Publicidade

A chuva diminui a visibilidade, devendo o condutor:Trafegar com velocidade reduzida e usar farol baixo.
O trƒnsito tem como componentes b sicos:Homem, ve¡culo e via.
Dizemos que num acidente houve imper¡cia quando:O acidente aconteceu porque o condutor nÆo teve habilidade e per¡cia suficientes para evit -lo.
Quando um acidente aconteceu porque o condutor, confiando demais na sua habilidade, circulou com excesso de velocidade e avan‡ou o sinal de trƒnsito, dizemos que foi ocasionado por:Imprudˆncia.
No caso de embriaguez o que acontece ao estado do condutor?
Fica incapaz de julgar correta e rapidamente a velocidade, o tempo e a distƒncia necess ria a seguran‡a.
Dirigindo sob condi‡äes de chuva, neblina, fuma‡a ou obras na pista, o condutor deve:Diminuir a velocidade, redobrar a aten‡Æo, se necess rio parar.
Considera-se trƒnsito:A utiliza‡Æo das vias por pessoas, ve¡culos e animais, isolados ou em grupos conduzidos ou nÆo, para os fins de circula‡Æo, parada, estacionamento e opera‡Æo de carga ou descarga.
Dire‡Æo defensiva significa que o condutor deve:Dirigir de modo a reduzir as chances de ser envolvido em acidentes de trƒnsito.
Desobediˆncia … sinaliza‡Æo ‚ considerada:Imprudˆncia.
O homem ‚ o maior respons vel pelos acidentes de trƒnsito. Esta situa‡Æo tem como causa principal:O comportamento do condutor.
Na dire‡Æo de um ve¡culo em movimento o motorista precisa ver tudo o que acontece:A sua frente, nos lados direito e esquerdo e atr s do seu ve¡culo.
Dirigir de maneira defensiva ‚:Dirigir de modo a evitar acidentes, mesmo com os atos errados dos outros motoristas e das condi‡äes adversas.
De acordo com as regras de dire‡Æo defensiva:O uso do farol alto em sentido contr rio ‚ respons vel por grande n£mero de acidentes.
Para evitar a colisÆo com o ve¡culo que vai … frente, o condutor deve:
Manter distƒncia de seguran‡a.
O condutor defensivo ‚ aquele que dirige:De modo a evitar acidentes, apesar das a‡äes incorretas dos outros motoristas e das condi‡äes adversas.
Estar atento significa:Olhar e analisar o trƒnsito observando os perigos que podem surgir a sua volta.
Para dirigir defensivamente o condutor deve:Estar sempre atento e consciente do risco de um poss¡vel acidente.
Para prevenir acidentes ‚ preciso conhecer e aplicar os seguintes elementos:Considerar os riscos, conhecer a defesa e agir prontamente.
A £nica forma de eliminar o  lcool do organismo ‚:O tempo, pois a elimina‡Æo se d  de maneira lenta, levando de 6 … 8 horas.
Distƒncia de frenagem ‚:A distƒncia que o ve¡culo percorre depois que o motorista pisa no freio at‚ a parada total.
Distƒncia de parada ‚:A distƒncia que o ve¡culo percorre desde o momento que o condutor percebe o perigo at‚ … parada total.
Entre outros efeitos, o  lcool provoca no condutor:Diminui‡Æo da capacidade de tomar decisäes r pidas e acertadas para evitar acidentes.