Publicidade

Nos dias 12 e 13 de janeiro, em Penha (SC), o piloto Felipe Massa recebe alguns dos principais pilotos de diversas categorias do automobilismo mundial para participarem da tradicional prova de kart organizada pelo brasileiro.

A volta de abertura do Desafio das Estrelas será realizada com motos Yamaha YZF-R1, e o público verá a performance do modelo sob o comando dos pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa, Kamui Kobayashi, do jovem Jaime Alguersuari e de diversas personalidades do automobilismo.

 

Felipe Massa e Fernando Alonso são presenças confirmadas no Desafio das Estrelas 2013

Felipe Massa e Fernando Alonso são presenças confirmadas no Desafio das Estrelas 2013

Publicidade

O Desafio Internacional das Estrelas, patrocinado pela Yamaha, está em sua sétima edição e acontecerá em Penha (SC). Já participaram do grid personalidades como Michael Schumacher, Rubens Barrichello, Jaime Alguersuari, Adrian Sutil, Pastor Maldonado, Hélio Castroneves, Tony Kanaan, Antônio Pizzonia, Bruno Senna, Cacá Bueno e Bia Figueiredo, entre outros.

A renda arrecadada com a venda de ingressos para o público geral será doada a instituições e programas de assistência social de Santa Catarina. O evento será exibido ao vivo na Rede Globo, Sportv e Eurosport (esse último, para toda a Europa).

A evolução da Yamaha YZF-R1

1998 (Brasil)
A primeira R1 revolucionava o conceito de superesportivas. Oferecia 150 cv a 10.000 rpm, quadro Deltabox II, entre-eixos de apenas 1395 mm, pesando somente 177 kg.

Publicidade

2000
Com mais de 150 alterações em todo o conjunto, a R1 ficou ainda mais leve (175 kg) e mais rápida. Ganhou um escapamento feito de titânio.

2002
A R1 chegava a sua segunda geração, equipada com uma moderna injeção eletrônica de combustível e o quadro Deltabox III. Visualmente, ficava ainda mais agressiva e ganhava lanterna com LEDs.

2004
Além do novo visual, com duas saídas de escape sob o banco, a terceira geração da R1 alcançava a incrível marca de 1:1 na relação peso potência: eram 172 cv de potência máxima (sem indução direta de ar).

2006
Nascia a quarta geração da R1 com diversas alterações no motor e com o novo quadro Deltabox V. Ela ganhava 3 cv a mais — chegando a 175 cv a 12.500 rpm.

Publicidade
Yamaha YZF-R1

Yamaha YZF-R1

2007/2008
A quinta geração da R1 inaugura um novo motor com quatro válvulas por cilindro e traz diversas inovações oriundas da Yamaha M1 de Valentino Rossi: duto de ar variável, acelerador eletrônico e embreagem anti-bloqueio.

2009
A maior alteração da R1 é o propulsor do tipo Crossplane de 182 cv a 12.500 rpm idêntico ao adotado desde o ano anterior pela Yamaha M, de MotoGP, e também adota um controle de modo velocidade com três diferentes acertos.

2012/2013
Mais intimamente associada a YZR-M1 a YZF-R1, adota uma inédita luz de posição em LED – alinhado às tendências mundiais no segmento de quatro rodas. Sem abrir mão do caráter esportivo, o modelo ganha sistema de controle de tração de sete níveis.