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Diminuindo peso de um carro a pedal

O Go-One Evolution R4 (quarta geração) do carro movido a pedal do corredor recordista Daniel Fenn é milimetricamente checado para descobrir onde pode diminuir seu peso – mas, devido ao estilo violento de dirigir de Daniel, tem de se manter muito robusto. A solução, então, está basicamente com o material empregado: fibra de carbono, kevlar e estrutura toda em favo de mel.

Em suas palavras: “Meu R4 é um pouco mais curto, 8 cm mais estreito e 10 cm mais baixo na traseira do que o R4 convencional, é super-rígido, pesa ao todo 21 kg, mas o banco ainda é muito duro, pesa 500 gramas, poderia ter entre 50 e 70 gramas a menos, os braços de direção agora já pesam 300 gramas a menos, a carroçaria inteira pesa 7.700 gramas, mas o limite deve ficar nos 7 kg. Incluindo o banco, o mastro dianteiro e a fixação da roda traseira, fica tendo menos de 9 kg – e logo o carro todo vai ficar no máximo em 18 kg.”

Há uma enorme falta de fornecedores de pneumáticos. Os atuais são Schwalbe, também alemães.

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Mas já imaginaram ter de pedalar esse veículo direto durante 24 horas?
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José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.