Publicidade

Senana passada foi a vez dos instrutores de trânsito de Sorocaba e Taubaté participarem do treinamento de pilotagem segura de motocicletas para aprimorar a formação dos futuros motociclistas e contribuir para um trânsito mais seguro. A iniciativa faz parte da parceria firmada entre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o Sindicato das Auto Moto Escolas de São Paulo (Sindautoescola.SP).

Curso teve como objetivo melhorar a formação dos futuros motociclistas - imagem de divulgação

Curso teve como objetivo melhorar a formação dos futuros motociclistas – imagem de divulgação

Cerca de 140 instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFC´s) participaram de aulas práticas e teóricas sobre temas como: postura e equipamentos de proteção, estratégias de trânsito, frenagem, técnicas de curvas, pilotagem na chuva e à noite, adversidades, cuidados na condução de passageiros e direção defensiva. O treinamento para a região de Sorocaba aconteceu no Centro Educacional de Trânsito Honda de Indaiatuba. Em Taubaté, foi instalada uma estrutura itinerante da Honda no Mercatau.

Sobre a parceria

Publicidade

Desde setembro do ano passado, mais de 500 instrutores das regiões de Araçatuba, Araraquara, Indaiatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Taubaté já participaram do projeto de capacitação. A estrutura itinerante da Honda percorrerá ainda outras macrorregiões do Estado, como Ribeirão Preto, Bauru, Marilia e Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa é coordenada pela Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran.SP, e pelo CETH, com o apoio do Sindicato das Auto Moto Escolas de São Paulo. Não há repasse de recursos públicos.

“Por meio dessa parceria entre o Detran.SP e a Honda, os profissionais que passarem pela capacitação poderão reforçar junto aos seus alunos conceitos que envolvem cidadania, segurança e educação para o trânsito”, afirma Rosana Soares Néspoli, gerente da EPT. “Nossa expectativa é multiplicar, por meio dos instrutores responsáveis pelo primeiro contato dos futuros motociclistas com o veículo, conceitos fundamentais de pilotagem segura e consciência no trânsito”, explica Leonardo Donato, gerente do CETH.

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.