Publicidade

Desenvolvimento da moto campeã: a Yamaha M1 explicada

Masahiko Nakajima fala detalhadamente da Yamaha M1 usada por Valentino Rossi para recuperar a coroa do Campeonato do Mundo de MotoGP.

A pouco potente moto de 2007 foi melhorada para se tornar numa moto vencedora do ceptro em 2008, com a Yamaha a responder aos irritantes problemas que teve em 2007 durante a pré época. A versão M1 da Fiat Yamaha esteve no pódio em 17 das 18 corridas da época (apenas falhou em Assen, onde a máquina satélite de Colin Edwards terminou nos três primeiros), um testemunho do desenvolvimento feito em conjunto com os pilotos Valentino Rossi e Jorge Lorenzo.

O Director de Projecto da Fiat Yamaha Masahiko Nakajima fez uma apresentação detalhada da moto na última corrida do ano em Valência, explicando as mudanças efectuadas em 2008 aos vários jornalistas presentes.

Publicidade

–Determinámos na época passada que a prestação do nosso motor era fraca, em termos de velocidade máxima e performances do motor,– admitiu o director nipónico numa entrevista em separado. –Tínhamos de concentrar a potência e manter bons nível de consumo, por isso a nossa principal preocupação era tirar fricção mecânica do interior do motor. A perda de potência é muita dentro de um motor.–

Nakajima também aflorou as diferenças entre os motores de válvula pneumática de 2007 e 2008 e a forma como a M1 foi adaptada para o primeiro contacto com os pneus Bridgestone.

A versão de 2009 da moto já foi estreada pelos pilotos de fábrica, no primeiro teste que se seguiu ao final da temporada.