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Disco flutuante, acidente, XT 660, Falcon etc

Queria saber qual ‚ a diferen‡a do disco fixo e do flutuante e o que vc ma diz da Shadow 600.
Henrique – valinhos – sp
O disco flutuante ‚ composto de uma pista frenante e uma flange fixa … roda. Esta pista frenante ‚ apoiada em rebites que permitem leve movimenta‡Æo lateral. Esse pequeno movimento ‚ para impedir que as eventuais tor‡äes do disco sejam transferidas para a pin‡a de freio e afaste as pastilhas do disco. Normalmente existem dois tipos de freio flutuante: o disco flutuante com pin‡a fixa; ou a pin‡a flutuante com disco fixo. A escolha do sistema depende do tipo de moto e uso. Normalmente os discos flutuantes sÆo usados em motos esportivas de alto desempenho, ou por questäes de marketing e alguns casos. Eu digo que a Shadow 600 ‚ bem legal, mas nÆo compraria! Prefiro a Virago 535.

Acidente
Ontem um amigo infelizmente chegou a falecer num acidente de moto ocasionado pelo travamento da roda dianteira a moto era uma XL 250 freio a disco na frente mas ja vi isso acontecer com uma cg com freio a lona. como evitar isso?
Gilberto – SÆo Paulo
Bom, nÆo ‚ poss¡vel fazer laudo sem os detalhes do acidente, mas tem algo estranho: a Honda XL 250 NÇO TEM freio a disco! Se ela estava com esse item foi uma adapta‡Æo e isso por si j  ‚ um temor: nÆo se faz adapta‡äes em itens de seguran‡a como freio e rodas. Certamente a CG que capotou de frente foi falta de experiˆncia do motociclista.

XT 660
E a¡ Tite blz, mesmo em f‚rias leio o site. Al‚m do site estava lendo alguns testes nas revistas especializadas e fiquei meio embasbacado quando disseram que a XT660 engasga mesmo injetada, vc sabe o motivo? E muito legal a respostas a Yamaha com o aumento da cilidrada da Neo.
Marcelo – Praia Grande
Bom, se foi a revista que informou sobre esse sintoma vc deve encaminhar a pergunta pra eles. Na XT 660 que eu pilotei nÆo houve engasgos.

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Falcon
Tite, em uma resposta recente, de um leitor de Assis, vocˆ disse que, pelo fato da Honda estar emba‡ando para te emprestar a Falcon, isso seria um ind¡cio que essa moto pode “desaparecer do mercado”. Obviamente que isso ‚ s¢ uma opiniÆo e nÆo quer dizer que ir  ocorrer necessariamente, mas me diga l : isso j  aconteceu antes? Ou seja, ‚ fato comum que as f bricas nÆo forne‡am motocicletas para teste quando estas podem ser descontinuadas?
Dennis – Umuarama – PR
Pode esquecer, a Falcon continuar  a mesma, e est  vendendo mais do que nunca!

Consumo
Tio Tite, seguinte, uma Twister e CB 500, rodando na cidade no estilo passeio dominical, na estrada, mantendo entre 100-120km/h e por £ltimo na estrada, dando uma puxada mais forte, como deve ser o consumo destas 2 motos, +/-. To pensando em pular pra uma CB, mas ser  que ela vai gastar muito mais que a TW?(J  procurei e nÆo achei algo assim).
Ricardo – Vera Cruz – PR
A diferen‡a ser  proporcional ao tamanho do motor. Pode calcular cerca de 18 a 19 km/litro na CB 500 e entre 20 e 22 km/litro na Twister. Eu passaria pra CB 500 na hora!

Estradeira
Ola Tite! Gostaria de saber, se tem informa‡oes sobre o lan‡amento de alguma estradeira para esse ano, ou quem sabe reestiliza‡ao da £nica no nosso mercado, a GSX 750F.
isaac – sao paulo
Duvido, acho que vem a¡ uma Suzuki GSR 600, nada mais al‚m disso!

Trincas
Caro amigo Tite, tenho uma cbx twister 06 e 3 meses depois notei que ao lado esquerdo na carca‡a do motor perto do n£mero de identifica‡Æo, est  cheio de trincos, me disseram que ‚ fundi‡Æo de carca‡a, na concession ria eles nÆo trocam a pe‡a enquanto nÆo apresentar defeito. Esses trincos sÆo normais?
Cleiton – SÆo Jos‚ do Rio Preto
Se dizem que ‚ normal ‚ uma tremenda mancada de acabamento. Fique de olho e continue questionando a concession ria.

