Foto: Ve¡culo do Nicolas Joseph Cugnot

Dia 13 de maio, dia do Automóvel

Foto: Ve¡culo do Nicolas Joseph Cugnot

Foto: Ve¡culo do Nicolas Joseph Cugnot

No Conservat¢rio de Artes e Of¡cios de Paris, ainda hoje se vˆ o autom¢vel hist¢rico desse inventor francˆs, natural de Poid Meuse.

Cugnot ganhou de Luis 15(XV) uma pensÆo, e morreu pobre em Paris, a 2 de outubro de 1804.
Em 1860 , dando prosseguimento aos trabalhos de um grande precursor, Lenoir, construiu o motor a g s.

O alemao Otto aplicou ao autom¢vel o ciclo a quatro tempos. Dois anos mais tarde, foi inventado o carburador, fornecendo ar carburado por meio da gasolina. Dion fundou, em 1895 , o Autom¢vel Clube, e deu o primeiro impulso ao movimento esportivo das grandes corridas. Mais tarde foi inventado o motor de combustÆo interna.

Os autom¢veis ainda hoje sÆo desse tipo. J  em 1856 havia sido inventado o motor de explosÆo. Autom¢vel ‚ uma palavra que vem do grego auts (pr¢prio), e m¢vel. Significa que tem movimento pr¢prio. Segundo a maioria dos autores, deve-se ao engenheiro francˆs Joseph Nicolas Cugnot a constru‡Æo do primeiro ve¡culo a motor.

Mais tarde, os ingleses Murdock e Watt, firmando-se nos princ¡pios de Cugnot, apresentaram um ve¡culo mais aperfeicoado. No come‡o do s‚culo 19 , para alguns em 1802 , William Syrnington fabricou o curioso aut¢movel acionado por duas m quinas de vapor. Em 1829 , G. Gurncy construiu um ve¡culo, tambem impulsionado a vapor, que podia desenvolver a velocidade m xima de 18 quil“metros hor rios. Diz-se que o autom¢vel a gasolina surgiu em 1887 , e teria sido inventado pelo engenheiro alemÆo Gattlieb Daimier.

Na Alemanha apareceram os primeiros autom¢veis movidos por motor de combustÆo interna. J  o motor de explosÆo a quatro tempos havia sido inventado, em 1909 , por Fernand Farcit, engenheiro francˆs (1851-1914). S¢ depois de 1900 e que constru¡ram o carro propriamente dito.

O autom¢vel teve progresso, nos Estados Unidos, na £ltima d‚cada do s‚culo 19 , notadamente em 1894 , quando Charici Duryca construiu um carro de 2 cilindros. J  em 1893 , Henry Ford havia fabricado, em s‚rie, os primeiros ve¡culos movidos a gasolina. Tais autom¢veis, que serviram de base ao carro de hoje, desenvolviam a velocidade de 30 km hor rios. Peugeot, francˆs, industrializou, na Europa, o autom¢vel a gasolina, e o fato remonta a 1891 . A Primeira Grande Guerra (1914-1918) trouxe grandes progressos nos ve¡culos motorizados.

SÆo nos Estados Unidos que se registra a maior quantidade de autom¢veis. Mais de 70% dos carros em tr fego provˆm das f bricas General Motors e Ford.

H  quem diga que a primeira corrida de autom¢veis data de 1894 , e realizou-se entre Paris e Rouen; dentre os 100 ve¡culos que nela tomaram parte, 30 eram acionados a vapor. Construiu-se, em SÆo Paulo o maior caminhÆo-tanque do mundo, com capacidade para transportar 30000 litros de combust¡vel. Puseram-lhe o nome de LUi. Tom Karen e Andrew Waddicor, mecƒnicos ingleses, constru¡ram o autom¢vel mais leve do globo. O curioso ve¡culo pesa 114 quilos e ‚de 3 rodas; desenvolve a velocidade de 30 a 40 nilhas hor rias, e ‚dotado de um motor de um cilindro, de refrigera‡Æo a ar. Deram-lhe o pitoresco nome de Vimp. Na £ltima d‚cada do s‚culo 19, mecƒnicos e inventores norte-americanos come‡aram a tomar grande interesse pelo novo ve¡culo e, em 1894 , Charles Duryea construiu um carro de dois cilindros.

Nessa ‚poca surgiram Henry Ford, Briscol, Maxwell e White. Coube a Ford, em 1893 , a gl¢ria de construir o primeiro autom¢vel movido a gasolina. Em 1903, organizou a Ford Motors Company. Cinco anos mais tarde, criou o Ford Modelo T (o famoso Ford bigode). At‚ 1900 , os autom¢veis eram, em geral, de um s¢ cilindro, com rodas de madeira, movidas por meio de correias e desenvolviam a velocidade m xima de 30 quil“metros por hora.

Um dos mais importantes aperfei‡oamentos dos autom¢veis foi o mecanismo denominado diferencial, pelo qual uma das rodas motoras pode tomar uma velocidade maior do que a outra. Em 1904 , surgiu o autom¢vel tipicamente militar. Em 1911 , foi estabelecido o primeiro recorde mundial de velocidade em corridas de autom¢veis, pelo norte-americano Ray Rarround (125 km/h).

Diz-se que a cidade do mundo que tem maior n£mero de autom¢veis ‚ Los Angeles, nos Estados Unidos. Henry Ford, falecido no dia 7 de abril de 1947 , era considerado o Rei do Autom¢vel. Nasceu o famoso industrial, em 1863 , na Am‚rica do Norte. Aos 16 anos de idade, come‡ou a trabalhar numa oficina mecƒnica, em Detroit. Mais tarde, estudou engenharia e passou a trabalhar na Edson Iluminating Company. Em 1903 , estabeleceu-se, por conta pr¢pria, fundando, em Detroit, a Ford Motors Company, onde trabalham milhares de oper rios. Diz-se que o primeiro “nibus apareceu em 1826, em Paris, por iniciativa do holandˆs George Schillibeer. Era um ve¡culo puxado a cavalos…