Publicidade

O Di rio Oficial da UniÆo (DOU) publicou hoje (11/10) a resolu‡Æo n§ 36 confirmando a decisÆo do governo federal de aumentar de 20% para 23%, a partir do pr¢ximo dia 20, o percentual obrigat¢rio de mistura de  lcool anidro na gasolina.

A resolu‡Æo ‚ assinada pelos ministros que compäem o Conselho Interministerial do A‡£car e µlcool (Cima): Lu¡s Carlos Guedes Pinto, da Agricultura, Pecu ria e Abastecimento, Guido Mantega, da Fazenda, Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Ind£stria e Com‚rcio Exterior, e Silas Rondeau, de Minas e Energia.

A decisÆo, tomada no £ltimo dia 31 de outubro, atende ao pleito do setor sucro-alcooleiro que solicitava o aumento da mistura devido ao incremento da safra de cana, hoje estimada em 425 milhäes de toneladas (para a‡£car e  lcool). O objetivo do governo ‚ aproveitar a existˆncia de elevados estoques de  lcool, formados pela boa safra de cana-de-a‡£car que o pa¡s est  colhendo na RegiÆo Centro-Sul, e com isso reduzir o consumo de gasolina.

Desde o dia primeiro de mar‡o, a mistura na gasolina era de 20%, ocasiÆo em que houve uma redu‡Æo de 5% na adi‡Æo para que o consumo se ajustasse aos estoques dispon¡veis para o per¡odo de entressafra. De acordo com o diretor do Departamento da Cana-de-a‡£car e de Agroenergia do Minist‚rio da Agricultura, Angelo Bressan Filho, a perspectiva para o abastecimento na pr¢xima entressafra ‚ muito tranqila, conforme avalia‡Æo dos t‚cnicos do Cima e a decisÆo “tamb‚m pode provocar uma pequena redu‡Æo no pre‡o final da gasolina”.

Publicidade

O aumento da adi‡Æo de 20% para 23% vai incrementar o consumo em 306,9 milhäes de litros. Para primeiro de maio do pr¢ximo ano, que marca o in¡cio da safra 2007/2008, o estoque dever  ser de 614,3 milhäes de litros. Antes da medida, o estoque para a data estava previsto em 921,2 milhäes de litros. Para este ano, a exporta‡Æo de  lcool ser  em torno de 700 milhäes de litros superior ao volume exportado no ano passado, com uma produ‡Æo de 1,7 bilhÆo de litros a mais que 2005. Em 1§ de outubro, os estoques nas usinas somavam aproximadamente 5,1 bilhäes de litros de  lcool.