Publicidade

O Dia dos Namorados está chegando e a dúvida de como presentear a pessoa amada sempre bate a porta. E que tal presentear com momentos? Uma viagem de moto a dois para um lugar bonito, com atrações tanto para eles quanto para elas, pode ser uma ótima pedida. Como sugestão, apresentamos um passeio de moto para dois para São Francisco Xavier, que fica a 155 km de São Paulo e 77 km de Campos do Jordão, proporcionando um delicioso bate e volta para o próximo dia 12 de junho, Dia dos Namorados.

A motociclista Eliana Malizia é quem nos guia nesta viagem de dica para o Dia dos Namorados por São Francisco Xavier

A motociclista Eliana Malizia é quem nos guia nesta viagem de dica para o Dia dos Namorados por São Francisco Xavier

Quem nos guia nesta viagem de moto, a bordo de uma Harley-Davidson Fat Boy 2017, é a motociclista Eliana Malizia, piloto de testes de motos, repórter de mototurismo e lifestyle. Hoje seu escritório é tanto na pista quanto na estrada, desde que em cima de uma moto. Ela cursou fotojornalismo e Educação Física, fez MBA em Marketing e cursos extensivos em Los Angeles e também já passou por revistas especializadas, sites, e jornais. Hoje, relata suas histórias de viagens e reconhecimento profissional no seu site pessoal, o Acelerada.

Dica para o dia dos namorados: Um amor de viagem rumo a São Francisco Xavier – Por Eliana Malizia

Você tem praticamente um mês inteiro para programar uma superviagem de fim de semana com o seu love. Lembre-se: viajar é sair da rotina, é recarregar a energia, é se curtir, curtir o amor e, claro, fortalecê-lo. O Dia dos Namorados está chegando e nada melhor do que pegar a estrada com uma companhia agradável na garupa. E esta foi a minha ideia, quando peguei a Harley-Davidson Fat Boy Special 2017. Parti de São Paulo em busca de um lugar romântico, charmoso e cheio de atrações, e que fosse atraente para eles e elas.

Publicidade
Conheça os encantos da pequena São Xico, com seus 5 mil habitantes e várias atrações

Conheça os encantos da pequena São Xico, com seus 5 mil habitantes e várias atrações

Encontrei o lugar certo! São Francisco Xavier fica a 155 km de São Paulo, a 77 km de Campos do Jordão, e a 57 km de São José dos Campos. Pertinho para quem mora na capital, é uma dica boa, até mesmo para um bate e volta. São Xico (é assim que São Francisco Xavier é apelidada) é tão incrível que se eu fosse resumir toda a minha viagem em apenas uma palavra, seria: ESPETÁCULO! O lugar é realmente lindo, em todos os sentidos. Suba na minha garupa e se liga nas dicas…

Rumo à São Xico

Antes de chegar em São Xico, passa-se pela cidade de Monteiro Lobato. Lá, você faz uma parada obrigatória no Sítio do Pica Pau Amarelo, onde o escritor José Bento Monteiro Lobato morou. Dá para visitar todos os cômodos da Fazenda, conferir objetos, livros, bonecos e muitas lembranças dos personagens. De quebra, ainda vale ficar um bom tempo apreciando a Cachoeira que inspirou Lobato a escrever sobre o “Reino das Águas Claras”. Para chegar no Sítio, basta seguir as placas logo que você entra na Cidade. São 8 km de estradinha estreita e sinuosa. Saindo de Monteiro Lobato, segui para São Xico por mais 18 km na estrada estreita, sinuosa e com um lindo visual. Já na estrada, dá para sentir o clima do interior: você verá vacas, bois e cavalos por todo canto. A montanha de fundo já traz a sensação de sossego e, opa, de romance!

Conheça os encantos da pequena São Xico, com seus 5 mil habitantes e várias atrações

Dica de presente? Passeio de moto a dois por lugares lindos pode ser a melhor pedida!

