Publicidade
Foto: Sobremesa

Foto: Sobremesa

Nutricionista d  dica sobre como desfrutar das ceias de fim de ano e acordar bem no dia seguinte.

Com as festas de fim de ano, a ingestÆo exagerada de alimentos e bebidas alco¢licas costuma causar muito desconforto no dia seguinte. A nutricionista Emily de Oliveira, da Cia do Adolescente & Fam¡lia, tem uma s‚rie de dicas para quem deseja ter uma comemora‡Æo tranqila e sem excessos.

A primeira recomenda‡Æo ‚ dividir as refei‡äes em pequenas por‡äes. Comendo devagar e experimentando um pouco de cada prato, o organismo digere melhor a comida, aliviando a sensa‡Æo de peso. O cochilo deve ser evitado, pois a pessoa que deita com o est“mago muito cheio corre o risco de ter azia.

Publicidade

Problemas intestinais, como as intoxica‡äes, tamb‚m sÆo comuns, devido … prepara‡Æo das ceias com antecedˆncia – o que aumenta o risco de prolifera‡Æo de bact‚rias. “Uma dica ‚ preferir a substitui‡Æo da carne de porco pela carne branca e a ingestÆo de verduras e frutas”, explica Emily.

Em rela‡Æo …s bebidas, o exagero ‚ sempre prejudicial. Al‚m do conselho fundamental de nÆo dirigir, os efeitos do  lcool podem ser minimizadas com pequenos cuidados, como manter-se bem hidratado, ingerindo muita  gua a noite toda. Al‚m disso, nÆo se deve misturar bebidas, pois quando isso ocorre o efeito do  lcool ‚ potencializado. Qualquer combina‡Æo ‚ desaconselh vel.

De qualquer forma, feitos os excessos, o jejum no dia seguinte nÆo ‚ o melhor rem‚dio. “A solu‡Æo ‚ uma dieta leve, com muito l¡quido, al‚m de atividade f¡sica moderada. As pessoas podem aproveitar o feriado e dar uma caminhada, pensando em nÆo repetir o excesso da noite anterior”, conclui a nutricionista.