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Ola gostaria de saber se voces tem alguma dica mais tecnica do porque o descanso lateral das motocicletas é do lado esquerdo, eu sei e ja ouvi falar que tem algum fundamento, mas nao me lembro e preciso passar isso num curso de pilotagem que vou ministrar. No aguardo Obrigado. André, 29, Curitiba, PR

R: O descanso é do lado esquerdo porque ao estacionar o condutor em geral sobe e desce da moto por esse lado, convencionado também e talvez por herança, no uso de cavalos. Os escapamentos, quando únicos saem pelo lado direito também, porque dessa forma causam menos queimaduras. Uma coisa vai puxando a outra e os próprios comandos dos pés e das mãos acabaram por ficar convencionados na forma que estão, mas em motos mais antigas, principalmente inglesas, o câmbio e freio traseiros eram invertidos. Mas ainda assim os descansos eram na esquerda, comprovando a tradição herdada dos cavaleiros.
Abraços

Grande Bitenca ! Preciso mais uma vez recorrer à sua sabedoria ! Tenho um par de pneus Pirelli Scorpion MX Extra com medida 100×100 – 18 traseiro e 80×100 – 21 dianteiro. Porém os pneus originais da Tornado são 120×80 – 18 traseiro e 90×90 – 21 dianteiro. A pergunta é: Posso trocar os originais por esses de MX ? Não daria problema, ou melhor, daria certo ? Pretendo utilizá-la apenas para o MX ! Muito obrigado e grande abraço ! Rafael, 27, Porto Ferreira, SP

R: Dão certo sim Rafael. O uso off-road pode exigir pneus de medidas diferentes do que os usados na rua e acho que estes são adequados para sua moto.

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Ola bitenca! gostaria de saber se tem como instalar na xt 660r até 2008 uma sonda lambda?
e se a nova xt 660 com a sonda lambda parou de ficar morrendo à toa. e se tiver como colocar quanto custa para instalar este equipamento em uma xt 660r 2005 por exemplo? Davi, 28, Guaxupé, MG

R: Davi, não é só colocar o sensor na moto e pronto. São sistemas totalmente diferentes, você tem que trocar a central toda e na verdade pode haver outras modificações em outras peças da moto também. Verifique numa oficina autorizada Yamaha quais seriam essas peças. Enfim, não acho que vai valer o investimento, são peças caras e ainda difíceis de conseguir no mercado de reposição. Abraços. Silvio, 34, Belo Horizonte, MG.

6ssao xic paka. mas, vamo lá. quando estou pilotando minha cg titan 125cc 2003e paro no semaforo, 1- nao consigo fazer o pedal do cambio subir pro ponto morto, fica duro, e 2- ela morre se eu nao acionar a embragem, frear e ficar acelerando ate o semaforo ficar verde e eu arrancar. que será? valeu. Silvio, 34, Belo Horizonte, MG

Silvio, esses são sintomas claros de uma embreagem agarrando, pode ter várias causas:
1- Simplesmente desregulada, se o acionamento está muito baixo. Você percebe uma folga excessiva no manete, a moto quer sair andando com a embreagem quase toda acionada. – Regule ou troque o cabo se estiver desfiando, porque vai quebrar logo.
2- Pouco óleo no motor, e nesse caso outras conseqüências mais graves aparecem, até antes disso. Não deve ser seu caso.
3- Campana e cubo da embreagem com calos nas canaletas fazendo com que os discos colem e não soltem ao acionar a alavanca de embreagem, solução: Trocar o cubo e a campana ou retificar as canaletas do cubo e garras da campana. Troque os discos de fibra também. Boa sorte.

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