Publicidade

Onde ficar

Ao chegar em São Francisco Xavier, fui direto para a pousada Portal do Equilibrium. Foi uma ótima escolha! Me senti no paraíso, praticamente em cima das nuvens. Em meio às montanhas, com extrema tranquilidade e ótimas opções de lazer, para aventureiros de todos os gostos. A comida é deliciosa, café da manhã com todos pães feitos lá na pousada mesmo… a paisagem? Nem se fala, é linda! Sem contar que tem esportes radicais, bem-estar e uma hospedagem bem confortável. Ah, e a piscina com borda infinita com vista para a montanha? Você não tem ideia! Imagine tomar café da manhã vendo as nuvens abaixo de você? Já sentiu a sensação de estar no céu? Vai lá e verá que não estou exagerando!

Você pode se hospedar no Portal, ou optar por apenas passar o dia. Lá, pratiquei tirolesa, rapel, andei a cavalo e caminhei nas trilhas. A pousada é tão aconchegante que não dá vontade de sair dali. Mas faça esse esforço e vá, sim, conhecer os restaurantes bacanas no centrinho da cidade. Eu indico três deles: o Allegro Restaurante e O Quintal, ambos com pratos bem elaborados e carta de cerveja extensa, e ainda o Neo Armazém, que também é superdescolado e moderno, ótimo para beliscar petiscos, queijos especiais, tomar um chocolate quente, ou até mesmo uma cerveja artesanal.

Desvendando SFX

Escondida na Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier é ainda um destino que muitos desconhecem. Quando se fala em campo, logo vem à cabeça as cidades de Campos do Jordão e Monte Verde. Mas, desta vez, se esqueça um pouco delas: São Francisco é especial, é mais reservada, e tem a sua elegância.

dia-dos-namorados-passeio-de-moto-1O Distrito de São Francisco é considerado uma área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que vincula o uso e a ocupação do solo, ao bem-estar da população e à preservação ambiental. A vila está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km, por asfalto, de São José dos Campos, mantendo ainda a característica de um pequeno povoado do interior. Destaque ainda para a cuidadosa manutenção das tradições locais como, por exemplo, o artesanato típico da região e as festas religiosas que sempre atraem um número expressivo de pessoas.

Publicidade

Cachoeiras: visita obrigatória

A Cachoeira Pedro Davi é a mais visitada e próxima do centro de São Xico. Possui belas quedas e até uma piscina natural para banho. Por uma estradinha de terra bem batida, dá para ir tranquilo de Harlão, sem medo. Já as Cachoeiras do Pouso do Rochedo são sete quedas d’água; e chega-se a elas também por trilhas (caminhando) de fácil acesso. Ótimo para queimar algumas calorias. Assim tu ficas em forma para seu amor!

Namorar, se aventurar, passear… São Francisco Xavier é uma boa opção para os amantes da natureza e da aventura. São muitas montanhas com picos altos e visuais de encher os olhos, além de muitas opções de esportes radicais e lugares românticos.

Pela estrada

Não foi fácil deixar São Xico, afinal fiquei tão apaixonada pelo lugar. Mas o que me animou foi saber que a volta seria pilotando a Fat Boy que tanto adoro. Peguei a estrada de volta com a alma leve, levando mudas de alecrim e de manjericão para deixar um pouco mais “verde” a vida tão cinza e louca de São Paulo.

Uma  diquinha esperta: quem for partir de São Paulo, o acesso pode, sim, ser feito pela Dutra. Porém, não caia neste erro! Escolha a Rodovia Ayrton Senna e, depois, a Carvalho Pinto. Chegando a São José dos Campos, atravesse a cidade em direção à Zona Norte/Santana para acessar a Estrada Velha de Campos do Jordão, SP-50.

Enfim, vá de carro, de motocicleta, helicóptero, com ou sem namorada(o), mas vá conhecer São Xico! O lugar é garantia de diversão, relax e ótimas lembranças!

Endereços:

Sítio do Pica Pau Amarelo
Endereço: Estrada do Livro, km 8 (Bairro do Pica Pau), 8 km

Portal do Equilibrium
Travessa Estrada do Cateto, 700
www.portaldoequilibrium.com.br/

Allegro Restaurante
Rua XV de Novembro, 427
www.allegrorestaurante.com.br

O Quintal Restaurante
Rua Ezequiel Alves Graciano, 125
Neo Armazém
Rua XV de Novembro, 102

Separador_motos

Fotos Cibele Sayuri