Publicidade

Ação é idealizada pelo Projeto MelhorAr de Mobilidade Sustentável e mostra como é possível diminuir a poluição ao meio ambiente

O Projeto MelhorAr de Mobilidade Sustentável lança no dia 18 de setembro, a Campanha “Não Vou de Carro”, uma forma de ampliar a discussão sobre a utilização de meios de transporte alternativos. A ação disponibilizará uma ferramenta online para as pessoas que optarem em não sair com seu carro e adotaram outras opções de condução, possam registrar essa atitude e descobrir quantos kg de Co2 foram evitados naquele dia. A ação vai promover o Dia Mundial Sem Carro em 22 de setembro, mas a idéia é manter o site no Ar até o final do ano como forma de estimular as pessoas a deixarem o carro em casa.

A iniciativa tem o objetivo de medir a participação dos cidadãos em projetos de mudança de atitude em relação ao carro como forma de locomoção. Para participar, basta acessar o site da campanha pelo endereço (www.naovoudecarro.com.br) ou pela versão em inglês (www.CarFreeEveryDay.com) e inserir o número da placa do carro, o tipo de combustível, a motorização e a quilometragem. O sistema vai calcular as emissões de CO2 e montar um ranking de participação cidades de todo o mundo. O projeto não tem cunho científico, servirá apenas como base para entender como as pessoas estão se deslocando nas cidades e quais são opções de substituição do carro.

O projeto visa reforçar a importância da participação das pessoas nas questões climáticas e suas implicações para o planeta de forma geral. “Queremos criar um apelo para que, em pelo menos um dia por semana, as pessoas possam deixar o carro em casa. Iremos fazer uma espécie de inventário de CO2, como forma de materializar o esforço de cada pessoa e visualizar o todo. O participante também poderá registrar qual a forma alternativa de transporte daquele dia”, explica Lincoln Paiva, idealizador do Projeto MelhorAr de Mobilidade Sustentável. A Base de cálculo de CO2 utilizada no projeto foi conduzida pelo Professor Kenny Tanizaki do Depto. Análise Geoambiental/Inst. de Geociências/UFF.

Publicidade

Sobre o Projeto MelhorAr:
O Projeto Melhorar de Mobilidade Sustentável é um sistema que mapeia a mobilidade de uma empresa, permitindo identificar onde estão os maiores gastos com deslocamentos, incluindo colaboradores, fornecedores e distribuição de produtos. Uma vez feito este mapeamento, é gerado um plano que visa tornar esta mobilidade mais sustentável, ou seja, reduzindo as emissões de CO2 e, consequentemente, os altos custos de deslocamentos. Um questionário estruturado via web permite inventariar a forma, tempo e motorização dos deslocamentos. As empresas poderão utilizar as informações para compor seus próprios inventários de CO2 de Escopo 3 e desenvolver programas de mobilidade sustentável. Mais informações: www.projetomelhorar.com.br