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Bandit 1200
Tite, parab‚ns pelo teste da Bandit 1200, gostei muito, pena eu nÆo poder comprar uma bandidona dessas pra mim ainda.
Ricardo – Maring  PR
NÆo se lamente, eu tb nÆo tenho grana pra comprar uma!

Freio
Parab‚ns pelo site e gostaria de saber por que o disco de freio da ybr ‚ maior que o da xtz 125, pois ambas tˆm mesma cilindrada e desenvolvem velocidades semelhantes.
Jos‚ – Mogi Mirim
 uma ¢tima pergunta a ser feita para o SAC da Yamaha. Creio que as motos off tˆm freios menores em fun‡Æo do uso.

Bolha
Tite, Estive olhando algumas bolhas para p“r na minha TW. NÆo sei as vantagens e/ou desvantagens que essa pe‡a pode me trazer no dia-dia dentro da cidade, com algumas curtas viagens de 350km. O que me aconselha sobre esse acess¢rio? A moto consome mais? Menos? Perca de velocidade? Menos impacto com o vento?  aconselh vel ou nÆo adianta em nada para o estilo da TW? Vc colocaria?
Tony – Recife – PE
Do fim pro come‡o: eu nÆo colocaria porque acho feia pacas. NÆo aconselho porque at‚ 140 km/h o vento ‚ totalmente suport vel. Sim, perde velocidade porque aumenta a  rea frontal. Sim, consome mais porque aumenta o arrasto aerodinƒmico. Al‚m de nÆo combinar com o estilo da Twister.

Freio motor
tenho uma titan 150/2006 com 1.800 km, trocada recentemente com uma 125c, percebi uma enorme diferen‡a no “freio motor” (ele nÆo segura com redu‡Æo de marcha), ‚ real esta diferen‡a ou foi uma simples impressÆo minha? ser  que vai haver um desgaste precoce de lonas de freio? devo procurar a concessionaria para um reparo dentro da garantia?
Ederson – Atibaia S.P
A diferen‡a ‚ normal pelo tipo e tamanho de motor. NÆo aumenta tanto assim o consumo de lona de freio.

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Suicida
Caro Tite.  poss¡vel fazer alguma altera‡Æo em uma bros 150 nova pra ela alcan‡ar a acelera‡Æo m xima sem cortar? Ontem estava na pista em uma moto de 200 cc e uma bros estava me dando trabalho andando em torno de 110km/h e 120km/h nas retas e baixadas e subindo a 100km/h, e percebi que estava muito acelerada apesar de ser uma moto nova. E a¡ tamb‚m me veio … cabe‡a um questionamento sobre a durabilidade deste motor. Al‚m dele me parecer um suicida, porque eu o vi fazer at‚ ultrapassagens pela direita na rodovia.
JoÆo – Goiƒnia – GO
NÆo h  d£vida que se trata de um suicida e de um “motocida”, porque esse motor ir  pro saco rapidinho. NÆo h  muita diferen‡a de desempenho de uma 150 atual para uma 200 com 10 anos.

Inventor
estou tentando construir um faiscador daqueles que utilizam bobinas de igni‡Æo ja tenho um com bobinas de carro, porem o espa‡o que disponho nÆo esta comportando esse e ai pensei em construir um com a bobina da moto porem os mecanicos com os quais comversei nÆo souberam ou nÆo quiseram dizer me qual a diferen‡a de potencial devo aplicar ao primario para produzir fa¡sca na vela de uma bobina de moto, solicito ajuda por favor.
adalberto – mirassol
Cara, nÆo fa‡o a menor id‚ia do que vc est  falando!

Cruz da CG
Achei excelente os seus textos sobre a cruz invertida da CG 150, confesso que fui pego de surpresa sobre o assunto e como nÆo acredito em nada que nÆo possa ser provado que exista nÆo houve em mim a‡Æo mais natural que procurar no google, at‚ achar o seu site com o qual fiquei feliz com a mat‚ria sobre o assunto e com todo o conte£do do site que ‚ uma paixÆo de crian‡a minha que sÆo motocicletas, s¢ gostaria de parabeniza-lo pelo bom trabalho.
Marcel – Rio Branco – AC
Viva o Google!