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Dez anos da Yamaha R1, dez anos de um mito

Yamaha YZF-R1 completa 10 anos de muitas inova‡äes e sucesso.

Lan‡ada em 1998, modelo se destacava … ‚poca pelo seu motor de quatro cilindros em linha, cinco v lvulas e 152 cv de potˆncia m xima.
O ano de 2008 ‚ um ano especial para a Yamaha e para os admiradores de motos esportivas. Isso porque a f brica japonesa est  comemorando dez anos de sua imponente e famosa YZF-R1. Quando foi lan‡ada em 1998, a moto inaugurou uma nova era entre os modelos da mesma categoria. Desde aquela ‚poca, o modelo nÆo parou de evoluir, sempre utilizando tecnologias inovadoras das pistas para disputar mercado com a concorrˆncia.

Com a Yamaha YZF-R1 os motociclistas puderam sentir o gosto de pilotar uma moto com alma de pista. Recheada de tecnologia, a m quina chegou ao mercado com motor de quatro cilindros, cinco v lvulas (conceito Gˆnesis), 998 cc, potˆncia de 152 cv e torque de 11 kgf.m. Bastavam trˆs segundos para atingir a marca dos 100 km/h.

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A R1 mudou os conceitos das superesportivas. · ‚poca, era leve e imponente em compara‡Æo com as concorrentes. Pesava 177 kg (a seco) e trazia muitos materiais nobres, como alum¡nio e ligas especiais no quadro e motor, para reduzir o peso. Al‚m disso, os engenheiros eliminaram o peso suspenso nas rodas e abaixaram o centro de gravidade. Assim, a Yamaha se destacava tamb‚m na pilotagem mais esportiva.

Dez anos da Yamaha R1, dez anos de um mitoO quadro Deltabox (duas traves superiores em alum¡nio) abra‡ava o motor, formando um conjunto capaz de oferecer resistˆncia e, ao mesmo tempo, a flexibilidade necess ria. A mesma qualidade era oferecida pela balan‡a traseira (em alum¡nio). Para completar, o sistema de suspensÆo trazia recursos usados nas motos de competi‡Æo. Na dianteira tubos invertidos (upside-down) com regulagem total, assim como o monoamortecedor traseiro.

Tal desempenho exigia um sistema de freios … altura. Um par de discos flutuantes de 298 mm com pin‡as de quadro pistäes, na dianteira, e disco simples de 245 mm com pin‡a de dois pistäes, na traseira, tinham a missÆo de segurar o canhÆo.

Quinta gera‡Æo – A quinta, e mais recente, gera‡Æo da R1, que desembarcou no Brasil no ano passado, ‚ a prova de que o modelo ainda se mant‚m como um dos principais destaques dentro da categoria das superesportivas. Totalmente nova, foi projetada com base na opiniÆo do piloto Valentino Rossi, da categoria MotoGP. A come‡ar pelo motor, um dos itens mais importantes neste segmento.

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Dessa forma, o propulsor manteve o mesmo diƒmetro e curso (77 x 53.6mm) da versÆo anterior, mas todo o resto foi melhorado. Al‚m do cabe‡ote de quatro v lvulas e um novo desenho da cƒmara de combustÆo, a grande novidade fica por conta do duto de admissÆo vari vel, chamado de YCC-I (Yamaha Chip Controlled Intake).

Solu‡Æo j  utilizada em carros esportivos, chegou pela primeira vez em uma moto de s‚rie. O YCC-I varia o comprimento do duto de admissÆo, feito em resina pl stica, de acordo com a rota‡Æo do motor. Na nova R1 seu comprimento pode variar entre 65 mm e 140 mm. Como resultado, a moto tem o motor sempre cheio oferecendo o melhor em desempenho. Um outro destaque ‚ o sistema de acelera‡Æo eletr“nica ride-by-wire, chamado nesta quinta gera‡Æo da R1 de YCC-T (Acelerador Yamaha Controlado por Chip), que garante maior precisÆo nas acelera‡äes.
O resultado de todo esse aparato pode ser visto nos 5 cv a mais na potˆncia. Agora o motor de quatro cilindros em linha da R1 2007 oferece 180 cv a 12.500 rpm – isso sem contar a indu‡Æo direta de ar (Ram Air) que funciona apenas em altas velocidades e faz com que a “cavalaria” produza 189 cv!

Cicl¡stica – O novo quadro Deltabox tamb‚m foi inspirado na moto de corrida do piloto italiano Valentino Rossi, e recebeu melhorias para “suportar” o motor mais potente. Teve a rigidez refor‡ada, garantindo melhor maneabilidade, mais precisÆo nas curvas e estabilidade em altas velocidades.
A balan‡a traseira, constru¡da de forma assim‚trica, ‚ 30% mais r¡gida que na versÆo anterior e promete manter a roda no chÆo nas sa¡das de curvas. O sistema de suspensÆo tamb‚m foi redesenhado com um novo amortecedor na traseira – totalmente ajust vel. Na dianteira, o garfo upside-down de 43 mm de diƒmetro ganhou novos ajustes e est  mais firme.
Os freios tamb‚m sÆo novos nessa quinta gera‡Æo. Na dianteira, as rodas chegaram com dois discos de 310 mm de diƒmetro – 10 mm menor que a versÆo 2006 – mas com pin‡as radiais mais potentes, de seis pistäes.

No Brasil a R1 chega importada do JapÆo com pre‡o de R$ 59.384, e disputa mercado com Honda CBR 1000RR, Suzuki GSX-R1000 e Kawasaki ZX-10. Se depender da Yamaha e dos fÆs “tupiniquins” do modelo, este mito sobre duas rodas ainda ter  muitos anos de vida.

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