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NAS PARADAS – O que comer? Prefira alimentos energéticos tipo barras de cereais e chocolate. Evite alimento pesados e de difícil digestão. Evite empanados e comidas suspeitas. Sanduíches já prontos etc. Dê preferência a batatas fritas em vez de coxinhas e de biscoitos em vez de sanduíches, afinal de contas pilotar uma moto com dor de barriga é o que pode ser bem ruim numa viagem. – O que beber? Beba muita água. De preferência a mineral com gás. Evita que corra o risco de pegar uma garrafa re-envasada. Prefira as minerais de marcas conhecidas. Energéticos são bons mas sempre depois que se alimentar. Fazer isso em jejum não é bom, pois aumenta a adrenalina além da conta. Junto com a água beba os repositores para atletas. Os conhecidos Gatorade. Hidratação é fundamental. Beba muita água! Você perde muito líquido por causa do calor e por contado com o vento e o suor. Onde abastecer? Cuidado ao abastecer. Escolha postos de bandeiras conhecidas. Não se acanhe de pedir o teste do combustível. Sempre olhe a cor da gasolina e a sua transparência. Evite gasolina barata e postos que não merecem confiança. A gasolina batizada pode prejudicar sua viagem e te causar um grande prejuízo (prefira as pagãs, mesmo). Se não tiver jeito, antes de por a gasolina no tanque, você deve filtrá-la. Um macete é usar uma meia de mulher como filtro. Corte parte dela, de preferência a parte que veste o pé e depois coloque-a sobre o tanque. Em seguida ponha a gasolina. Pelo menos vai evitar mais dores de cabeça com possíveis entupimentos. Peça sempre a nota fiscal. Isso vai ajudar a descobrir que gasolina pôs e onde. É só com nota fiscal que você consegue processar o posto por gasolina batizada. Os cuidados com a entrada em postos: Se você já ouviu falar em `tombo bobo’ deve saber do que estou falando. Um desses tombos bobos mais comuns acontecem nas entradas dos postos de combustível. Nas entradas, principalmente onde existem muita caminhões, sempre existe óleo e sujeira. Tudo misturado. Uma sabão. A moto vem com o pneu aquecido e emborrachado e quando entra faz agarrar nele todo o óleo e sujeira da entrada. Depois disso, perder a aderência e para comprar chão é só uma questão de saber se tinha muito ou pouco óleo x velocidade x pressão no manete do freio. Se tudo isso se combinar contra você…. CHÃO! E geralmente acontece logo na entrada ou na parada triunfal em frente a loja de conveniências(veja que você só leva um tombo desses quando tem muita gente olhando). Para evitar esse tombo bobo freie muito antes e reduza a velocidade o máximo que puder antes de entrar. Ao entrar verifique se existe uma trilha que esteja limpa e entre por ali.

Fique atento e boa viagem!

Luís Sucupira
Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.