Publicidade

Denatran realiza grande debate sobre educação de trânsito para a juventude

O II Semin rio Denatran de Educa‡Æo e Seguran‡a no Trƒnsito, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, em Belo Horizonte, sobre o tema o jovem e o trƒnsito, contou com a participa‡Æo de 531 pessoas, representantes de 116 munic¡pios distribu¡dos em 20 estados brasileiros. Foi o maior evento educacional j  realizado pelo Departamento Nacional de Trƒnsito.

Durante os dois dias foram apresentados diversos assuntos distribu¡dos em sete pain‚is e coordenados por especialistas de diversas  reas. Foram 25 palestrantes, de reconhecimento nacional, que abordaram desde temas ligados … concep‡Æo de juventude at‚ questäes como  lcool e dire‡Æo.

Entre os destaques, a apresenta‡Æo da escritora Tƒnia Zagury, com a palestra Limites sem Traumas, que empolgou os participantes. O trabalho apresentado pela Secretaria Nacional Antidrogas e as li‡äes descritas por Fernando Diniz, coordenador do Movimento Prosseguir ‚ Preciso, assim como as concep‡äes de educa‡Æo para a juventude apresentadas pela soci¢loga Miriam Abramovay e pelo pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa, levaram a plat‚ia … reflexÆo. Participa‡äes igualmente marcantes tiveram a escritora e fil¢sofa Terezinha Azeredo Rios e Jorge Werthein, representante da RITLA.

Publicidade

Com foco central na educa‡Æo, o objetivo do evento foi discutir com educadores, representantes de ¢rgÆos de trƒnsito e com a sociedade civil assuntos que envolvem o jovem e o trƒnsito. Os debates do evento servirÆo de base para a elabora‡Æo de uma pol¡tica voltada a redu‡Æo de acidentes envolvendo principalmente este p£blico-alvo, assim como para a elabora‡Æo das diretrizes curriculares nacionais do ensino m‚dio.

A coordenadora de Educa‡Æo do Denatran destaca a importƒncia do resultado de debates como este. “Ser  poss¡vel elaborar e executar projetos bem fundamentados, que atendam, efetivamente, este p£blico-alvo”, afirma Juciara Rodrigues. Os participantes do evento receberam o certificado de participa‡Æo mais o kit Trƒnsito Consciente, composto por um caderno com diversas informa‡äes sobre trƒnsito e quatro CDs contendo os vinte programas da s‚rie Trƒnsito Consciente, exibido pela TV Cultura.