Publicidade

Uma das bases para uma pilotagem defensiva é ter certeza que o motorista do carro à sua frente viu você. Isso vale em qualquer local onde carro e moto dividem o espaço, seja na estrada, numa avenida ou numa rua tranquila qualquer. E muitas vezes nos deparamos com motoristas (e até motociclistas) que estão distraídos com alguma coisa sem prestarem a devida atenção ao trânsito.

Celular ao volante, perigo constante

Celular ao volante, perigo constante

Essa distração é muito comum e tem muitas causas. Entre as mais comuns estão o cansaço e o stress causados normalmente por longo período dirigindo ou por ficar preso vários minutos em congestionamentos e, mais recentemente, o uso do telefone celular simultaneamente ao ato de dirigir. O CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) realizou estudo específico sobre este tema, o qual reproduzimos as principais conclusões a seguir.

As distrações na condução de um veículo podem ser divididas em três tipos:

Publicidade

DISTRAÇÃO INTERNA – É aquela em que o motorista se atenta a algum objeto ou ação do interior do veículo, como um ajuste no rádio, uma regulagem do ar-condicionado, um olhar mais atento ao painel do veículo… Essa distração tem sido agravada pelo uso de celulares ao volante, o que, além de proibido, pode deixar o motorista por alguns segundos sem olhar para frente.

DISTRAÇÃO EXTERNA – Essa distração é pouco percebida, mas influencia bastante na condução. Isso porque ela vem de ações que precisamos realizar e outras que não precisamos, mas fazemos intuitivamente. Essa distração vem da leitura de placas de trânsito ou da tentativa de buscar caminhos, de outdoors chamativos, uma paisagem bonita, um edifício moderno e até da curiosidade de alguns motoristas em ver um acidente que ainda está na via, o que pode provocar outro acidente – além de represar o trânsito dos veículos que vêm atrás.

DISTRAÇÃO POR DESATENÇÃO – Essa distração, muito comum no mundo moderno, pode causar acidente também. São os motoristas que estão “sonhando acordados”. Isso porque o pensamento está em outros lugares, como: uma conta a pagar, um problema familiar, um problema na empresa… E aí o motorista não se concentra de fato naquilo que está fazendo, que é conduzir o veículo.

De acordo com estudos do NHTSA (National Higway Traffic Safety Administration), órgão de segurança viária dos EUA, muitas coisas podem nos distrair ao volante e aumentar o risco de acidentes, tais como:

Publicidade
  • Comer ao volante e falar com telefone no ouvido – dobra a chance de acidente;
  • Digitar um número no celular – 6 vezes mais chances de acidente;
  • Mexer em espelhos – 10 vezes mais chances de acidentes;
  • Digitar mensagens no celular – aumenta em 23 vezes a chance de acidente.

DISTRAÇÃO x VELOCIDADE – Todas essas distrações são agravadas quando analisamos a velocidade em que estamos trafegando, a região e condição da via e a quantidade de carros que trafegam por ela. Para facilitar o entendimento, o CESVI BRASIL mostra quantos metros você percorre em apenas “1 segundo” em uma via de acordo com sua velocidade, demonstrando que esse 1 segundo pode ser crucial. Veja a ilustração:Cesvi

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.