Publicidade

O lançamento do Rally Cerapió em solo português promete ser um grande evento esportivo-cultural, congratulando o esporte off-road brasileiro com o português, ao mesmo tempo atraindo a atenção dos portugueses para uma modalidade de competição e de terreno nada comum na Europa, o enduro e rally de regularidade. E nesse quesito não tem pra ninguém: o Cerapió ou Piocerá – este leva esse nome quando é ano ímpar -, é considerado o maior rally de regularidade da América Latina. O lançamento terá workshops, apresentação das melhores e mais radicais imagens de edições passadas, apresentação dos roteiros turísticos e das paisagens do roteiro da prova. As atrações estão marcadas para o dia 26 de outubro, em Lisboa. O evento terá como convidados competidores de carro 4×4, moto, quadriciclo e de bike, autoridades esportivas e imprensa.

Rally Cerapió 2010 - Dunas

Rally Cerapió 2010 - Dunas

E falando em autoridades, o diretor geral do Cerapió, Ehrlich Cordão, já conta com o apoio de vários nomes fortes do off-road português e até mundial para fazer do lançamento luso-brasileiro um evento inesquecível. Entre eles, o presidente da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e presidente-adjunto da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Jorge Viegas; e o diretor de Enduro da FMP e membro da Comissão de Enduro da FIM e da Comissão de Enduro Todo Terreno da União Europeia de Motociclismo, Pedro Mariano.

“Teremos todo gosto em recebê-los cá e ajudá-los na apresentação do Rally Cerapió. Na Europa, os ralis são de velocidade pura e conhecer mais como é praticado esse tipo de competição será muito positivo”, destacou Viegas, que está à frente da FMP em seu segundo mandato, iniciado em 2002.

Publicidade

Pedro Mariano destaca que é interessante apresentar o rally para os competidores de seu país, tendo em vista que servirá para unir e fortalecer o esporte mundial. Ele informou que buscará levar o maior número de pilotos para o lançamento.

Os dois dirigentes e toda a diretoria da federação de motociclismo portuguesa deram uma guinada na modalidade, tanto que atualmente conta com expressivos 1.300 filiados. São realizadas cerca de 100 provas nacionais e internacionais no país e, aproximadamente, 50 eventos mototurísticos. Viegas destaca que, neste ano, Portugal recebe, por ordem decrescente de importância, os seguintes campeonatos: Moto GP no Autódromo do Estoril (Mundial de Motovelocidade); Mundial de Superbikes no Autódromo de Portimão; Mundial de Motocross (MX1 e MX2), em Águeda; Mundial de Enduro, em Vale de Cambra; Mundial de Supermoto, em Portimão; Europeu de Super Stock ,em Portimão; Europeu de Motocross, em Águeda; e Europeu de Bajas, em Castelo Branco.

 “A modalidade de Ralis Todo Terreno é muito popular em Portugal e temos um conjunto de pilotos com grande notoriedade a nível mundial, destacando-se Helder Rodrigues, neste momento liderando o campeonato mundial de rally, além de Ruben Faria, Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata. Por esse motivo vejo com muito otimismo a possibilidade de vários pilotos portugueses poderem vir a integrar o Rally Cerapió/Piocerá num futuro próximo”, ressaltou. Nos campeonatos portugueses, o dirigente destaca ainda os pilotos Mário Patrão e Antonio Maio.

Jorge Viegas também é apaixonado pelo esporte, tendo sido piloto de motocross e de velocidade entre 1974 a 1980. Fora da sua atuação na FMP e na FIM, ele é economista, responsável em Portugal por uma empresa de produção de eletricidade, a partir de fontes renováveis.

Publicidade

O Cerapió acontece, geralmente, durante sete dias, tendo quatro dias oficiais de competição. Uma grande arena promocional e uma super estrutura com cerca de 200 pessoas somente na organização, aproximadamente 500 competidores, mais de 200 nas equipes de apoio, totalizando uma média de mil participantes do rally família, percorrendo várias cidades, acompanhando sob sol, lama, chuva, neblina, serras, mar, rios sertão e caatinga.

 O Cerapió é pura agitação, afinal acontece numa das regiões mais visitadas por turistas de vários países. De 22 a 28 de janeiro de 2012, o encontro é com a aventura que começou em 1987, apenas com disputas de motos, e não parou mais de crescer. As inscrições continuam abertas pelo site www.cerapio.com.br. Outras informações pelo telefone (86) 3231-0910.