Publicidade

Colaboração de Maicon Ribeiro de Santana

O número de trilheiros cresce a cada dia e a explicação é simples: quem pratica uma vez não consegue parar! Gosto muito de esportes off-road e até já me aventurei no motocross com minha valente CRF Bros 150, mas o assunto agora é trilha.

Eu me arriscando no motocross no Ville Sport, em Santana de Parnaíba

Eu me arriscando no motocross no Ville Sport, em Santana de Parnaíba

Publicidade

Pilotar com os amigos em belas paisagens é algo fascinante, até por conta disso o meu casamento com a Brosinha durou pouco, só fiz uma trilha com ela, mas foi incrível. O problema é que eu passava mais tempo consertando a moto do que acelerando. Mas isso faz parte da diversão, portanto, se quer iniciar nas trilhas prepare-se para gastar uma grana, sujar a mão de graxa e já avise sua esposa ou namorada que ela ganhou uma concorrente …

Um bom kit de equipamentos de segurança é fundamental

Um bom kit de equipamentos de segurança é fundamental

A primeira coisa a se fazer é escolher a moto. A segunda é a segurança e não se deve economizar nesse quesito. Enquanto você não tiver todos os equipamentos obrigatórios, não se arrisque. Quando comprei os meus pesquisei bastante e navegando na web encontrei um kit completo que custa, atualmente, R$ 879, quase o mesmo valor que paguei na época.

Publicidade

Vale o investimento, o kit vem com o capacete, camisa, calça, bota, luva, colete, joelheira, caneleira, cotoveleira, meião e óculos. Se você comprar estes itens separados vai gastar bem mais, sem contar que dá para parcelar em 10 vezes! Eu comprei o azul, pois apesar da minha moto ser uma Honda Bros, eu sempre torço para a Yamaha …

Os tombos são parte da aventura – Com a motoca e equipamentos em mãos vem a parte final: o transporte. Caso não tenha uma pick-up vai precisar de uma carreta, mas em ambas as situações é preciso ser bem cuidadoso tanto para colocar a moto na posição quanto para fixá-la e é nessas horas que entram os amigos.

Os tombos são parte da aventura

Os tombos são parte da aventura

Agora é encontrar a galera e encarar a terra. Procure sempre um grupo experiente que conte com alguém que conheça a região. E não se preocupe, bons trilheiros têm paciência com os novatos pois sabem a dificuldade no início. Os tombos são parte da aventura, vá com calma nos obstáculos e não se apegue muito à sua moto: ela vai sofrer bastante. Tenha consciência de que é um esporte que exige muito do preparo físico, e não esqueça de levar uma boa quantidade de água.

Publicidade

Achei muito boas as dicas do site trilhamotos e pedi autorização para publicar pois são bem úteis até para os mais experientes. Veja a seguir uma lista de destas dicas. Vale a pena ler a “tripa” inteira.

Dicas importantes que só quem faz trilha conhece

Dicas importantes que só quem faz trilha conhece