Publicidade

Antes de sair por a¡ procurando o melhor agrado para as mÆes, o Idec orienta os filhos a ficarem atentos ao consumo consciente.

Cuidados com os apelos publicit rios e com o endividamento sÆo dicas essenciais.

Preocupado com a empolga‡Æo do momento de escolher um presente para o Dia das MÆes, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) destaca algumas dicas importantes para a hora da compra.

úA concorrˆncia entre as lojas nas proximidades das datas comemorativas ‚ bastante comum. Por isso uma das principais orienta‡äes do Idec ‚ pesquisar pre‡os.
úLeve com vocˆ o folheto promocional daquela loja. O estabelecimento nÆo pode cobrar por um pre‡o maior do que o anunciado.
úOs an£ncios tamb‚m podem servir para “pechinchar”. Muitas lojas cobrem as ofertas das concorrentes.
úPreste aten‡Æo nas promo‡äes “casadas”. O consumidor nÆo ‚ obrigado a levar um produto pela compra de outro, sempre deve ter a op‡Æo da mercadoria sozinha.
úNem sempre os presentes mais caros sÆo os que mais irÆo agradar as mÆes.
úNa escolha por produtos eletroeletr“nicos nÆo esque‡a de questionar seu funcionamento e as condi‡äes de garantia.
úDˆ uma olhada no guarda-roupa de sua mÆe antes de ir …s compras para evitar as pe‡as muito parecidas e repetidas.
úProdutos que nÆo sÆo de marcas tradicionais tamb‚m podem ser de boa qualidade.
úFique atento …s condi‡äes de pagamento … vista e a prazo e avalie o que ‚ melhor para vocˆ.  importante questionar sobre o procedimento da loja nos casos de atraso de parcelas.
úNÆo esque‡a de perguntar sobre as taxas de juros. Elas podem fazer grande diferen‡a no pre‡o final do produto.
úNos casos de compras … vista pe‡a descontos.
úSe for fazer o pagamento … vista com cartÆo de cr‚dito, nÆo ‚ permitido que o lojista cobre um valor mais alto do que com dinheiro ou cheque.
úNos pagamentos com cheques pr‚-datados, coloque a data de quando ele dever  ser depositado e preencha com o nome do favorecido.  interessante tamb‚m registrar o n£mero do cheque e a data combinada na nota fiscal, assim o comerciante ser  respons vel pelo nÆo cumprimento do acordo.
úNos preenchimentos autom ticos de cheques, nÆo esque‡a de conferir com cuidado todas as informa‡äes contidas na folha.

Publicidade

Al‚m de preparar essas dicas, o Idec desenvolveu um material especial para o Dia das MÆes, com sugestäes de presentes, programas especiais para a comemora‡Æo da data, cuidados com compras on-line e outras temas que podem ajudar na hora dos preparativos. Veja no site www.idec.org.br