Descoberta na Yes, suspensão, cruz na CG etc

Descoberta na Yes, suspensão, cruz na CG etc

Descoberta na Yes, suspensão, cruz na CG etc

Tenho uma Suzuki en125 yes, 2005, comprada em setembro, e atualmente com quase 22 mil km. S¢ agora posso dizer que ‚ a melhor 125 que eu j  tive. Durante o amaciamento, a moto apresentou consumo de 34 km/l. mas, eu fiz o amaciamento a 70 km/h! andando macio mesmo! Depois da primeira revisÆo, na pilotagem normal, o consumo nÆo melhorava de 36 km/l (na ybr era 40!), e o desempenho era absolutamente “sofr¡vel”: qualquer subidinha, mesmo leve, e a moto perdia velocidade por falta de for‡a. Numa ladeira, pr¢xima de onde moro, chegava a ser necess rio engatar at‚ a 1a marcha, mesmo tomando embalo, e trocando as marchas na hora certa, para manter o giro mais elevado. E foi a¡ que comecei a ver que ela tinha “excesso” de combust¡vel na carbura‡Æo, porque numa das vezes o motor deixou de funcionar, por afogamento! Come‡ei a procurar o motivo. Fiz regulagens no carburador, a fim de afinar a mistura, e melhorou um pouco. O consumo passou para at‚ 38 km/l, desde que em condi‡äes favor veis (sem “vento contra”). Quanto a subidas, nÆo afogava mais, mas ainda nÆo tinha for‡a. E foi nessas regulagens do carburador que eu vi onde estava o problema. Eu quero ressaltar que fiz experiˆncias antes de postar esta informa‡Æo. Pode parecer uma bobagem, mas a falta de for‡a desse motor nÆo vem do “restritor” que h  no filtro de ar, como o sugerido por algumas pessoas. O problema ‚ causado pelo tubo “condutor” (*coletor de admissÆo) de ar entre o filtro de ar e o carburador! O que ocorre ‚ que a parede interna desse condutor est  muito pr¢xima da boca do carburador, dificultando a correta “respira‡Æo” (aspira‡Æo) do motor. Com isso, ele aspira menos ar, mais combust¡vel e perde for‡a. Parece estranho? Bom, entÆo experimentem fazer apenas a modifica‡Æo que eu fiz nÆo vai prejudicar nada, nÆo! afastem ao m ximo o tubo condutor. Agora relato o resultado dessa pequena mudan‡a (o ideal seria outro tubo) a minha moto est  fazendo 41 km/l, ou 39 quando tem vento contra agora ela consegue manter a mesma velocidade nas subidas onde ela perdia, antes. Fiz essa mudan‡a h  “6 tanques” atr s. Experimentem! e passem adiante.
JoÆo Duarte
jdupinfer@hotmail.com
A explica‡Æo ‚ tÆo surpreendente pela simplicidade e eficiˆncia. O JoÆo descobriu que o coletor que vai do filtro de ar at‚ o carburador faz uma curva acentuada por falta de espa‡o. Esse mesmo problema ocorria com antigos motores VW colocados nas Bras¡lia e Variant. Quanto mais curvo e longo for o coletor, maiores serÆo as perdas. O coletor (ou duto ou tubo, seja qual nome receber) deve ser o mais curto e reto poss¡vel. A curva provoca turbilhonamento do ar, reduz a velocidade de passagem e a conseqˆncia ‚ a mistura mais rica, desperd¡cio de gasolina, superaquecimento e falta de desempenho. Infelizmente as fotos nÆo ficaram muito boas a ponto de ilustrar. Mas basta olhar (pra quem tem a moto, claro) o filtro de ar e o carburador que nota-se a curva. O JoÆo afastou o filtro e o tubo “endireitou”. O ideal seria substituir esse coletor por um mais reto e alinhado. Bom, tive de publicar seu endere‡o porque vai chover d£vidas!

Descoberta na Yes, suspensão, cruz na CG etcSuspensÆo
Tenho uma moto honda tornado 250cc, gostaria de saber se ‚ poss¡vel, refor‡ar a suspensÆo trazeira tipo pro-link? como se procede para fazer tal refor‡o (modo de fazer).
Francisco – Porto Velho – RO
NÆo sei, mas “refor‡ar” a suspensÆo por quˆ? Vc vai carregar peso extra?

