por escrito, mas pode usar a embreagem sim, aprenda a controlar o freio traseiro e nÆo esque‡a de se proteger porque seu traseiro pode ficar ralado!

Afogador
Caro Tite, tenho uma rx 125 79 e nÆo compreendo como meus camaradas de estrada com suas motos quatro tempos ficam at‚ 2 minutos com o afogador no m ximo, enquanto que minha princesinha nÆo precisa de mais do que vinte segundos com um leve toque no botÆo do afogador para j  estar em ponto de bala ! Quais as diferen‡as destes sistemas ?
David – SÆo Paulo – SP
Os motores quatro tempos tˆm muito mais pe‡as m¢veis e usa ¢leo do c rter pra lubrificar tudo l  dentro, por isso demora mais pra esquentar.

ZX-7
Acabei comprando uma Kawa ZX7 98 com 15mil milhas unico dono! toda original! a moto ta expetacular mesmo, mas como vc ja deve ter andado nela eu gostaria de perguntar oque vc axa desse modelo em questÆo? Os freios tÆo meio borrachudos, mas as pastilhas ainda tÆo bem novinhas,o certo ‚ trocar o fuido de embreagem e freio por precau‡Æo n‚? Ja foi trocado oleo e filtro, alguma outra coisa a substituir? O cara nÆo me disse que gasolina usar, na 1ø vez eu usei comum ela foi bem,agora coloquei podium at‚ a boca e ela engasga nos 10mil rpm e da um tranco!‚ s¢ rugulagem?
Aldo – Espirito Santo do pinhal Sp
Andei muito com essa moto porque eu tive uma! Primeiro troque o ¢leo de freio por um DOT 5, se continuar borrachudo troque as mangueiras por aeroquip. O resto, adquira o manual porque vc vai precisar dele!

Falcon
Tite: Gostaria de saber a tua opiniÆo (atualizada) sobre a Falcon. H  30 dias comprei uma, modelo 2007, e estou muito contente. Nessa fase de amaciamento, ainda nÆo passei das 5000 rota‡äes, como manda o manual, mas j  posso dizer que a moto ‚ muito boa, at‚ acredito que para andar na cidade ‚ uma das melhores, ainda mais aqui onde h  mais buracos de que ruas. Dei uma sa¡da para o interior, estrada de terra, e a moto ‚ dez. O carburador aceita acelera‡Æo r pida, nÆo engasga. Por essas razäes ‚ que gostaria de saber tua opiniÆo atual, pois as que li nÆo achei justa.
Paulo – Pelotas/RS
Paulo
A Falcon ‚ uma moto muito boa, mas se compararmos com as concorrentes … ‚poca do lan‡amento ela torna-se cara e oferece pouco desempenho para uma 400 (igual … Sahara 350). Al‚m de ser um estilo j  muito batido. Mas ela ‚ tudo isso que vc comentou e o que importa ‚ a sua satisfa‡Æo, acima de tudo.

RD 350
Tite, acabo de adquirir uma Rd 350 R 1991, a motoca ta inteirona, por‚m, como nunca tive uma 2 tempos, gostaria de saber algumas dicas e os principais cuidados com a nervosinha.
Rafael – Bebedouro-sp
O primeiro cuidado ‚ instalar um amortecedor de dire‡Æo porque essa moto ‚ a rainha do kick-back. Depois, visite os sites e f¢runs de clubes de RD 350 pra saber tudo sobre a motoca. O teste dela est  no Motonline.

Buell?
Como encontro o telefone , ou o site da revendedora da marca BUELL em Sao Paulo??
Reinaldo – Sao Paulo
Como vc j  notou, a Izzo anuncia apenas nas revistas e nÆo no Motonline, e eu nÆo gosto de fazer propaganda gratuita! Pesquise no Google que vc acha f cil.

Satisfeito
Tite, valeu pelas palavras de confian‡a com rela‡Æo ao meu medo de pegar uma Bandit. Fui ver a moto s bado passado e fiquei impressionado, a moto assusta pelo tamanho (pra mim que sou baixinho), mas quando o dono disse pra mim: “liga e d  uma volta” fiquei nervoso. Subi em cima, girei a chave e quando tirei ela do descanso lateral que coisa incr¡vel! Ela parece mais leve que minha CB 450 DX. Achei a moto relativamente f cil de pilotar, me senti extremamente confiante e rodei com ela sem problemas. NÆo ‚ a toa que vocˆ gosta das Bandits, entendo o porquˆ. Mais uma vez obrigado pelas palavras de confian‡a, quarta sai meu 13§ e vou encomendar seu livro.
Franz – Bras¡lia, DF

Reserva
Tite, Vocˆ respondeu a um leitor o seguinte, sobre o abastecimento: “Depois de abastecer a torneira precisa voltar pro “ON”. Tanto faz a ordem, pode girar a torneirinha antes ou depois de encher o tanque, d  na mesma.” Tudo bem, entendi que tanto faz se eu virar a torneira antes ou depois de abastecer, mas uma coisa me encafifou! Como funciona esta torneirinha? Eu tenho uma Honda NX 350 Sahara e fiquei curioso a respeito.
T£lio – sao paulo sp
SÆo dois tubos que “pescam” a gasolina. O tubo maior representa o “tanque” principal, quando chega a um certo n¡vel, esse tubo nÆo pesca mais a gasolina e ‚ preciso girar a torneira para entrar gasolina pelo tubinho, que representa o “tanque” reserva. Na verdade o tanque ‚ um dep¢sito s¢, nÆo h  divisÆo.