Discussão técnica e tensor da CG

Ao ler um artigo sobre TornadoXTwister notei alguns pequenos erros. Sobre a aerodinƒmica: o resultado da aerodinamica depende de todo o conjunto do ve¡culo, neste caso a moto e motociclsita. A largura, tanto quanto a altura, bem como posi‡Æo do piloto vao influenciar o resultado final da aerodinƒmica. Note que um coeficiente aerodinamico baixo nem sempre significa o baixo arrasto, pois, o mesmo ‚ calculado dividindo o arrasto do ve¡culo em questao pelo arrasto de uma placa de 1m2. Resumindo sua observa‡Æo de largura nÆo tem o menor cabimento, apenas um t£nel de vento pode medir isto. Sobre o pneu: tamb‚m ‚ muito subjetiva sua observa‡Æo: a largura do pneu, o desenho da banda bem como o material de contru‡ao, vao influenciar o rolamento. Resumindo: nÆo ser  apenas a largura do Pneu ir  resolver a questÆo de rolamento. O resultado final de velocidade ser  a soma de todos os fatores, entre eles a energia cin‚tica – E=1/2mv2.
Ricardo RomÆo Engenheiro Mecƒnico
Belo Horizonte, MG
Fala RicardÆo! Eu e o leitor trocamos v rias mensagens interessantes sobre o tema, j  que finalmente um engenheiro resolveu se pronunciar. Vou resumir da seguinte forma: sim, a  rea frontal em moto ‚ tÆo importante e representativa que no mundial de MotoGP as f bricas mantˆm rodas e pneus dianteiros finos para reduzir arrasto, mesmo que custe muitos ossos quebrados dos pilotos (Alexandre que o diga). O Ricardo tem razÆo, a largura da roda ‚ mais importante e a rolagem ‚ resultado de uma s‚rie de vari veis onde a largura do pneu ‚ apenas uma delas. O motor da Twister nasceu na Tornado e a adapta‡Æo na moto street cobrou um pre‡o alto no desempenho. As condi‡äes em que a Tornado chegou a tal velocidade nÆo servem de parÆmetro e prometo que nunca mais vou cometer tal leviandade t‚cnica. Revelei alguns segredos t‚cnicos sobre a Twister mas nÆo vou publicar aqui porque tem dono de Twister querendo arrancar meu couro pelo Brasil inteiro.

Tensor da CG 150
Tenho uma Honda CG Titan 150 e est  com mais ou menos 6000 Km rodados. Estou muito decepcionado com minha moto e com a Honda pois 7 meses depois que comprei (0 Km) ela vem apresentando v rios problemas como o tensor, o amortecedor. J  vi pessoas reclamando de ter trocado o tensor umas 5 vezes! Eu queria saber o que vcs tem a dizer sobre esse fato onde muitas pessoas aqui do RN estÆo reclamando desse novo modelo, est  acontecendo em todo Brasil ou so aqui no RN? e o que ‚ esse tensor? a Honda j  deu alguma explica‡Æo?
Lailton m. de vasconcelos
natal – RN
Ih, Lainton, lamento nÆo poder ajudar, apenas publicar o seu desabafo. Mas preste aten‡Æo, vocˆ escreveu “tensor, amortecedor”. SÆo coisas bem diferentes. Tensor ‚ dentro do motor e amortecedor ‚ no quadro da moto. NÆo recebemos outras reclama‡äes deste tipo. mantenha as notas fiscais de servi‡o e toda a documenta‡Æo para o caso de ter de procurar assistˆncia do Procon. Exija que a moto seja consertada se estiver dentro do per¡odo e condi‡äes da garantia.