Cruz da CG
A respeito dos boatos da honda, o mais engra‡ado e que as pessoas que se julgam de fe tiraram a cruz, porque e facil e a mÆo de obra ‚ barata mas por que nÆo teve o mesmo movimento pra tirarem os pneus (city demon) pelos quais se encaixaram no boato? Sera que o custo dos pneus nao vale a f‚ dos mesmos. Complicado nao e?
Karlos- Goiƒnia , go

RD 350
Sou principiante neste site, mas amante do motociclismo h  muitos anos. Esta ‚ a primeira vez que adquiro uma RD 350, e gostaria de saber principalmete os tipos de ¢leo recomendado para este tipo de moto. S¢ tive motos motor 4T, e sempre sonhei com a RD por sua m¡stica. Mas sei que sÆo necess rios alguns cuidados especiais com esta m quina.
Juarez – Faxinal dos Guedes – SC
Al‚m do teste publicado aqu¡ no Motonline nÆo podemos ajudar muito. Sugiro que vc procure os f¢runs espec¡ficos da turma de RD 350.

Lƒmpada
Tite parab‚ns pelo site ‚ ¢timo, se precisar e ¤ for muito caro d  at‚ pra assinar. Me ajude pois ¤ confio nos mec„nicos daqui e regi„o, o farol da Fazer usa l„mpada 35/35W e eles disseram para colocar uma de 55/60W que melhora. Isso ¤ vai prejudicar a parte el‚trica da moto? O que eu poderia fazer para solucionar o problema?
Edvaldo – Cordeir¢polis, SP
No meu curso de mecƒnica aprendi que nada adianta colocar uma lƒmpada mais potente se a energia que chega pra ela ‚ a mesma. Mas tem gente que jura de p‚s juntos que melhora. Acho que ‚ apenas psicol¢gico, porque se o gerador nÆo envia mais energia nÆo adianta nada a lƒmpada de 55 ou 60W.

Batedores
Tite, existe alguma razÆo (t‚cnica, seguran‡a, ergonomia,outra) para batedores oficiais utilizarem motos estilo estradeira em lugar de esportivas?
Anselmo – Contagem
Simplesmente UMA razÆo: j  pensou rodar a 20 km/h na frente de um desfile cerimonial com uma moto de 160 cavalos! Tem de ser motores de muito torque e arrefecidos a ar. Por isso as Harley-Davidson sÆo as preferidas, embora em alguns lugares usem at‚ Hornet 600.

Importa‡Æo
Tite consegui resolver a boulevard embananada. A suzuki del nero de SP comprou os tais burgaman e assim pode trazer a boulevard. Me vendeu e entregou aqui no rio. A ironia ‚ que depois de andar na moto que por acaso ‚ excelente, nÆo consigo esquecer a minha antiga kawasaki nomad 1500. Acessei o site da kawasaki USA e vi a nova nomad com 1600cc, injetada, com pneu mais largo (tras.)e sissy-bar j  de f brica, detalhe: pelo mesmo pre‡o u$ 12.999. Ja sei que ‚ muito burocr tico importar sendo pessoa fisica, mas j  que a extinta kawasaki brasil nÆo t  nem a¡ para este tipo de motocicleta, seria possivel trazˆ-la via Argentina? soube que a vulcan 2000 custa apenas R$60.000 l .
Nilo – rj
Trazer vc pode trazer qualquer coisa, mas na hora de passar pela tal de “Aduana” ter  de desembolsar uma pilha de d¢lares, sem falar na habitual e costumeira gentileza dos policiais da fronteira Brasil x Argentina. Eu j  passei pela ador vel experiˆncia de ficar 4 dias preso em Paso de Los Libres s¢ porque estava dirigindo um Renault Clio argentino! Quer arriscar?

Siglas
Caro Tite. Mudou as cores do Site? Ficou mais bonito. Parabens! Responde se vc tiver paciˆncia: O que significa as siglas adotadas pela Honda (em especial) tais como CG, CB, CBX, NX, NXR, XR e outras?
Emel – SÆo Mateus, ES
NÆo tenho paciˆncia e j  respondemos isso.